Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309 |
Resumo: | A evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões. Entretanto, pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 Cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas. Verificou-se que 55% dos Cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada (obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade. Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar os conteúdos sobre notas explicativas. Finalmente, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto. Palavras-Chave: Notas explicativas. Ensino. Universidades públicas. |
id |
UNOESC-4_9a3ab1645f0da161d07c37e6e564953c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2309 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileirasA evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões. Entretanto, pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 Cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas. Verificou-se que 55% dos Cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada (obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade. Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar os conteúdos sobre notas explicativas. Finalmente, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto. Palavras-Chave: Notas explicativas. Ensino. Universidades públicas.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-282RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-2822179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309/pdfCampos, CoutoLemes, Sirleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:59Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2309Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:59RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras |
title |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras |
spellingShingle |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras Campos, Couto |
title_short |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras |
title_full |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras |
title_fullStr |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras |
title_sort |
Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras |
author |
Campos, Couto |
author_facet |
Campos, Couto Lemes, Sirlei |
author_role |
author |
author2 |
Lemes, Sirlei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Couto Lemes, Sirlei |
description |
A evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões. Entretanto, pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 Cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas. Verificou-se que 55% dos Cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada (obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade. Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar os conteúdos sobre notas explicativas. Finalmente, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto. Palavras-Chave: Notas explicativas. Ensino. Universidades públicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-282 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-282 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256150681485312 |