Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Couto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lemes, Sirlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309
Resumo: A evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões. Entretanto, pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas.  Assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 Cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas.  Verificou-se que 55% dos Cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada (obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade. Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar os conteúdos sobre notas explicativas. Finalmente, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto. Palavras-Chave: Notas explicativas. Ensino. Universidades públicas.
id UNOESC-4_9a3ab1645f0da161d07c37e6e564953c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2309
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileirasA evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões. Entretanto, pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas.  Assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 Cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas.  Verificou-se que 55% dos Cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada (obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade. Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar os conteúdos sobre notas explicativas. Finalmente, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto. Palavras-Chave: Notas explicativas. Ensino. Universidades públicas.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-282RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-2822179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309/pdfCampos, CoutoLemes, Sirleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:59Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2309Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:59RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
title Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
spellingShingle Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
Campos, Couto
title_short Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
title_full Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
title_fullStr Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
title_full_unstemmed Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
title_sort Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras
author Campos, Couto
author_facet Campos, Couto
Lemes, Sirlei
author_role author
author2 Lemes, Sirlei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Couto
Lemes, Sirlei
description A evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões. Entretanto, pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas.  Assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 Cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas.  Verificou-se que 55% dos Cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada (obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade. Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar os conteúdos sobre notas explicativas. Finalmente, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto. Palavras-Chave: Notas explicativas. Ensino. Universidades públicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-282
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 249-282
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1814256150681485312