Educação física e esportes para alunos com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141750 |
Resumo: | Esse texto relata as aulas desenvolvidas pelo projeto que teve como objetivo incluir os alunos com deficiência visual às diversas possibilidades didáticas e metodológicas da educação física escolar e a partir disso, garantir o acesso às práticas desportivas escolares. A metodologia utilizada é de natureza pedagógica e contou com a participação de dois discentes do Curso de educação física da FCT/UNESP de Presidente Prudente subsidiados com bolsas do Núcleo de Ensino da Pró Reitoria de graduação da Universidade Estadual Paulista. Foram realizados dois encontros semanais na Escola e um encontro semanal para preparação das aulas junto com o Professor coordenador. O projeto atendeu seis alunos com deficiência visual com as seguintes atividades: exercícios que estimulam à coordenação psicomotora, o equilíbrio, a lateralidade, a independência em locomoção, a noção de espaço-tempo e a integração entre os alunos. Observa-se, no entanto, que durante a elaboração e a prática das atividades, encontraram-se algumas dificuldades na execução e no desenvolvimento devido às características próprias da deficiência visual, em relação ao encurtamento muscular e atitudes hipertônicas tornando os movimentos corporais limitados. Como resultados já alcançados, podemos relatar a melhoria do desenvolvimento dos aspectos citados acima, que compõem as capacidades motoras, emocionais, afetivas e interpessoais. Contudo, devido a grande necessidade da percepção tátil ser mais exigida, as ações da educação física resultam em respostas satisfatórias quanto ao seu envolvimento nas atividades propostas. E como conclusão preliminar, reafirmamos que nesse mundo atual, devemos considerar os corpos que nele habitam acompanhados de seus movimentos, expressões e sentimentos, um corpo que também vai à escola. |
id |
UNSP_02042b88bba4ccf706fe25c5057f9f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141750 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visualEsse texto relata as aulas desenvolvidas pelo projeto que teve como objetivo incluir os alunos com deficiência visual às diversas possibilidades didáticas e metodológicas da educação física escolar e a partir disso, garantir o acesso às práticas desportivas escolares. A metodologia utilizada é de natureza pedagógica e contou com a participação de dois discentes do Curso de educação física da FCT/UNESP de Presidente Prudente subsidiados com bolsas do Núcleo de Ensino da Pró Reitoria de graduação da Universidade Estadual Paulista. Foram realizados dois encontros semanais na Escola e um encontro semanal para preparação das aulas junto com o Professor coordenador. O projeto atendeu seis alunos com deficiência visual com as seguintes atividades: exercícios que estimulam à coordenação psicomotora, o equilíbrio, a lateralidade, a independência em locomoção, a noção de espaço-tempo e a integração entre os alunos. Observa-se, no entanto, que durante a elaboração e a prática das atividades, encontraram-se algumas dificuldades na execução e no desenvolvimento devido às características próprias da deficiência visual, em relação ao encurtamento muscular e atitudes hipertônicas tornando os movimentos corporais limitados. Como resultados já alcançados, podemos relatar a melhoria do desenvolvimento dos aspectos citados acima, que compõem as capacidades motoras, emocionais, afetivas e interpessoais. Contudo, devido a grande necessidade da percepção tátil ser mais exigida, as ações da educação física resultam em respostas satisfatórias quanto ao seu envolvimento nas atividades propostas. E como conclusão preliminar, reafirmamos que nesse mundo atual, devemos considerar os corpos que nele habitam acompanhados de seus movimentos, expressões e sentimentos, um corpo que também vai à escola.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brancatti, Paulo Roberto [UNESP]Rosa, Camila Casemiro [UNESP]Vales, Gustavo Pedro [UNESP]2016-07-19T13:00:18Z2016-07-19T13:00:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8450-8461application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8450-84612357-7819http://hdl.handle.net/11449/141750ISSN2357-7819-2014-8450-8461.pdf1479442959766102porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:08:37.049675Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual |
title |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual |
spellingShingle |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual Brancatti, Paulo Roberto [UNESP] |
title_short |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual |
title_full |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual |
title_fullStr |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual |
title_sort |
Educação física e esportes para alunos com deficiência visual |
author |
Brancatti, Paulo Roberto [UNESP] |
author_facet |
Brancatti, Paulo Roberto [UNESP] Rosa, Camila Casemiro [UNESP] Vales, Gustavo Pedro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Camila Casemiro [UNESP] Vales, Gustavo Pedro [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brancatti, Paulo Roberto [UNESP] Rosa, Camila Casemiro [UNESP] Vales, Gustavo Pedro [UNESP] |
description |
Esse texto relata as aulas desenvolvidas pelo projeto que teve como objetivo incluir os alunos com deficiência visual às diversas possibilidades didáticas e metodológicas da educação física escolar e a partir disso, garantir o acesso às práticas desportivas escolares. A metodologia utilizada é de natureza pedagógica e contou com a participação de dois discentes do Curso de educação física da FCT/UNESP de Presidente Prudente subsidiados com bolsas do Núcleo de Ensino da Pró Reitoria de graduação da Universidade Estadual Paulista. Foram realizados dois encontros semanais na Escola e um encontro semanal para preparação das aulas junto com o Professor coordenador. O projeto atendeu seis alunos com deficiência visual com as seguintes atividades: exercícios que estimulam à coordenação psicomotora, o equilíbrio, a lateralidade, a independência em locomoção, a noção de espaço-tempo e a integração entre os alunos. Observa-se, no entanto, que durante a elaboração e a prática das atividades, encontraram-se algumas dificuldades na execução e no desenvolvimento devido às características próprias da deficiência visual, em relação ao encurtamento muscular e atitudes hipertônicas tornando os movimentos corporais limitados. Como resultados já alcançados, podemos relatar a melhoria do desenvolvimento dos aspectos citados acima, que compõem as capacidades motoras, emocionais, afetivas e interpessoais. Contudo, devido a grande necessidade da percepção tátil ser mais exigida, as ações da educação física resultam em respostas satisfatórias quanto ao seu envolvimento nas atividades propostas. E como conclusão preliminar, reafirmamos que nesse mundo atual, devemos considerar os corpos que nele habitam acompanhados de seus movimentos, expressões e sentimentos, um corpo que também vai à escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:18Z 2016-07-19T13:00:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8450-8461 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141750 ISSN2357-7819-2014-8450-8461.pdf 1479442959766102 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141750 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8450-8461 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8450-8461.pdf 1479442959766102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8450-8461 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129396843741184 |