As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235386 |
Resumo: | Este trabalho se insere no âmbito do Estudo do Léxico, mais precisamente na área da Fraseologia, posto que trata das colocações na perspectiva do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Seu principal objetivo centra-se na identificação da presença de colocações formadas por Substantivo + Adjetivo ou Adjetivo + Substantivo nos Livros Didáticos (LDs) para o ensino de ELE. O livro analisado foi o Vitamina A¹, de Berta Sarralde, Eva Casarejos e Mónica López, publicado pela editora SGEL em 2019. Estas combinações léxicas não costumam ser ensinadas ao longo do processo de aprendizagem de ELE, pois, embora os LDs apresentem uma abordagem comunicativa e incorporam as quatro habilidades, o léxico em geral – nele incluídas as colocações – continua a ser apresentado aos alunos de forma secundária. O referencial teórico que fundamenta o trabalho seguiu, principalmente, as proposta de Corpas Pastor (1996) e de Tagnin (2013). A identificação das colocações foi feita pela leitura geral da obra, em um primeiro momento, e, posteriormente, pela leitura das seções em que se indicava claramente um item relativo ao léxico. Os resultados foram organizados em uma análise quantitativa, que permitiu identificar 83 colocações ao longo de seis unidades, e uma análise qualitativa, a partir da qual verificamos a adequação das colocações aos temas e às habilidades propostos para as unidades. Nesse sentido, verificamos que nem sempre as colocações dão conta dos temas tratados e que as habilidades em que mais se verificam colocações são as de compreensão leitora (lee) e de produção oral (habla). Pelos dados, foi possível verificar ainda que o LD é adequado ao nível de aluno ao qual se destina (A1), porém, poderia explorar de forma mais detalhada esse tipo de combinações. Em síntese, a quantidade de colocações identificada sugere que o livro pode ser uma opção adequada para o ensino do léxico nas aulas de ELE. |
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O referencial teórico que fundamenta o trabalho seguiu, principalmente, as proposta de Corpas Pastor (1996) e de Tagnin (2013). A identificação das colocações foi feita pela leitura geral da obra, em um primeiro momento, e, posteriormente, pela leitura das seções em que se indicava claramente um item relativo ao léxico. Os resultados foram organizados em uma análise quantitativa, que permitiu identificar 83 colocações ao longo de seis unidades, e uma análise qualitativa, a partir da qual verificamos a adequação das colocações aos temas e às habilidades propostos para as unidades. Nesse sentido, verificamos que nem sempre as colocações dão conta dos temas tratados e que as habilidades em que mais se verificam colocações são as de compreensão leitora (lee) e de produção oral (habla). Pelos dados, foi possível verificar ainda que o LD é adequado ao nível de aluno ao qual se destina (A1), porém, poderia explorar de forma mais detalhada esse tipo de combinações. Em síntese, a quantidade de colocações identificada sugere que o livro pode ser uma opção adequada para o ensino do léxico nas aulas de ELE.Este trabajo se incluye en el ámbito de Estudios del Léxico, más precisamente en el área de Fraseología, puesto que trata de las prácticas desde la perspectiva de la enseñanza de Español como Lengua Extranjera (ELE). Su principal objetivo es identificar la presencia de colocaciones formadas por Sustantivo + Adjetivo o Adjetivo + Sustantivo en Libros Didácticos (LDs) para la enseñanza de ELE. El libro analizado fue Vitamina A¹, de Berta Sarralde, Eva Casarejos y Mónica López, publicado por la editorial SGEL en 2019. Estas combinaciones léxicas no suelen enseñarse a lo largo del proceso de aprendizaje de ELE, ya que, si bien los LDs presenten un enfoque comunicativo e incorporan las cuatro habilidades, el léxico en general, incluidas las colocaciones, continúa presentándose a los estudiantes de manera secundaria. El marco teórico del trabajo se fundamenta, principalmente, en las propuestas de Corpas Pastor (1996) y Tagnin (2013). La identificación de las colocaciones se realizó mediante la lectura de la obra en general, en un primer momento, y, posteriormente, mediante la lectura de los apartados en los que se indicaba claramente un ítem relacionado con el léxico. Los resultados se organizaron en un análisis cuantitativo, que identificó 83 colocaciones en seis unidades, y un análisis cualitativo, que permitió averiguar la adecuación de las colocaciones a los temas y competencias propuestos para las unidades. En este sentido, verificamos que las colocaciones no siempre cubren los temas tratados y que las habilidades en las que se encuentran más comúnmente las colocaciones son la de comprensión lectora (lee) y las de producción oral (habla). A partir de los datos también es posible concluir que el libro es adecuado para el nivel de alumno al que está destinado (A1); sin embargo, se podría explorar este tipo de combinaciones con más detalle. En resumen, el número de colocaciones identificadas sugiere que el libro puede ser una opción adecuada para enseñar el léxico en las clases de ELE.application/pdfporFraseologiaColocaçãoEnsino de língua estrangeira (espanhol)Livros didaticosFraseologíaColocacionesEspañol como Lengua ExtranjeraLibros DidácticosAs colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137491.pdf.txt001137491.pdf.txtExtracted Texttext/plain86632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235386/2/001137491.pdf.txte238b2f1df1958d16694924a5f13f4d6MD52ORIGINAL001137491.pdfTexto completoapplication/pdf1443934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235386/1/001137491.pdf45ebce28b9b3bd09f0699ccc40510d39MD5110183/2353862022-08-06 04:50:17.52116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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