Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bueno,Sinésio Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.
id EAA-1_8985fe605e3ff21e861fff8ee7cbfbb3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100229
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidadeteoria crítica da sociedadeindústria culturaleducação musicalressentimentoregressão da audiçãoRESUMO O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240033info:eu-repo/semantics/openAccessStefanuto,Jéssica Raquel RodegueroBueno,Sinésio Ferrazpor2019-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100229Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-08-06T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
spellingShingle Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero
teoria crítica da sociedade
indústria cultural
educação musical
ressentimento
regressão da audição
title_short Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_full Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_fullStr Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_full_unstemmed Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
title_sort Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
author Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero
author_facet Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero
Bueno,Sinésio Ferraz
author_role author
author2 Bueno,Sinésio Ferraz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanuto,Jéssica Raquel Rodeguero
Bueno,Sinésio Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv teoria crítica da sociedade
indústria cultural
educação musical
ressentimento
regressão da audição
topic teoria crítica da sociedade
indústria cultural
educação musical
ressentimento
regressão da audição
description RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de discutir que a dada organização da cultura e das possibilidades de relação desta com os sujeitos corresponde, subjetivamente, uma constelação de afetos entendida como ressentimento. Este, por sua vez, manifesta-se como impeditivo à sensibilidade e à abertura própria à formação cultural. Dá-se ênfase à postura refratária diante da formação especificamente musical. Para fomentar essa discussão, alguns trabalhos de Theodor Adorno, leitor de F. Nietzsche, S. Freud e K. Marx, são referências fundamentais. Espera-se contribuir para a compreensão de algumas ameaças regressivas contidas na cultura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019240033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492777070592