O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unoesc Joaçaba como meio de acesso à cidadania
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/17652 |
Resumo: | O presente relato de experiência trata da implementação de projeto de extensão social sobre Educação Fiscal, pelo curso de Ciências Contábeis, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), convênio entre a Receita Federal do Brasil e a Universidade do Oeste de Santa Catarina, nas escolas públicas estaduais de ensino médio de Joaçaba e Vargem Bonita. Foram envolvidos professores e acadêmicos dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito de Joaçaba. Foram atingidos entre 200 e 250 alunos de ensino médio. A abordagem foi qualitativa e quantitativa. O resultado mostrou que há urgência em se discutirem os assuntos tributários abordados, com participação ativa dos alunos. A didática adotada foi dinâmica para promover diálogo e questionamentos, e a cooperação interinstitucional é relevante para a aproximação do Estado-cidadão.Palavras-chave: Educação fiscal. Unoesc. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Receita Federal do Brasil. |
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O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unoesc Joaçaba como meio de acesso à cidadaniaO presente relato de experiência trata da implementação de projeto de extensão social sobre Educação Fiscal, pelo curso de Ciências Contábeis, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), convênio entre a Receita Federal do Brasil e a Universidade do Oeste de Santa Catarina, nas escolas públicas estaduais de ensino médio de Joaçaba e Vargem Bonita. Foram envolvidos professores e acadêmicos dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito de Joaçaba. Foram atingidos entre 200 e 250 alunos de ensino médio. A abordagem foi qualitativa e quantitativa. O resultado mostrou que há urgência em se discutirem os assuntos tributários abordados, com participação ativa dos alunos. A didática adotada foi dinâmica para promover diálogo e questionamentos, e a cooperação interinstitucional é relevante para a aproximação do Estado-cidadão.Palavras-chave: Educação fiscal. Unoesc. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Receita Federal do Brasil.Universidade do Oeste de Santa Catarina2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/17652Unoesc & Ciência - ACSA; v. 9 n. 2 (2018): Unoesc & Ciência ACSA; 197-2062178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/17652/pdfCopyright (c) 2018 Marcia Marcondes Diniz de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Marcia Marcondes Diniz deRover, ArdineteSilva, Ricardo de Deus eAlmeida, Ivonez Xavier de2018-12-20T13:37:17Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/17652Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2018-12-20T13:37:17Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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