Histórias de leitura literária de professoras da Educação Infantil e a mediação do encontro entre as crianças e a literatura
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39110 |
Resumo: | O objetivo principal desse trabalho foi conhecer as práticas de leitura literária vivenciadas por professoras de Educação Infantil, analisando possíveis relações entre essas práticas e os modos como elas conduzem o encontro das crianças com a literatura. Com essa intenção, traçamos os seguintes objetivos específicos (i) Conhecer práticas de leitura literária na história de vida das professoras, levando em consideração as esferas pessoal, escolar, acadêmica e profissional; (ii) Mapear espaços/materiais de leitura, gêneros literários bem como os sujeitos que medeiam/mediaram a formação leitora desse grupo de professoras; (iii) Estabelecer relações entre a história de leitura das professoras e as práticas de mediação de leitura literária que elas dizem conduzir com seu grupo de crianças; (iv) Explorar a percepção das docentes sobre as relações entre as práticas de leitura literária que vivenciaram/vivenciam e as formas como medeiam o encontro das crianças com o universo literário. A metodologia da pesquisa envolveu, primeiramente, a produção de narrativas autobiográficas nas modalidades escrita e oral por duas professoras da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes (PE). Considerando o papel formativo dessa abordagem e a não dissociação do professor de sua pessoa (NÓVOA, 1992; 1997), na segunda parte da pesquisa, as docentes foram solicitadas a reler trechos das transcrições de suas narrativas sendo instigadas a refletir sobre possíveis relações entre suas histórias de leitura e as práticas de mediação de leitura literária vivenciadas com as crianças. O referencial teórico que orientou a análise dos dados produzidos abordou temas como o papel humanizador da literatura (CANDIDO, 2004; LÓPEZ, 2016), a formação do leitor (REYES, 2010; PETIT, 2009, 2013), o letramento literário (COSSON, 2014) e práticas de mediação de leitura literária na Educação Infantil (BRANDÃO; ROSA, 2010a, 2010b; GUIMARÃES 2011; HAMPEL, 2016). A análise revelou que as professoras apresentaram trajetórias pessoais de leitura literária muito parecidas. Assim, vimos que as vivências na família e comunidade foram marcadas pelas contação de histórias, histórias bíblicas, lendas, repentes, cantigas de roda, sendo predominante o contato com a literatura na modalidade oral. No período de escolarização e profissionalização destacaram-se as leituras escolares e a leitura de clássicos da literatura brasileira. Constatamos ainda que os cursos de formação para o magistério deram a ambas poucas oportunidades de acesso à leitura literária, principalmente no que se refere aos livros de literatura infantil. Por outro lado, a aproximação com a prática, o contato com professoras mais experientes e a participação em formações continuadas apareceram como elementos importantes na construção da identidade das professoras como mediadoras de leitura literária na Educação Infantil. Considerando as práticas de mediação de leitura que elas dizem realizar com seus grupos de crianças, vimos que algumas experiências que fizeram parte de sua história de leitura, por exemplo, a leitura deleite e as rodas de história e conversa, são retomadas com as crianças. Porém, as professoras também inovam com a proposição de projetos de leitura mais amplos envolvendo as crianças e suas famílias. No processo de autoconfrontação com as narrativas que produziram, as docentes estabeleceram relações entre suas trajetórias pessoais como leitoras e o trabalho de mediadoras de leitura que realizam na Educação Infantil. Dessa forma, se reafirmaram como leitoras e refletiram sobre seus processos de formação pessoal e profissional, reforçando o caráter formativo da abordagem metodológica adotada. Por fim, o estudo aponta a necessidade de pesquisas e espaços formativos que possibilitem às professoras atuarem como protagonistas no percurso de investigação e reflexão sobre sua prática de mediação de leitura com as crianças. |
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BEZERRA, Ana Raquel da Rochahttp://lattes.cnpq.br/1474641980191128http://lattes.cnpq.br/6442152442379368BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves2021-01-22T16:11:59Z2021-01-22T16:11:59Z2020-10-16BEZERRA, Ana Raquel da Rocha. Histórias de leitura literária de professoras da Educação Infantil e a mediação do encontro entre as crianças e a literatura. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39110ark:/64986/00130000055qmO objetivo principal desse trabalho foi conhecer as práticas de leitura literária vivenciadas por professoras de Educação Infantil, analisando possíveis relações entre essas práticas e os modos como elas conduzem o encontro das crianças com a literatura. Com essa intenção, traçamos os seguintes objetivos específicos (i) Conhecer práticas de leitura literária na história de vida das professoras, levando em consideração as esferas pessoal, escolar, acadêmica e profissional; (ii) Mapear espaços/materiais de leitura, gêneros literários bem como os sujeitos que medeiam/mediaram a formação leitora desse grupo de professoras; (iii) Estabelecer relações entre a história de leitura das professoras e as práticas de mediação de leitura literária que elas dizem conduzir com seu grupo de crianças; (iv) Explorar a percepção das docentes sobre as relações entre as práticas de leitura literária que vivenciaram/vivenciam e as formas como medeiam o encontro das crianças com o universo literário. A metodologia da pesquisa envolveu, primeiramente, a produção de narrativas autobiográficas nas modalidades escrita e oral por duas professoras da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes (PE). 