Recusa desejante: semiformação e ressentimento em relação às músicas no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191867 |
Resumo: | A tese que aqui se apresenta acolhe a tarefa de interpretar o fenômeno do ressentimento em relação à música considerando, principalmente, o contexto brasileiro. Fundamentada na tradição da Teoria Crítica da Sociedade, objetiva seguir pensando a partir dos princípios, problemas e conceitos indicados por esse conjunto de autores, em especial por Theodor W. Adorno - filósofo e músico. Busca também atualizar esse pensamento contextualizando-o a uma outra realidade e a um outro tempo histórico que, mesmo guardando permanências, explicita importantes rupturas. Para tanto, o primeiro movimento foi trazer à tona uma constelação conceitual que iluminasse o conceito de ressentimento, principalmente no interior da obra de Adorno, em sua ambiguidade de recusa e desejo; o segundo movimento foi situar histórica e socialmente o conceito em um exercício de interpretação da realidade em que, grosso modo, se configuraria o ressentimento em relação às músicas no Brasil, confrontando alguns aspectos dessa realidade também com o conceito adorniano de “ouvinte do ressentimento”; por fim, o terceiro movimento foi retomar o conceito de ressentimento em suas dimensões semiformativas, entendendo que a constelação afetiva do ressentimento é um fator que se relaciona de modo conspícuo a impedimentos formativos. Concluiu-se que o ressentimento frente às músicas deve ser pensado em relação à personalidade autoritária, ao preconceito e ao narcisismo ferido, problemáticas fortemente vinculadas à condição de subjetividades danificadas e que as raízes de tais manifestações devem ser buscadas nas condições concretas de vida e nos diferentes sacrifícios que são exigidos dos sujeitos para a manutenção da autoconservação. Torna-se possível afirmar que o ressentimento atinge de modo peculiar um estrato médio da sociedade e que não deve ser necessária e imediatamente atribuído aos estratos historicamente oprimidos. Por fim, entende-se como necessária e delicada a implicação dos processos formativos que visem, afinal, constituir sujeitos capazes de resistir às não desprezíveis imposições para recusar-se à individualidade. Se as escassas possibilidades de formação, num contexto de ubiquidade da semiformação, tanto se relacionam com as raízes do ressentimento quanto são diretamente afetadas por ele, é o esforço formativo que se constitui como aposta enquanto ainda ensaiamos as potencialidades de imaginar uma realidade que só existe como utopia. |
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Recusa desejante: semiformação e ressentimento em relação às músicas no BrasilRechazo deseoso: semiformación y resentimiento hacia las musicas en BrasilDesirous rejection: semi-formation and resentment towards musics in BrazilTeoria crítica da sociedadeSemiformaçãoOuvinte do ressentimentoIndústria culturalApreciação musicalCritical theory of societySemi formationResentment listenerCulture industryMusic appreciationTeoría crítica de la sociedadSemiformaciónOyente resentidoApreciación musicalA tese que aqui se apresenta acolhe a tarefa de interpretar o fenômeno do ressentimento em relação à música considerando, principalmente, o contexto brasileiro. Fundamentada na tradição da Teoria Crítica da Sociedade, objetiva seguir pensando a partir dos princípios, problemas e conceitos indicados por esse conjunto de autores, em especial por Theodor W. Adorno - filósofo e músico. Busca também atualizar esse pensamento contextualizando-o a uma outra realidade e a um outro tempo histórico que, mesmo guardando permanências, explicita importantes rupturas. Para tanto, o primeiro movimento foi trazer à tona uma constelação conceitual que iluminasse o conceito de ressentimento, principalmente no interior da obra de Adorno, em sua ambiguidade de recusa e desejo; o segundo movimento foi situar histórica e socialmente o conceito em um exercício de interpretação da realidade em que, grosso modo, se configuraria o ressentimento em relação às músicas no Brasil, confrontando alguns aspectos dessa realidade também com o conceito adorniano de “ouvinte do ressentimento”; por fim, o terceiro movimento foi retomar o conceito de ressentimento em suas dimensões semiformativas, entendendo que a constelação afetiva do ressentimento é um fator que se relaciona de modo conspícuo a impedimentos formativos. Concluiu-se que o ressentimento frente às músicas deve ser pensado em relação à personalidade autoritária, ao preconceito e ao narcisismo ferido, problemáticas fortemente vinculadas à condição de subjetividades danificadas e que as raízes de tais manifestações devem ser buscadas nas condições concretas de vida e nos diferentes sacrifícios que são exigidos dos sujeitos para a manutenção da autoconservação. Torna-se possível afirmar que o ressentimento atinge de modo peculiar um estrato médio da sociedade e que não deve ser necessária e imediatamente atribuído aos estratos historicamente oprimidos. Por fim, entende-se como necessária e delicada a implicação dos processos formativos que visem, afinal, constituir sujeitos capazes de resistir às não desprezíveis imposições para recusar-se à individualidade. Se as escassas possibilidades de formação, num contexto de ubiquidade da semiformação, tanto se relacionam com as