As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Juliana Corrêa dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235386
Resumo: Este trabalho se insere no âmbito do Estudo do Léxico, mais precisamente na área da Fraseologia, posto que trata das colocações na perspectiva do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Seu principal objetivo centra-se na identificação da presença de colocações formadas por Substantivo + Adjetivo ou Adjetivo + Substantivo nos Livros Didáticos (LDs) para o ensino de ELE. O livro analisado foi o Vitamina A¹, de Berta Sarralde, Eva Casarejos e Mónica López, publicado pela editora SGEL em 2019. Estas combinações léxicas não costumam ser ensinadas ao longo do processo de aprendizagem de ELE, pois, embora os LDs apresentem uma abordagem comunicativa e incorporam as quatro habilidades, o léxico em geral – nele incluídas as colocações – continua a ser apresentado aos alunos de forma secundária. O referencial teórico que fundamenta o trabalho seguiu, principalmente, as proposta de Corpas Pastor (1996) e de Tagnin (2013). A identificação das colocações foi feita pela leitura geral da obra, em um primeiro momento, e, posteriormente, pela leitura das seções em que se indicava claramente um item relativo ao léxico. Os resultados foram organizados em uma análise quantitativa, que permitiu identificar 83 colocações ao longo de seis unidades, e uma análise qualitativa, a partir da qual verificamos a adequação das colocações aos temas e às habilidades propostos para as unidades. Nesse sentido, verificamos que nem sempre as colocações dão conta dos temas tratados e que as habilidades em que mais se verificam colocações são as de compreensão leitora (lee) e de produção oral (habla). Pelos dados, foi possível verificar ainda que o LD é adequado ao nível de aluno ao qual se destina (A1), porém, poderia explorar de forma mais detalhada esse tipo de combinações. Em síntese, a quantidade de colocações identificada sugere que o livro pode ser uma opção adequada para o ensino do léxico nas aulas de ELE.
id UFRGS-2_b9fcf90187588b4ecfcfcf1dbfb43735
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235386
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Passos, Juliana Corrêa dosBevilacqua, Cleci ReginaMogendorff, Ivonne Teresa Jordan de2022-02-19T04:42:21Z2021http://hdl.handle.net/10183/235386001137491Este trabalho se insere no âmbito do Estudo do Léxico, mais precisamente na área da Fraseologia, posto que trata das colocações na perspectiva do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Seu principal objetivo centra-se na identificação da presença de colocações formadas por Substantivo + Adjetivo ou Adjetivo + Substantivo nos Livros Didáticos (LDs) para o ensino de ELE. O livro analisado foi o Vitamina A¹, de Berta Sarralde, Eva Casarejos e Mónica López, publicado pela editora SGEL em 2019. Estas combinações léxicas não costumam ser ensinadas ao longo do processo de aprendizagem de ELE, pois, embora os LDs apresentem uma abordagem comunicativa e incorporam as quatro habilidades, o léxico em geral – nele incluídas as colocações – continua a ser apresentado aos alunos de forma secundária. O referencial teórico que fundamenta o trabalho seguiu, principalmente, as proposta de Corpas Pastor (1996) e de Tagnin (2013). A identificação das colocações foi feita pela leitura geral da obra, em um primeiro momento, e, posteriormente, pela leitura das seções em que se indicava claramente um item relativo ao léxico. Os resultados foram organizados em uma análise quantitativa, que permitiu identificar 83 colocações ao longo de seis unidades, e uma análise qualitativa, a partir da qual verificamos a adequação das colocações aos temas e às habilidades propostos para as unidades. Nesse sentido, verificamos que nem sempre as colocações dão conta dos temas tratados e que as habilidades em que mais se verificam colocações são as de compreensão leitora (lee) e de produção oral (habla). Pelos dados, foi possível verificar ainda que o LD é adequado ao nível de aluno ao qual se destina (A1), porém, poderia explorar de forma mais detalhada esse tipo de combinações. Em síntese, a quantidade de colocações identificada sugere que o livro pode ser uma opção adequada para o ensino do léxico nas aulas de ELE.Este trabajo se incluye en el ámbito de Estudios del Léxico, más precisamente en el área de Fraseología, puesto que trata de las prácticas desde la perspectiva de la enseñanza de Español como Lengua Extranjera (ELE). Su principal objetivo es identificar la presencia de colocaciones formadas por Sustantivo + Adjetivo o Adjetivo + Sustantivo en Libros Didácticos (LDs) para la enseñanza de ELE. El libro analizado fue Vitamina A¹, de Berta Sarralde, Eva Casarejos y Mónica López, publicado por la editorial SGEL en 2019. Estas combinaciones léxicas no suelen enseñarse a lo largo del proceso de aprendizaje de ELE, ya que, si bien los LDs presenten un enfoque comunicativo e incorporan las cuatro habilidades, el léxico en general, incluidas las colocaciones, continúa presentándose a los estudiantes de manera secundaria. El marco teórico del trabajo se fundamenta, principalmente, en las propuestas de Corpas Pastor (1996) y Tagnin (2013). La identificación de las colocaciones se realizó mediante la lectura de la obra en general, en un primer momento, y, posteriormente, mediante la lectura de los apartados en los que se indicaba claramente un ítem relacionado con el léxico. Los resultados