Programas de formação de alfabetizadores em Portugal e no Brasil: representações de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102174 |
Resumo: | A questão motivadora desta tese é a representação dos professores alfabetizadores diante dos Programas de Formação Continuada e suas repercussões para o processo da alfabetização em língua portuguesa. Os objetivos são: a análise das representações de professores capacitados no Programa Letra e Vida (São Paulo/Brasil) e no Programa Nacional de Ensino do Português (Portugal); a apresentação e discussão dos Programas de Formação em São Paulo e em Portugal; o entendimento dos impactos proporcionados pelas capacitações ocorridas nos Programas de Formação em suas atuações pedagógicas. O trabalho está organizado em cinco capítulos: Percursos metodológicos: método narrativo, entrevista e escolha dos sujeitos; Retomada histórica: o contexto educacional de Portugal e do Brasil; Programas de formação continuada em Portugal e no Brasil; Tornar-se professor alfabetizador: narrativas de professores; Programas de formação continuada: representações de professores. O método utilizado foi o da pesquisa narrativa proposta por Nóvoa (1993); Catani, Bueno, Souza e Souza (1997); Josso (2006); Pineau (2006a e b); Souza, (2006 a e b). As narrativas das professoras brasileiras e portuguesas foram realizadas mediante entrevista, com um roteiro previamente elaborado. O critério para a coleta dos dados e transcrição das entrevistas baseou-se nas ideias de Bourdieu. As narrativas dizem respeito à alfabetização dos professores, às formações destinadas à função docente, às formações continuadas, especificamente a formação realizada no Programa Nacional de Ensino do Português e Programa Letra e Vida. As análises são realizadas a partir dos documentos propostos nesses programas... |
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