O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Conjunto de dados
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136348
Resumo: Neste trabalho uma sequência didática que integra a educação a distância e o laboratório didático de química foi elaborada e aplicada junto a alunos voluntários de cursos de licenciatura em química de duas unidades da Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Os encontros online foram realizados de maneira síncrona, mediados pela Sala Virtual da Unesp, projeto que usa o Adobe Connect para a interação entre os participantes. Além disso, toda a sequência didática seguiu as recomendações da literatura para as atividades práticas no ensino de ciências, desde a sua concepção. O material coletado foi analisado com a Teoria da Ação Mediada juntamente com o TPACK. A análise dos dados mostra que houve avanço no conhecimento de conteúdo dos alunos e que existiram interações entre seus conhecimentos tecnológico e de conteúdo, evidenciados por meio de seus diferentes graus de domínios e apropriações das ferramentas interacionais utilizadas. Os aspectos técnicos que influenciaram o desenvolvimento dos encontros também são descritos e examinados, dentre os quais destacam-se a presença de hardware específico e a conexão à internet dos participantes. Os resultados também mostram que a principal diferença encontrada entre a atividade laboratorial a distância aqui proposta e as presenciais se deu na interação entre os participantes, devido à variedade de ferramentas disponíveis para esta finalidade. O trabalho expõe pontos que devem ser melhorados para uma aplicação do projeto na EaD futuramente, assim como as dificuldades encontradas, possíveis maneiras de encará-las e questionamentos decorrentes dos resultados obtidos.
id UNSP-2_77010a1eb5c74b06b858e76f467c74e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136348
network_acronym_str UNSP-2
network_name_str Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)
repository_id_str
spelling O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade práticaThe didactic chemistry laboratory and the distance learning: preliminary investigation of a practical activityEnsino a Distância (EaD)Laboratório didáticoTIC no ensino/aprendizagem de QuímicaTPACKDistance learningDidactic laboratoryICT in teaching/learning ChemistryNeste trabalho uma sequência didática que integra a educação a distância e o laboratório didático de química foi elaborada e aplicada junto a alunos voluntários de cursos de licenciatura em química de duas unidades da Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Os encontros online foram realizados de maneira síncrona, mediados pela Sala Virtual da Unesp, projeto que usa o Adobe Connect para a interação entre os participantes. Além disso, toda a sequência didática seguiu as recomendações da literatura para as atividades práticas no ensino de ciências, desde a sua concepção. O material coletado foi analisado com a Teoria da Ação Mediada juntamente com o TPACK. A análise dos dados mostra que houve avanço no conhecimento de conteúdo dos alunos e que existiram interações entre seus conhecimentos tecnológico e de conteúdo, evidenciados por meio de seus diferentes graus de domínios e apropriações das ferramentas interacionais utilizadas. Os aspectos técnicos que influenciaram o desenvolvimento dos encontros também são descritos e examinados, dentre os quais destacam-se a presença de hardware específico e a conexão à internet dos participantes. Os resultados também mostram que a principal diferença encontrada entre a atividade laboratorial a distância aqui proposta e as presenciais se deu na interação entre os participantes, devido à variedade de ferramentas disponíveis para esta finalidade. O trabalho expõe pontos que devem ser melhorados para uma aplicação do projeto na EaD futuramente, assim como as dificuldades encontradas, possíveis maneiras de encará-las e questionamentos decorrentes dos resultados obtidos.In this work a didactic sequence that integrates the distance learning and the didactic chemistry laboratory was elaborated and applied with voluntary students from courses of license in chemistry of two Unesp's units, the Universidade Estadual Paulista. The online meetings were made synchronously, mediated by Unesp's Sala Virtual, a project that uses Adobe Connect for interaction among participants. In addition, all the didactic sequence followed the recommendation for practical activities in the science education from literature, since its conceiving. The collected material were analyzed with Mediated Action Theory and TPACK. The data analysis shows that there was improvement in students' content knowledge and that interactions among their technological and content knowledge existed, evidenced through their different domain and appropriation levels of the interactional tools used. The technical aspects that influenced the meetings' development are also described and examined, among which the presence of specific hardware and students' internet connection stand out. The results also show that the major difference found between the distance laboratory activity proposed and the presential ones is the interaction among the participants, due to the variety of the available tools for this aim. The work exposes matters that must be improved in order to apply the project in the distance learning in the future, as well as the difficulties encountered, possible ways to handle them and questionings derived from the results obtained.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP]2016-03-22T14:08:41Z2016-03-22T14:08:41Z2016-02-23Dissertação de mestradoinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/datasetapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13634800086524333004056079P04167514050938821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNSP2023-12-23T06:16:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136348Repositório de Dados de PesquisaPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:2023-12-23T06:16:07Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
The didactic chemistry laboratory and the distance learning: preliminary investigation of a practical activity
title O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
spellingShingle O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP]
Ensino a Distância (EaD)
Laboratório didático
TIC no ensino/aprendizagem de Química
TPACK
Distance learning
Didactic laboratory
ICT in teaching/learning Chemistry
title_short O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
title_full O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
title_fullStr O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
title_full_unstemmed O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
title_sort O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
author Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP]
author_facet Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a Distância (EaD)
Laboratório didático
TIC no ensino/aprendizagem de Química
TPACK
Distance learning
Didactic laboratory
ICT in teaching/learning Chemistry
topic Ensino a Distância (EaD)
Laboratório didático
TIC no ensino/aprendizagem de Química
TPACK
Distance learning
Didactic laboratory
ICT in teaching/learning Chemistry
description Neste trabalho uma sequência didática que integra a educação a distância e o laboratório didático de química foi elaborada e aplicada junto a alunos voluntários de cursos de licenciatura em química de duas unidades da Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Os encontros online foram realizados de maneira síncrona, mediados pela Sala Virtual da Unesp, projeto que usa o Adobe Connect para a interação entre os participantes. Além disso, toda a sequência didática seguiu as recomendações da literatura para as atividades práticas no ensino de ciências, desde a sua concepção. O material coletado foi analisado com a Teoria da Ação Mediada juntamente com o TPACK. A análise dos dados mostra que houve avanço no conhecimento de conteúdo dos alunos e que existiram interações entre seus conhecimentos tecnológico e de conteúdo, evidenciados por meio de seus diferentes graus de domínios e apropriações das ferramentas interacionais utilizadas. Os aspectos técnicos que influenciaram o desenvolvimento dos encontros também são descritos e examinados, dentre os quais destacam-se a presença de hardware específico e a conexão à internet dos participantes. Os resultados também mostram que a principal diferença encontrada entre a atividade laboratorial a distância aqui proposta e as presenciais se deu na interação entre os participantes, devido à variedade de ferramentas disponíveis para esta finalidade. O trabalho expõe pontos que devem ser melhorados para uma aplicação do projeto na EaD futuramente, assim como as dificuldades encontradas, possíveis maneiras de encará-las e questionamentos decorrentes dos resultados obtidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-22T14:08:41Z
2016-03-22T14:08:41Z
2016-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv Dissertação de mestrado
info:eu-repo/semantics/dataset
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/136348
000865243
33004056079P0
4167514050938821
url http://hdl.handle.net/11449/136348
identifier_str_mv 000865243
33004056079P0
4167514050938821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNSP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNSP
institution UNSP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)
collection Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1827771277887143936