se organizaron en un análisis cuantitativo, que identificó 83 colocaciones en seis unidades, y un análisis cualitativo, que permitió averiguar la adecuación de las colocaciones a los temas y competencias propuestos para las unidades. En este sentido, verificamos que las colocaciones no siempre cubren los temas tratados y que las habilidades en las que se encuentran más comúnmente las colocaciones son la de comprensión lectora (lee) y las de producción oral (habla). A partir de los datos también es posible concluir que el libro es adecuado para el nivel de alumno al que está destinado (A1); sin embargo, se podría explorar este tipo de combinaciones con más detalle. En resumen, el número de colocaciones identificadas sugiere que el libro puede ser una opción adecuada para enseñar el léxico en las clases de ELE.application/pdfporFraseologiaColocaçãoEnsino de língua estrangeira (espanhol)Livros didaticosFraseologíaColocacionesEspañol como Lengua ExtranjeraLibros DidácticosAs colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137491.pdf.txt001137491.pdf.txtExtracted Texttext/plain86632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235386/2/001137491.pdf.txte238b2f1df1958d16694924a5f13f4d6MD52ORIGINAL001137491.pdfTexto completoapplication/pdf1443934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235386/1/001137491.pdf45ebce28b9b3bd09f0699ccc40510d39MD5110183/2353862022-08-06 04:50:17.52116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
title As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
spellingShingle As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
Passos, Juliana Corrêa dos
Fraseologia
Colocação
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Livros didaticos
Fraseología
Colocaciones
Español como Lengua Extranjera
Libros Didácticos
title_short As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
title_full As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
title_fullStr As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
title_full_unstemmed As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
title_sort As colocações substantivo + adjetivo e adjetivo + substantivo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira : uma análise do livro didático Vitamina A1
author Passos, Juliana Corrêa dos
author_facet Passos, Juliana Corrêa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Juliana Corrêa dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bevilacqua, Cleci Regina
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mogendorff, Ivonne Teresa Jordan de
contributor_str_mv Bevilacqua, Cleci Regina
Mogendorff, Ivonne Teresa Jordan de
dc.subject.por.fl_str_mv Fraseologia
Colocação
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Livros didaticos
topic Fraseologia
Colocação
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Livros didaticos
Fraseología
Colocaciones
Español como Lengua Extranjera
Libros Didácticos
dc.subject.spa.fl_str_mv Fraseología
Colocaciones
Español como Lengua Extranjera
Libros Didácticos
description Este trabalho se insere no âmbito do Estudo do Léxico, mais precisamente na área da Fraseologia, posto que trata das colocações na perspectiva do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Seu principal objetivo centra-se na identificação da presença de colocações formadas por Substantivo + Adjetivo ou Adjetivo + Substantivo nos Livros Didáticos (LDs) para o ensino de ELE. O livro analisado foi o Vitamina A¹, de Berta Sarralde, Eva Casarejos e Mónica López, publicado pela editora SGEL em 2019. Estas combinações léxicas não costumam ser ensinadas ao longo do processo de aprendizagem de ELE, pois, embora os LDs apresentem uma abordagem comunicativa e incorporam as quatro habilidades, o léxico em geral – nele incluídas as colocações – continua a ser apresentado aos alunos de forma secundária. O referencial teórico que fundamenta o trabalho seguiu, principalmente, as proposta de Corpas Pastor (1996) e de Tagnin (2013). A identificação das colocações foi feita pela leitura geral da obra, em um primeiro momento, e, posteriormente, pela leitura das seções em que se indicava claramente um item relativo ao léxico. Os resultados foram organizados em uma análise quantitativa, que permitiu identificar 83 colocações ao longo de seis unidades, e uma análise qualitativa, a partir da qual verificamos a adequação das colocações aos temas e às habilidades propostos para as unidades. Nesse sentido, verificamos que nem sempre as colocações dão conta dos temas tratados e que as habilidades em que mais se verificam colocações são as de compreensão leitora (lee) e de produção oral (habla). Pelos dados, foi possível verificar ainda que o LD é adequado ao nível de aluno ao qual se destina (A1), porém, poderia explorar de forma mais detalhada esse tipo de combinações. Em síntese, a quantidade de colocações identificada sugere que o livro pode ser uma opção adequada para o ensino do léxico nas aulas de ELE.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-19T04:42:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137491
url http://hdl.handle.net/10183/235386
identifier_str_mv 001137491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235386/2/001137491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235386/1/001137491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e238b2f1df1958d16694924a5f13f4d6
45ebce28b9b3bd09f0699ccc40510d39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447298957639680