Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oriani, Angélica Pall [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96319
Resumo: Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq – abril de 2009 a fevereiro de 2010; Bolsa Fapesp – março a dezembro de 2010), vinculada às linhas Alfabetização e Ensino de língua portuguesa do Grupo de Pesquisa e Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, focalizou-se a proposta para o ensino de leitura apresentada pelo professor Francisco Furtado Mendes Vianna (1876-1935) nos livros didáticos que integram a Série Leituras Infantis, a saber: Cartilha: leituras infantis [1912?]; Primeiros passos na leitura (1915); Leitura preparatória (1908); Primeiro livro de leituras infantis; Segundo livro de leituras infantis; Terceiro livro de leituras infantis; e Quarto livro de leituras infantis (Apanhados e factos hitóricos) (1919). Os livros que integram essa série foram publicados pela Livraria Francisco Alves (RJ), com sucessivas edições até pelo menos a década de 1960, tendo circulado em diferentes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, elaborou-se um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Francisco Vianna e analisou-se a configuração textual dos livros que integram essa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que nos livros que integram essa série é apresentada...
id UNSP_015436eb11e4855d8b6994ea14991957
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96319
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no BrasilVianna, FranciscoEducação - Brasil - HistóriaLeitura (Ensino elementar) - BrasilLivros e leitura para criançasLíngua portuguesa - Livros e leitura (Ensino de 1º grau)Série Leituras infantisReading teachingAnalytical methodHistorical research in educationNesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq – abril de 2009 a fevereiro de 2010; Bolsa Fapesp – março a dezembro de 2010), vinculada às linhas Alfabetização e Ensino de língua portuguesa do Grupo de Pesquisa e Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, focalizou-se a proposta para o ensino de leitura apresentada pelo professor Francisco Furtado Mendes Vianna (1876-1935) nos livros didáticos que integram a Série Leituras Infantis, a saber: Cartilha: leituras infantis [1912?]; Primeiros passos na leitura (1915); Leitura preparatória (1908); Primeiro livro de leituras infantis; Segundo livro de leituras infantis; Terceiro livro de leituras infantis; e Quarto livro de leituras infantis (Apanhados e factos hitóricos) (1919). Os livros que integram essa série foram publicados pela Livraria Francisco Alves (RJ), com sucessivas edições até pelo menos a década de 1960, tendo circulado em diferentes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, elaborou-se um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Francisco Vianna e analisou-se a configuração textual dos livros que integram essa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que nos livros que integram essa série é apresentada...This work deals with the results of a Master degree dissertation research (CNPq schoolarship – april 2009 to february 2010; Fapesp schoolarship – march to december 2010), related to “Literacy” and “Portuguese Language” of Research Group and Research Integrated Project “History of Language and Literature Teaching in Brazil” both under the leadership of Maria do Rosário Longo Mortatti. Aiming contributing to understand an important moment of the history of reading teaching in Brazil, it focus on the proposal concerning reading teaching presented by professor Francisco Furtado Mendes Vianna (1876-1935), in the didactic books called Série Leituras Infantis, that are: Cartilha: leituras infantis [1912?]; Primeiros passos na leitura (1915); Leitura preparatória (1908); Primeiro livro de leituras infantis; Segundo livro de leituras infantis; Terceiro livro de leituras infantis; e Quarto livro de leituras infantis (Apanhados e factos hitóricos) (1919). All those books were published by Livraria Francisco Alves (RJ) with successive edition until at least the 1960 and had circulated in different Brazilian state: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Through historical approach centred on documentary and bibliographical investigation, and by means of localizing, retrieving, assembling, selecting and ordering proceedings and reading of relevant literature, it was elaborated an instrument of research containing the bibliography of an about Francisco Vianna and those books textual configuration was analysed, that is to say, to focus on different constitutive aspects of their meanings. The conclusion is that in those books, a proposal to make concrete the analytical method for reading teaching is presented, which is related to other proposal concerning reading teaching and their... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oriani, Angélica Pall [UNESP]2014-06-11T19:28:16Z2014-06-11T19:28:16Z2010-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis288 f. : il. color.application/pdfORIANI, Angélica Pall. Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil. 2010. 288 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/96319000638578oriani_ap_me_mar.pdf33004110040P57159018256371571Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
title Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
spellingShingle Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
Oriani, Angélica Pall [UNESP]
Vianna, Francisco
Educação - Brasil - História
Leitura (Ensino elementar) - Brasil
Livros e leitura para crianças
Língua portuguesa - Livros e leitura (Ensino de 1º grau)
Série Leituras infantis
Reading teaching
Analytical method
Historical research in education
title_short Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
title_full Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
title_fullStr Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
title_full_unstemmed Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
title_sort Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
author Oriani, Angélica Pall [UNESP]
author_facet Oriani, Angélica Pall [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oriani, Angélica Pall [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Vianna, Francisco
Educação - Brasil - História
Leitura (Ensino elementar) - Brasil
Livros e leitura para crianças
Língua portuguesa - Livros e leitura (Ensino de 1º grau)
Série Leituras infantis
Reading teaching
Analytical method
Historical research in education
topic Vianna, Francisco
Educação - Brasil - História
Leitura (Ensino elementar) - Brasil
Livros e leitura para crianças
Língua portuguesa - Livros e leitura (Ensino de 1º grau)
Série Leituras infantis
Reading teaching
Analytical method
Historical research in education
description Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq – abril de 2009 a fevereiro de 2010; Bolsa Fapesp – março a dezembro de 2010), vinculada às linhas Alfabetização e Ensino de língua portuguesa do Grupo de Pesquisa e Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, focalizou-se a proposta para o ensino de leitura apresentada pelo professor Francisco Furtado Mendes Vianna (1876-1935) nos livros didáticos que integram a Série Leituras Infantis, a saber: Cartilha: leituras infantis [1912?]; Primeiros passos na leitura (1915); Leitura preparatória (1908); Primeiro livro de leituras infantis; Segundo livro de leituras infantis; Terceiro livro de leituras infantis; e Quarto livro de leituras infantis (Apanhados e factos hitóricos) (1919). Os livros que integram essa série foram publicados pela Livraria Francisco Alves (RJ), com sucessivas edições até pelo menos a década de 1960, tendo circulado em diferentes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, elaborou-se um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Francisco Vianna e analisou-se a configuração textual dos livros que integram essa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que nos livros que integram essa série é apresentada...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-14
2014-06-11T19:28:16Z
2014-06-11T19:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORIANI, Angélica Pall. Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil. 2010. 288 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/96319
000638578
oriani_ap_me_mar.pdf
33004110040P5
7159018256371571
identifier_str_mv ORIANI, Angélica Pall. Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil. 2010. 288 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000638578
oriani_ap_me_mar.pdf
33004110040P5
7159018256371571
url http://hdl.handle.net/11449/96319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 288 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128141485408256