DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507 |
Resumo: | Este estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido. |
id |
UNOESC-4_e58bc9ab01e05324893906d27e482b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3507 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADEEste estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-308RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-3082179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507/pdf_27Da Veiga, Cristiano Henrique AntonelliZanon, Lenir Bassoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:11Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3507Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:11RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
title |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
author |
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli |
author_facet |
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli Zanon, Lenir Basso |
author_role |
author |
author2 |
Zanon, Lenir Basso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli Zanon, Lenir Basso |
description |
Este estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507/pdf_27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-308 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-308 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256150826188800 |