A categoria de atividade e o desenvolvimento do pensamento segundo a abordagem histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Maria Silvia Rosa [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91292
Resumo: O presente trabalho de dissertação tem origem nos estudos dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem dentro da perspectiva teórica construtivista, início da caminhada científica e pedagógica da autora. A prática pedagógica suscitou a busca de um novo referencial teórico, que abrangesse a diversidade encontrada nas salas de aula, assim como o descompasso entre o trabalho escolar e a motivação dos alunos no processo de aprender. O encontro com a teoria histórico-cultural, com seus pressupostos no materialismo histórico-dialético, possibilitou uma nova compreensão dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem, assim como uma redefinição do papel da educação. Por meio de revisão bibliográfica, a presente pesquisa tem por objetivo compreender como, dentro do processo de desenvolvimento da criança, se formam os interesses e as necessidades, como se estrutura a atividade humana e quais são as suas implicações pedagógicas para a constituição do pensamento intelectual, voltado para a apropriação dos conceitos presentes na cultura. O estudo do referencial marxista revelou a importância da atividade de trabalho para a formação das funções especificamente humanas. A partir do estudo principalmente dos autores Vygotsky, Leontiev e Davidov, e dentre tantas categorias importantes na teoria histórico-cultural, a categoria de atividade se destacou, ressaltando a importância do trabalho intencional do educador ao propiciar à criança atividades onde o motivo e o produto da ação sejam coincidentes, ambos satisfazendo necessidades da criança, que por sua vez são constituídas por meio das suas relações sociais.
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