Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izidoro, Ianca Caroline Mota
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250131
Resumo: Neste trabalho buscamos, através da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, apresentar uma proposta com tarefas, para os anos iniciais do ensino fundamental, em que se busca explorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A leitura de autores que defendem e escrevem sobre esse assunto permitiu entender a relevância de explorar o pensamento algébrico desde os anos iniciais, compreendendo que abordar este tema nos primeiros anos, conforme sua continuidade nos anos que se sucederem, favorecerá o aprendizado por parte dos alunos, e neste trabalho, nosso objetivo é propor a abordagem de temas que permeiam a vida cotidiana dos alunos para tal exploração. Como se entende, a falta de preparação e introdução deste assunto nos anos iniciais causa dificuldade de compreensão da álgebra escolar quando tratada de modo mais direto nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho com o ensino de matemática nos anos iniciais pode contribuir para que tais dificuldades sejam superadas sem que isso signifique “antecipar conteúdos”, como se pretende mostrar com a proposta.
id UNSP_059e8589ce9dfea6bb0cd6037e277a83
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250131
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino FundamentalExplorations for the development of algebraic thinking in the early years of elementary schoolEnsino de matemáticaPensamento algébricoAnos iniciaisMaths teachingAlgebraic thinkingEarly yearsNeste trabalho buscamos, através da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, apresentar uma proposta com tarefas, para os anos iniciais do ensino fundamental, em que se busca explorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A leitura de autores que defendem e escrevem sobre esse assunto permitiu entender a relevância de explorar o pensamento algébrico desde os anos iniciais, compreendendo que abordar este tema nos primeiros anos, conforme sua continuidade nos anos que se sucederem, favorecerá o aprendizado por parte dos alunos, e neste trabalho, nosso objetivo é propor a abordagem de temas que permeiam a vida cotidiana dos alunos para tal exploração. Como se entende, a falta de preparação e introdução deste assunto nos anos iniciais causa dificuldade de compreensão da álgebra escolar quando tratada de modo mais direto nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho com o ensino de matemática nos anos iniciais pode contribuir para que tais dificuldades sejam superadas sem que isso signifique “antecipar conteúdos”, como se pretende mostrar com a proposta.The aim of this present study is by means of a qualitative research, on a phenomenological approach, to present activities that explore the algebraic thinking of the students from the early years of Elementary School. The theoretical basis, according to the authors who write about this subject, lead to an understanding of the importance to explore the algebraic thinking on Elementary school students. Comprehending that once this subject is presented on the early years and continuing on the following years will provide to the students further support. Our principal aim, on this present study, is to propose an approach to explore Algebraic thinking based on the student’s daily experiences. It is noticeable, throughout the school years, that the lack of preparation and introduction of this topic on the early years, can cause future comprehension problems, when it is studied with more complexity on the late years of Elementary School and High School. Thus working with mathematics on the early years can contribute to overcome difficulties, without meaning “subject anticipation” as its intended on this proposal.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Izidoro, Ianca Caroline Mota2023-08-03T19:52:16Z2023-08-03T19:52:16Z2023-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:07:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250131Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:39.074214Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Explorations for the development of algebraic thinking in the early years of elementary school
title Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Izidoro, Ianca Caroline Mota
Ensino de matemática
Pensamento algébrico
Anos iniciais
Maths teaching
Algebraic thinking
Early years
title_short Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Izidoro, Ianca Caroline Mota
author_facet Izidoro, Ianca Caroline Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Izidoro, Ianca Caroline Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Pensamento algébrico
Anos iniciais
Maths teaching
Algebraic thinking
Early years
topic Ensino de matemática
Pensamento algébrico
Anos iniciais
Maths teaching
Algebraic thinking
Early years
description Neste trabalho buscamos, através da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, apresentar uma proposta com tarefas, para os anos iniciais do ensino fundamental, em que se busca explorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A leitura de autores que defendem e escrevem sobre esse assunto permitiu entender a relevância de explorar o pensamento algébrico desde os anos iniciais, compreendendo que abordar este tema nos primeiros anos, conforme sua continuidade nos anos que se sucederem, favorecerá o aprendizado por parte dos alunos, e neste trabalho, nosso objetivo é propor a abordagem de temas que permeiam a vida cotidiana dos alunos para tal exploração. Como se entende, a falta de preparação e introdução deste assunto nos anos iniciais causa dificuldade de compreensão da álgebra escolar quando tratada de modo mais direto nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho com o ensino de matemática nos anos iniciais pode contribuir para que tais dificuldades sejam superadas sem que isso signifique “antecipar conteúdos”, como se pretende mostrar com a proposta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03T19:52:16Z
2023-08-03T19:52:16Z
2023-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250131
url http://hdl.handle.net/11449/250131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128252230762497