DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zanon, Lenir Basso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507
Resumo: Este estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido.
id UNOESC-4_e58bc9ab01e05324893906d27e482b76
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3507
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADEEste estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-308RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-3082179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507/pdf_27Da Veiga, Cristiano Henrique AntonelliZanon, Lenir Bassoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:11Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3507Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:11RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
title DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
title_short DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_full DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_sort DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
author Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
author_facet Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
Zanon, Lenir Basso
author_role author
author2 Zanon, Lenir Basso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
Zanon, Lenir Basso
description Este estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507/pdf_27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-308
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 265-308
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1814256150826188800