Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250418 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe, a partir de escritos autobiográficos efetivados pela professora em formação – autora –, analisar a literatura nos espaços da escola – escolas por onde andou – mas também fora dela, e sua importância para o campo da Educação. Propõe, como objetivo central, compreender como os espaços para o desenvolvimento da literatura podem influenciar no trabalho literário e sua formação para o ensino das crianças. Como metodologia, fundamenta-se na abordagem de pesquisa autobiográfica destacando a observação, como meio de buscar, pela memória, os processos de aprendizagem da e pela literatura, pela autora, relatando, registrando, auscultando a própria experiência de leitura. Somada à autobiografia, também se realiza breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, para compor o corpus do trabalho. Depreendem-se, da perspectiva autobiográfica, sentidos outros para repensar metodologias para o ensino de literatura infantil na escola. |
id |
UNSP_05f275e2f50c79f28857efa5109d380d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250418 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escolaMy literary memories: clues for studies on teaching reading and literature at schoolLiteratura infantilExperiência de leituraEscritos autobiográficosFormação de professoresA presente pesquisa propõe, a partir de escritos autobiográficos efetivados pela professora em formação – autora –, analisar a literatura nos espaços da escola – escolas por onde andou – mas também fora dela, e sua importância para o campo da Educação. Propõe, como objetivo central, compreender como os espaços para o desenvolvimento da literatura podem influenciar no trabalho literário e sua formação para o ensino das crianças. Como metodologia, fundamenta-se na abordagem de pesquisa autobiográfica destacando a observação, como meio de buscar, pela memória, os processos de aprendizagem da e pela literatura, pela autora, relatando, registrando, auscultando a própria experiência de leitura. Somada à autobiografia, também se realiza breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, para compor o corpus do trabalho. Depreendem-se, da perspectiva autobiográfica, sentidos outros para repensar metodologias para o ensino de literatura infantil na escola.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]Silva, Kamilla Lima da2023-08-23T12:00:57Z2023-08-23T12:00:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:17:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:05.619072Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola My literary memories: clues for studies on teaching reading and literature at school |
title |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola |
spellingShingle |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola Silva, Kamilla Lima da Literatura infantil Experiência de leitura Escritos autobiográficos Formação de professores |
title_short |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola |
title_full |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola |
title_fullStr |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola |
title_full_unstemmed |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola |
title_sort |
Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola |
author |
Silva, Kamilla Lima da |
author_facet |
Silva, Kamilla Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) Souza, Carolina Gonçalves [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kamilla Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Experiência de leitura Escritos autobiográficos Formação de professores |
topic |
Literatura infantil Experiência de leitura Escritos autobiográficos Formação de professores |
description |
A presente pesquisa propõe, a partir de escritos autobiográficos efetivados pela professora em formação – autora –, analisar a literatura nos espaços da escola – escolas por onde andou – mas também fora dela, e sua importância para o campo da Educação. Propõe, como objetivo central, compreender como os espaços para o desenvolvimento da literatura podem influenciar no trabalho literário e sua formação para o ensino das crianças. Como metodologia, fundamenta-se na abordagem de pesquisa autobiográfica destacando a observação, como meio de buscar, pela memória, os processos de aprendizagem da e pela literatura, pela autora, relatando, registrando, auscultando a própria experiência de leitura. Somada à autobiografia, também se realiza breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, para compor o corpus do trabalho. Depreendem-se, da perspectiva autobiográfica, sentidos outros para repensar metodologias para o ensino de literatura infantil na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-08-23T12:00:57Z 2023-08-23T12:00:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250418 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129113491243008 |