raízes do ressentimento quanto são diretamente afetadas por ele, é o esforço formativo que se constitui como aposta enquanto ainda ensaiamos as potencialidades de imaginar uma realidade que só existe como utopia.The present thesis aims to interpret the phenomenon of resentment towards music considering, mainly, the Brazilian context. Based on the tradition of the Critical Theory of Society, it aims to continue thinking from the principles, problems and concepts indicated by those authors, especially by Theodor W. Adorno - philosopher and musician. It also aims to update this thinking by contextualizing it to another reality and another historical time that, even keeping permanencies, makes important breakthroughs explicit. To this, the first movement was to bring a conceptual constellation that illuminated the concept of resentment, especially within Adorno's work, in its ambiguity of refusal and desire. The second movement was to contextualize the concept historically and socially in an exercise in interpreting reality in which resentment towards music in Brazil would take shape, confronting some aspects of this reality with the Adornian concept of “resentment listener”. Finally, the third movement was to take up the concept of resentment in its semi-formative dimensions, understanding that the affective constellation of resentment is conspicuously related to formative impediments. One conclusion is that the resentment towards the music must be thought about the authoritarian personality, prejudice and injured narcissism, problems strongly linked to the condition of damaged subjectivities and that the roots of such manifestations should be sought in the concrete conditions of life and different sacrifices that are required of the subjects for the maintenance of self-preservation. It is possible to affirm that resentment peculiarly affects a middle stratum of society and should not be attributed necessarily and immediately to the historically oppressed strata. Finally, it is understood as necessary and delicate the implication of the formative processes that aim, after all, to constitute subjects capable of resisting the not insignificant impositions to refuse individuality. If the scarce possibilities of formation, in a context of semi formation ubiquity, both relate to the roots of resentment and are directly affected by it, it is the formative effort that constitutes a gamble while still rehearsing the potentialities of imagining a reality that only exists as utopia.La tesis presentada aquí acoge la tarea de interpretar el fenómeno del resentimiento hacia la música considerando, principalmente, el contexto brasileño. Basado en la tradición de la Teoría Crítica de la Sociedad, su objetivo es seguir pensando en los principios, problemas y conceptos indicados por este grupo de autores, especialmente por Theodor W. Adorno, filósofo y músico. También busca actualizar este pensamiento contextualizándolo a otra realidad y a otro tiempo histórico que, aunque manteniendo permanencias, hace explícitos importantes rupturas. Con este fin, el primer movimiento fue sacar a la luz una constelación conceptual que iluminó el concepto de resentimiento, especialmente desde el trabajo de Adorno, en su ambigüedad de rechazo y deseo; El segundo movimiento consistió en situar el concepto histórica y socialmente en un ejercicio de interpretación de la realidad brasileña en que se pasaría el resentimiento hacia la música, confrontando algunos aspectos de esta realidad también con el concepto adorniano de "oyente resentido"; Finalmente, el tercer movimiento consistió en retomar el concepto de resentimiento en sus dimensiones semiformativas, entendiendo que la constelación afectiva del resentimiento es un factor que está notablemente relacionado con impedimentos formativos. Se concluyó que el resentimiento hacia la música debe pensarse junto a la personalidad autoritaria, el prejuicio y el narcisismo herido, problemas que son fuertemente vinculados a la condición de subjetividades dañadas, y que las raíces de tales manifestaciones deben buscarse en las condiciones concretas de la vida y en los diferentes sacrificios que se requieren de los sujetos para el mantenimiento de la autoconservación. Es posible afirmar que el resentimiento afecta peculiarmente un estrato medio de la sociedad y no debe atribuirse necesariamente e inmediatamente a los estratos históricamente oprimidos. Finalmente, se entiende como necesaria y delicada la implicación de los procesos formativos que tienen como objetivo, después de todo, constituir sujetos capaces de resistir las imposiciones no despreciables de rechazar la individualidad. Si las escasas posibilidades de formación, en un contexto de ubicuidad de semiformación, se relacionan tanto con las raíces del resentimiento cuanto son directamente afectadas por él, es el esfuerzo formativo lo que constituye una apuesta, mientras si ensaya las potencialidades de imaginar una realidad que existe solo como una utopía.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES - PDSE: 88881.135251/2016-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero [UNESP]2020-03-16T14:44:05Z2020-03-16T14:44:05Z2020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19186700092967433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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