A Feira de Matemática como possibilidade para uma Práxis Educativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252619 |
Resumo: | A Feira de Matemática (FMat) acontece no estado de Santa Catarina, desde 1985. Nesses quase quarenta anos de história, ela se consolidou no referido estado e recentemente tem se expandido para outros, inclusive com edições em nível nacional. A FMat foi o objeto de estudo desta tese, na qual, a partir de uma abordagem de investigação qualitativa, objetivamos compreender as denúncias e anúncios interpretadas nas falas de estudantes expositores(as) de uma Feira Regional de Matemática. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 13 estudantes expositores(as) da Feira Regional de Matemática de Rio do Sul – SC. A análise das entrevistas teve como aporte teórico o legado de Paulo Freire, principalmente no que se refere às ideias de práxis e de diálogo, e dela emergiram duas grandes categorias. A primeira descreve o processo de constituição do trabalho, que é abordado com base em cinco subcategorias, assim intituladas: a) sobre a decisão de participar da FMat e a escolha do tema a ser estudado; b) sobre as atividades desenvolvidas; c) sobre a relação educador(a)-educandos(as); d) sobre a escolha dos(as) expositores(as); e) e sobre o que se manifesta nos(as) estudantes expositores(as). A segunda categoria diz respeito ao(s) dia(s) da exposição, explorada por meio de duas subcategorias emergentes: a) espaço e tempo para compartilhamento e aprendizagens; b) espaço e tempo para avaliação. Ao considerar o objetivo proposto, o movimento de denunciar e anunciar perpassa cada uma das categorias e subcategorias. De modo geral, as denúncias revelam um fetiche pela aplicabilidade dos conteúdos matemáticos e a manutenção dos discursos meritocráticos. No que tange aos anúncios, percebeu-se a matemática como ferramenta para compreender o tema/problema estudado, o diálogo e a comunicação como postura assumida pelos(as) envolvidos(as) na e com a FMat, a avaliação como problematizadora, e o respeito ao apreender com o(a) outro(a). Com isso, defendemos que a FMat é potencial para a promoção de uma Práxis Educativa autêntica, que consiste num processo permeado pelo diálogo, com o qual os movimentos de ação e reflexão dos sujeitos envolvidos se dão dialeticamente. |
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A Feira de Matemática como possibilidade para uma Práxis EducativaThe Mathematics Fair as a possibility for an Educational PraxisMovimento em rede da Feira de MatemáticaEducação básicaEducação matemáticaDiálogoAnúncioDenúnciaBasic educationMathematics educationDialogueAnnouncementDenunciationA Feira de Matemática (FMat) acontece no estado de Santa Catarina, desde 1985. Nesses quase quarenta anos de história, ela se consolidou no referido estado e recentemente tem se expandido para outros, inclusive com edições em nível nacional. A FMat foi o objeto de estudo desta tese, na qual, a partir de uma abordagem de investigação qualitativa, objetivamos compreender as denúncias e anúncios interpretadas nas falas de estudantes expositores(as) de uma Feira Regional de Matemática. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 13 estudantes expositores(as) da Feira Regional de Matemática de Rio do Sul – SC. A análise das entrevistas teve como aporte teórico o legado de Paulo Freire, principalmente no que se refere às ideias de práxis e de diálogo, e dela emergiram duas grandes categorias. A primeira descreve o processo de constituição do trabalho, que é abordado com base em cinco subcategorias, assim intituladas: a) sobre a decisão de participar da FMat e a escolha do tema a ser estudado; b) sobre as atividades desenvolvidas; c) sobre a relação educador(a)-educandos(as); d) sobre a escolha dos(as) expositores(as); e) e sobre o que se manifesta nos(as) estudantes expositores(as). A segunda categoria diz respeito ao(s) dia(s) da exposição, explorada por meio de duas subcategorias emergentes: a) espaço e tempo para compartilhamento e aprendizagens; b) espaço e tempo para avaliação. Ao considerar o objetivo proposto, o movimento de denunciar e anunciar perpassa cada uma das categorias e subcategorias. De modo geral, as denúncias revelam um fetiche pela aplicabilidade dos conteúdos matemáticos e a manutenção dos discursos meritocráticos. No que tange aos anúncios, percebeu-se a matemática como ferramenta para compreender o tema/problema estudado, o diálogo e a comunicação como postura assumida pelos(as) envolvidos(as) na e com a FMat, a avaliação como problematizadora, e o respeito ao apreender com o(a) outro(a). Com isso, defendemos que a FMat é potencial para a promoção de uma Práxis Educativa autêntica, que consiste num processo permeado pelo diálogo, com o qual os movimentos de ação e reflexão dos sujeitos envolvidos se dão dialeticamente.The Mathematics Fair (FMat) has been taking place in the state of Santa Catarina since 1985. In its almost forty years of history, it has been consolidated in that state and has recently expanded to others, including editions at a national level. FMat was the object of study of this thesis, in which, using a qualitative research approach, we aimed to identify and understand complaints and announcements in the speeches of student exhibitors at a Regional Mathematics Fair. To this end, interviews were carried out with 13 student exhibitors at the Feira Regional de Matemática de Rio do Sul – SC. The analysis of the interviews had Paulo Freire's legacy as a theoretical contribution, mainly with regard to the ideas of praxis and dialogue, and two large categories emerged from it. The first describes the process of constituting the work, which is approached based on five subcategories, entitled: a) on the decision to participate in FMat and the choice of the topic to be studied; b) about the activities carried out; c) about the educator-student relationship; d) on the choice of exhibitors; e) and what is expressed in the student exhibitors. The second category concerns the day(s) of the exhibition, explored through two emerging subcategories: a) space and time for sharing and learning; b) space and time for evaluation. When considering the proposed objective, the movement of reporting and announcing permeates each of the categories and subcategories. In general, the complaints reveal a fetish for the applicability of mathematical content and the maintenance of meritocratic discourses. Regarding the advertisements, mathematics was perceived as a tool to understand the topic/problem studied, dialogue and communication as a stance taken by those involved in and with FMat, evaluation as problematizing, and the respect when learning from others. With this, we argue that FMat has potential for promoting an authentic educational praxis, which consists of a process permeated by dialogue, with which the movements of action and reflection of the subjects involved occur dialectically.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]Zabel, Marília2024-01-11T12:34:42Z2024-01-11T12:34:42Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T14:26:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252619Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:56:23.790501Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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