Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kamilla Lima da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250418
Resumo: A presente pesquisa propõe, a partir de escritos autobiográficos efetivados pela professora em formação – autora –, analisar a literatura nos espaços da escola – escolas por onde andou – mas também fora dela, e sua importância para o campo da Educação. Propõe, como objetivo central, compreender como os espaços para o desenvolvimento da literatura podem influenciar no trabalho literário e sua formação para o ensino das crianças. Como metodologia, fundamenta-se na abordagem de pesquisa autobiográfica destacando a observação, como meio de buscar, pela memória, os processos de aprendizagem da e pela literatura, pela autora, relatando, registrando, auscultando a própria experiência de leitura. Somada à autobiografia, também se realiza breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, para compor o corpus do trabalho. Depreendem-se, da perspectiva autobiográfica, sentidos outros para repensar metodologias para o ensino de literatura infantil na escola.
id UNSP_05f275e2f50c79f28857efa5109d380d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250418
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escolaMy literary memories: clues for studies on teaching reading and literature at schoolLiteratura infantilExperiência de leituraEscritos autobiográficosFormação de professoresA presente pesquisa propõe, a partir de escritos autobiográficos efetivados pela professora em formação – autora –, analisar a literatura nos espaços da escola – escolas por onde andou – mas também fora dela, e sua importância para o campo da Educação. Propõe, como objetivo central, compreender como os espaços para o desenvolvimento da literatura podem influenciar no trabalho literário e sua formação para o ensino das crianças. Como metodologia, fundamenta-se na abordagem de pesquisa autobiográfica destacando a observação, como meio de buscar, pela memória, os processos de aprendizagem da e pela literatura, pela autora, relatando, registrando, auscultando a própria experiência de leitura. Somada à autobiografia, também se realiza breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, para compor o corpus do trabalho. Depreendem-se, da perspectiva autobiográfica, sentidos outros para repensar metodologias para o ensino de literatura infantil na escola.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]Silva, Kamilla Lima da2023-08-23T12:00:57Z2023-08-23T12:00:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:17:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:05.619072Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
My literary memories: clues for studies on teaching reading and literature at school
title Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
spellingShingle Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
Silva, Kamilla Lima da
Literatura infantil
Experiência de leitura
Escritos autobiográficos
Formação de professores
title_short Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
title_full Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
title_fullStr Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
title_full_unstemmed Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
title_sort Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
author Silva, Kamilla Lima da
author_facet Silva, Kamilla Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kamilla Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Experiência de leitura
Escritos autobiográficos
Formação de professores
topic Literatura infantil
Experiência de leitura
Escritos autobiográficos
Formação de professores
description A presente pesquisa propõe, a partir de escritos autobiográficos efetivados pela professora em formação – autora –, analisar a literatura nos espaços da escola – escolas por onde andou – mas também fora dela, e sua importância para o campo da Educação. Propõe, como objetivo central, compreender como os espaços para o desenvolvimento da literatura podem influenciar no trabalho literário e sua formação para o ensino das crianças. Como metodologia, fundamenta-se na abordagem de pesquisa autobiográfica destacando a observação, como meio de buscar, pela memória, os processos de aprendizagem da e pela literatura, pela autora, relatando, registrando, auscultando a própria experiência de leitura. Somada à autobiografia, também se realiza breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, para compor o corpus do trabalho. Depreendem-se, da perspectiva autobiográfica, sentidos outros para repensar metodologias para o ensino de literatura infantil na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-08-23T12:00:57Z
2023-08-23T12:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250418
url http://hdl.handle.net/11449/250418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129113491243008