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Por fim, o estudo aponta a necessidade de pesquisas e espaços formativos que possibilitem às professoras atuarem como protagonistas no percurso de investigação e reflexão sobre sua prática de mediação de leitura com as crianças.FACEPEThe main objective of this work was to have knowledge of literary reading practices experienced by of Early Childhood Education teachers, analyzing possible relationships with the ways in which they conduct children's encounter with literature. With this intention, we set out the following specific objectives:(i) To know literary reading practices in the teachers' life history, taking into account the personal, school, academic and professional spheres; (ii) To map reading spaces/materials, literary genres as well as the subjects who mediate/mediated the reading formation of this group of teachers; (iii) To establish relationships between the teachers' reading history and the practices of literary reading mediation they claim to do with their group of children; (iv) To explore the teachers' perception of the relationships between literary reading practices they have experienced and the ways they mediate children's encounter with the literary universe. The methodology of the research involved, firstly, the production of autobiographical narratives in written and oral modalities by two teachers from the municipal network of Jaboatão dos Guararapes (PE). Considering the formative role of this approach and the non dissociation of the teacher from his or her person (NÓVOA, 1992; 1997), in the second part of the research, the teachers were asked to reread excerpts from the transcriptions of their narratives and were encouraged to reflect on possible relationships between their reading histories and the practices of literary reading mediation experienced with children. The theoretical framework that guided the analysis of the data addressed topics such as the humanizing role of literature (CANDIDO, 2004; LÓPEZ, 2016), the formation of the reader (REYES, 2010; PETIT, 2009, 2013), literary literacy (COSSON, 2014) and literary reading mediation practices in Early Childhood Education (BRANDÃO; ROSA, 2010a, 2010b; GUIMARÃES 2011; HAMPEL, 2016). The analysis revealed that the teachers had very similar personal trajectories of literary reading. Thus, we saw that the experiences in the family and community are marked by storytelling, biblical stories, legends, “repentes”, nursery rhymes songs and oral literature at most. In the period of schooling and professionalization, the school readings and the reading of classics from Brazilian literature stood out. We also found that in service teacher training have given both teachers little opportunities to access literary reading, especially with regard to children's literature books. On the other hand, the familiarity with teaching practices, the contact with more experienced teachers and the participation in continuing education appeared as important elements in the construction of the teachers' identity as mediators of literary reading in Early Childhood Education. Considering the reading mediation practices they claim to carry out with their groups of children, we have seen that some experiences which have been part of their reading history, for example, pleasure reading and the story circles and talk, are taken up again with the children. However, teachers also innovate by proposing broader reading projects involving children and their families. In the process of self-confrontation with the narratives they have produced, teachers established relationships between their personal trajectories as readers and the work of reading mediators they carry out in Early Childhood Education. In this way, they reaffirmed themselves as readers and reflected on their processes of personal and professional formation, reinforcing the formative character of the methodological approach adopted. Finally, the study points out the need for research and training spaces that enable teachers to act as protagonists in the journey of investigation and reflection on their practices of reading mediation with children.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação infantilNarrativas autobiográficasMediação de leituraUFPE – Pós-graduaçãoHistórias de leitura literária de professoras da Educação Infantil e a mediação do encontro entre as crianças e a literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Raquel da Rocha Bezerra.pdfDISSERTAÇÃO Ana Raquel da Rocha Bezerra.pdfapplication/pdf1714579https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39110/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Raquel%20da%20Rocha%20Bezerra.pdf4d4005dacd9c1a9f131978bfd5d60848MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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