AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcia Zanievicz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Theiss, Viviane, Rausch, Rita R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3349
Resumo: O artigo objetivou descrever uma prática de avaliação realizada na disciplina de Matemática Financeira com alunos da segunda fase do Curso de Ciências Contábeis. A investigação se fundamentou na perspectiva da avaliação formativa e teórica de Hernández (2000) e Fernandes (2006). O estudo de natureza qualitativa adotou como estratégia a pesquisa participante, que foi deflagrada com a realização de uma avaliação diagnóstica em que se delineou o programa de ensino da disciplina e foi sucedida de avaliações processuais periódicas, feedbacks, autoavaliação dos alunos e avaliação final. Os resultados indicaram que, no caso analisado, foram estabelecidos meios para concretizar o que a literatura descrita considera como relevante para a transformação da avaliação em um processo de aprendizagem contínuo. A prática possibilitou que o professor e os acadêmicos acompanhassem a evolução dos conteúdos desenvolvidos na disciplina, favoreceu o ajuste, durante o período letivo, de desvios e falhas no processo de ensino-aprendizagem e gerou resultados satisfatórios refletidos tanto no desempenho dos acadêmicos quanto no resultado positivo da avaliação institucional relativa à disciplina. 
id UNOESC-4_972a70bf72b8f2d8be96288e78d3a84b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3349
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAO artigo objetivou descrever uma prática de avaliação realizada na disciplina de Matemática Financeira com alunos da segunda fase do Curso de Ciências Contábeis. A investigação se fundamentou na perspectiva da avaliação formativa e teórica de Hernández (2000) e Fernandes (2006). O estudo de natureza qualitativa adotou como estratégia a pesquisa participante, que foi deflagrada com a realização de uma avaliação diagnóstica em que se delineou o programa de ensino da disciplina e foi sucedida de avaliações processuais periódicas, feedbacks, autoavaliação dos alunos e avaliação final. Os resultados indicaram que, no caso analisado, foram estabelecidos meios para concretizar o que a literatura descrita considera como relevante para a transformação da avaliação em um processo de aprendizagem contínuo. A prática possibilitou que o professor e os acadêmicos acompanhassem a evolução dos conteúdos desenvolvidos na disciplina, favoreceu o ajuste, durante o período letivo, de desvios e falhas no processo de ensino-aprendizagem e gerou resultados satisfatórios refletidos tanto no desempenho dos acadêmicos quanto no resultado positivo da avaliação institucional relativa à disciplina. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3349RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 363-398RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 363-3982179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3349/pdf_36Silva, Marcia ZanieviczTheiss, VivianeRausch, Rita R.info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:20Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3349Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:20RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Silva, Marcia Zanievicz
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
author Silva, Marcia Zanievicz
author_facet Silva, Marcia Zanievicz
Theiss, Viviane
Rausch, Rita R.
author_role author
author2 Theiss, Viviane
Rausch, Rita R.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcia Zanievicz
Theiss, Viviane
Rausch, Rita R.
description O artigo objetivou descrever uma prática de avaliação realizada na disciplina de Matemática Financeira com alunos da segunda fase do Curso de Ciências Contábeis. A investigação se fundamentou na perspectiva da avaliação formativa e teórica de Hernández (2000) e Fernandes (2006). O estudo de natureza qualitativa adotou como estratégia a pesquisa participante, que foi deflagrada com a realização de uma avaliação diagnóstica em que se delineou o programa de ensino da disciplina e foi sucedida de avaliações processuais periódicas, feedbacks, autoavaliação dos alunos e avaliação final. Os resultados indicaram que, no caso analisado, foram estabelecidos meios para concretizar o que a literatura descrita considera como relevante para a transformação da avaliação em um processo de aprendizagem contínuo. A prática possibilitou que o professor e os acadêmicos acompanhassem a evolução dos conteúdos desenvolvidos na disciplina, favoreceu o ajuste, durante o período letivo, de desvios e falhas no processo de ensino-aprendizagem e gerou resultados satisfatórios refletidos tanto no desempenho dos acadêmicos quanto no resultado positivo da avaliação institucional relativa à disciplina. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3349
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3349/pdf_36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 363-398
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 363-398
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425320398848