O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/136348 |
Resumo: | Neste trabalho uma sequência didática que integra a educação a distância e o laboratório didático de química foi elaborada e aplicada junto a alunos voluntários de cursos de licenciatura em química de duas unidades da Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Os encontros online foram realizados de maneira síncrona, mediados pela Sala Virtual da Unesp, projeto que usa o Adobe Connect para a interação entre os participantes. Além disso, toda a sequência didática seguiu as recomendações da literatura para as atividades práticas no ensino de ciências, desde a sua concepção. O material coletado foi analisado com a Teoria da Ação Mediada juntamente com o TPACK. A análise dos dados mostra que houve avanço no conhecimento de conteúdo dos alunos e que existiram interações entre seus conhecimentos tecnológico e de conteúdo, evidenciados por meio de seus diferentes graus de domínios e apropriações das ferramentas interacionais utilizadas. Os aspectos técnicos que influenciaram o desenvolvimento dos encontros também são descritos e examinados, dentre os quais destacam-se a presença de hardware específico e a conexão à internet dos participantes. Os resultados também mostram que a principal diferença encontrada entre a atividade laboratorial a distância aqui proposta e as presenciais se deu na interação entre os participantes, devido à variedade de ferramentas disponíveis para esta finalidade. O trabalho expõe pontos que devem ser melhorados para uma aplicação do projeto na EaD futuramente, assim como as dificuldades encontradas, possíveis maneiras de encará-las e questionamentos decorrentes dos resultados obtidos. |
id |
UNSP-2_77010a1eb5c74b06b858e76f467c74e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/136348 |
network_acronym_str |
UNSP-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade práticaThe didactic chemistry laboratory and the distance learning: preliminary investigation of a practical activityEnsino a Distância (EaD)Laboratório didáticoTIC no ensino/aprendizagem de QuímicaTPACKDistance learningDidactic laboratoryICT in teaching/learning ChemistryNeste trabalho uma sequência didática que integra a educação a distância e o laboratório didático de química foi elaborada e aplicada junto a alunos voluntários de cursos de licenciatura em química de duas unidades da Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Os encontros online foram realizados de maneira síncrona, mediados pela Sala Virtual da Unesp, projeto que usa o Adobe Connect para a interação entre os participantes. Além disso, toda a sequência didática seguiu as recomendações da literatura para as atividades práticas no ensino de ciências, desde a sua concepção. O material coletado foi analisado com a Teoria da Ação Mediada juntamente com o TPACK. A análise dos dados mostra que houve avanço no conhecimento de conteúdo dos alunos e que existiram interações entre seus conhecimentos tecnológico e de conteúdo, evidenciados por meio de seus diferentes graus de domínios e apropriações das ferramentas interacionais utilizadas. Os aspectos técnicos que influenciaram o desenvolvimento dos encontros também são descritos e examinados, dentre os quais destacam-se a presença de hardware específico e a conexão à internet dos participantes. Os resultados também mostram que a principal diferença encontrada entre a atividade laboratorial a distância aqui proposta e as presenciais se deu na interação entre os participantes, devido à variedade de ferramentas disponíveis para esta finalidade. O trabalho expõe pontos que devem ser melhorados para uma aplicação do projeto na EaD futuramente, assim como as dificuldades encontradas, possíveis maneiras de encará-las e questionamentos decorrentes dos resultados obtidos.In this work a didactic sequence that integrates the distance learning and the didactic chemistry laboratory was elaborated and applied with voluntary students from courses of license in chemistry of two Unesp's units, the Universidade Estadual Paulista. The online meetings were made synchronously, mediated by Unesp's Sala Virtual, a project that uses Adobe Connect for interaction among participants. In addition, all the didactic sequence followed the recommendation for practical activities in the science education from literature, since its conceiving. The collected material were analyzed with Mediated Action Theory and TPACK. The data analysis shows that there was improvement in students' content knowledge and that interactions among their technological and content knowledge existed, evidenced through their different domain and appropriation levels of the interactional tools used. The technical aspects that influenced the meetings' development are also described and examined, among which the presence of specific hardware and students' internet connection stand out. The results also show that the major difference found between the distance laboratory activity proposed and the presential ones is the interaction among the participants, due to the variety of the available tools for this aim. The work exposes matters that must be improved in order to apply the project in the distance learning in the future, as well as the difficulties encountered, possible ways to handle them and questionings derived from the results obtained.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP]2016-03-22T14:08:41Z2016-03-22T14:08:41Z2016-02-23Dissertação de mestradoinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/datasetapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13634800086524333004056079P04167514050938821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNSP2023-12-23T06:16:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136348Repositório de Dados de PesquisaPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:2023-12-23T06:16:07Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática The didactic chemistry laboratory and the distance learning: preliminary investigation of a practical activity |
title |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática |
spellingShingle |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP] Ensino a Distância (EaD) Laboratório didático TIC no ensino/aprendizagem de Química TPACK Distance learning Didactic laboratory ICT in teaching/learning Chemistry |
title_short |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática |
title_full |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática |
title_fullStr |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática |
title_full_unstemmed |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática |
title_sort |
O Laboratório didático de química e a educação a distância: investigação preliminar de uma atividade prática |
author |
Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP] |
author_facet |
Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naujales, Wander Natan de Sena [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a Distância (EaD) Laboratório didático TIC no ensino/aprendizagem de Química TPACK Distance learning Didactic laboratory ICT in teaching/learning Chemistry |
topic |
Ensino a Distância (EaD) Laboratório didático TIC no ensino/aprendizagem de Química TPACK Distance learning Didactic laboratory ICT in teaching/learning Chemistry |
description |
Neste trabalho uma sequência didática que integra a educação a distância e o laboratório didático de química foi elaborada e aplicada junto a alunos voluntários de cursos de licenciatura em química de duas unidades da Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Os encontros online foram realizados de maneira síncrona, mediados pela Sala Virtual da Unesp, projeto que usa o Adobe Connect para a interação entre os participantes. Além disso, toda a sequência didática seguiu as recomendações da literatura para as atividades práticas no ensino de ciências, desde a sua concepção. O material coletado foi analisado com a Teoria da Ação Mediada juntamente com o TPACK. A análise dos dados mostra que houve avanço no conhecimento de conteúdo dos alunos e que existiram interações entre seus conhecimentos tecnológico e de conteúdo, evidenciados por meio de seus diferentes graus de domínios e apropriações das ferramentas interacionais utilizadas. Os aspectos técnicos que influenciaram o desenvolvimento dos encontros também são descritos e examinados, dentre os quais destacam-se a presença de hardware específico e a conexão à internet dos participantes. Os resultados também mostram que a principal diferença encontrada entre a atividade laboratorial a distância aqui proposta e as presenciais se deu na interação entre os participantes, devido à variedade de ferramentas disponíveis para esta finalidade. O trabalho expõe pontos que devem ser melhorados para uma aplicação do projeto na EaD futuramente, assim como as dificuldades encontradas, possíveis maneiras de encará-las e questionamentos decorrentes dos resultados obtidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-22T14:08:41Z 2016-03-22T14:08:41Z 2016-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Dissertação de mestrado info:eu-repo/semantics/dataset info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/136348 000865243 33004056079P0 4167514050938821 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/136348 |
identifier_str_mv |
000865243 33004056079P0 4167514050938821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNSP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNSP |
institution |
UNSP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
collection |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1827771277887143936 |