Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240033
http://hdl.handle.net/11449/212859
Resumo: The present work has the objective of discussing that to a given organization of the culture and the possibilities of its relation with the subjects corresponds, subjectively, a constellation of affections understood as resentment. This, in turn, manifests itself as an impediment to sensitivity and openness proper to cultural formation. Emphasis is placed on the refractory stance towards specifically musical training. To foster this discussion, some works by Theodor Adorno, reader of F. Nietzsche, S. Freud and K. Marx, are fundamental references. It is hoped to contribute to the understanding of some regressive threats contained in the culture.
id UNSP_00136c71469aee48472dd5af13485c9a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212859
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidadeRefusal to formation: a discussion on resentment, music, experience and sensitivityRechazo a la formación: una discusión sobre ressentimiento, música, experiencia y sensibilidadcritical theory of societycultural industrymusical educationresentmentregressive listeningteoria crítica da sociedadeindústria culturaleducação musicalressentimentoregressão da audiçãoThe present work has the objective of discussing that to a given organization of the culture and the possibilities of its relation with the subjects corresponds, subjectively, a constellation of affections understood as resentment. This, in turn, manifests itself as an impediment to sensitivity and openness proper to cultural formation. Emphasis is placed on the refractory stance towards specifically musical training. To foster this discussion, some works by Theodor Adorno, reader of F. Nietzsche, S. Freud and K. Marx, are fundamental references. It is hoped to contribute to the understanding of some regressive threats contained in the culture.El presente trabajo tiene el objetivo de discutir que a una determinada organización de la cultura y de las posibilidades de relación de ésta con los sujetos corresponde, subjetivamente, una constelación de afectos entendida como resentimiento. Este, a su vez, se manifiesta como impeditivo a la sensibilidad ya la apertura propia a la formación cultural. Se da énfasis a la postura refractaria frente a la formación específicamente musical. Para fomentar esta discusión, algunos trabajos de Theodor Adorno, lector de F. Nietzsche, S. Freud y K. Marx, son referencias fundamentales. Se espera contribuir a la comprensión de algunas amenazas regresivas contenidas en la cultura.O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.Fundação Educacional de PenápolisUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoFundação Educacional de PenápolisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Stefanuto, Jéssica Raquel RodegueroBueno, Sinésio Ferraz [UNESP]2021-07-14T10:46:16Z2021-07-14T10:46:16Z2019-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240033Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 24, p. -, 2019.1413-24781809-449Xhttp://hdl.handle.net/11449/21285910.1590/S1413-24782019240033S1413-24782019000100229S1413-24782019000100229.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:03:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212859Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:02:16.314906Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
Refusal to formation: a discussion on resentment, music, experience and sensitivity
Rechazo a la formación: una discusión sobre ressentimiento, música, experiencia y sensibilidad
title Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
spellingShingle Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
critical theory of society
cultural industry
musical education
resentment
regressive listening
teoria crítica da sociedade
indústria cultural
educação musical
ressentimento
regressão da audição
title_short Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_full Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_fullStr Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_full_unstemmed Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_sort Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
author Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
author_facet Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
author_role author
author2 Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Educacional de Penápolis
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv critical theory of society
cultural industry
musical education
resentment
regressive listening
teoria crítica da sociedade
indústria cultural
educação musical
ressentimento
regressão da audição
topic critical theory of society
cultural industry
musical education
resentment
regressive listening
teoria crítica da sociedade
indústria cultural
educação musical
ressentimento
regressão da audição
description The present work has the objective of discussing that to a given organization of the culture and the possibilities of its relation with the subjects corresponds, subjectively, a constellation of affections understood as resentment. This, in turn, manifests itself as an impediment to sensitivity and openness proper to cultural formation. Emphasis is placed on the refractory stance towards specifically musical training. To foster this discussion, some works by Theodor Adorno, reader of F. Nietzsche, S. Freud and K. Marx, are fundamental references. It is hoped to contribute to the understanding of some regressive threats contained in the culture.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
2021-07-14T10:46:16Z
2021-07-14T10:46:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240033
Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 24, p. -, 2019.
1413-2478
1809-449X
http://hdl.handle.net/11449/212859
10.1590/S1413-24782019240033
S1413-24782019000100229
S1413-24782019000100229.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240033
http://hdl.handle.net/11449/212859
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 24, p. -, 2019.
1413-2478
1809-449X
10.1590/S1413-24782019240033
S1413-24782019000100229
S1413-24782019000100229.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045759081250816