As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115750
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar as relações existentes entre as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Pedagogia da FCL/Ar - UNESP (Editais 2009 e 2011) e o preparo prático de futuros professores para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Na perspectiva deste trabalho compreende-se o preparo prático como uma etapa contínua na formação inicial que visa à aproximação do futuro professor com o conjunto de ações que ele desenvolverá ao longo do trabalho docente. Etapa essa cumprida prioritariamente in loco; caracterizada pelo provimento de condições favoráveis à constituição de práticas didáticas que se configurem por usos metodológicos e partilha de competências; e cujos objetivos são intencionalmente projetados para despertar nos licenciandos a capacidade de planejar, executar e avaliar atividades em sala de aula que promovam o ensino e a aprendizagem. Autores como Gauthier, Gimeno e Marcelo contribuíram para fundamentar a noção de preparo prático concebida, bem como para interpretar conceitualmente os dados obtidos ao longo da investigação. O percurso metodológico baseou-se em procedimentos alinhados à abordagem qualitativa de natureza empírica. Desse modo, o trabalho estruturou-se mediante consulta a fontes documentais que tratam do PIBID e dos subprojetos investigados, e coleta de dados via registros de Relatórios e entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com oito bolsistas e três professoras supervisoras. Os dados levantados foram organizados em eixos e sub-eixos de análise que emergiram da codificação das informações provenientes da transcrição das entrevistas e sistematização dos registros escritos, conforme orientações de Bardin (2011). O primeiro eixo tratou de apresentar as principais ações realizadas pelas bolsistas no âmbito da universidade e do interior e exterior das salas de aula ...
id UNSP_060bf1ee134be71b3cb66819413b9d3b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115750
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamentalEducaçãoEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino fundamentalTeachers, Training ofEste estudo teve por objetivo analisar as relações existentes entre as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Pedagogia da FCL/Ar - UNESP (Editais 2009 e 2011) e o preparo prático de futuros professores para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Na perspectiva deste trabalho compreende-se o preparo prático como uma etapa contínua na formação inicial que visa à aproximação do futuro professor com o conjunto de ações que ele desenvolverá ao longo do trabalho docente. Etapa essa cumprida prioritariamente in loco; caracterizada pelo provimento de condições favoráveis à constituição de práticas didáticas que se configurem por usos metodológicos e partilha de competências; e cujos objetivos são intencionalmente projetados para despertar nos licenciandos a capacidade de planejar, executar e avaliar atividades em sala de aula que promovam o ensino e a aprendizagem. Autores como Gauthier, Gimeno e Marcelo contribuíram para fundamentar a noção de preparo prático concebida, bem como para interpretar conceitualmente os dados obtidos ao longo da investigação. O percurso metodológico baseou-se em procedimentos alinhados à abordagem qualitativa de natureza empírica. Desse modo, o trabalho estruturou-se mediante consulta a fontes documentais que tratam do PIBID e dos subprojetos investigados, e coleta de dados via registros de Relatórios e entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com oito bolsistas e três professoras supervisoras. Os dados levantados foram organizados em eixos e sub-eixos de análise que emergiram da codificação das informações provenientes da transcrição das entrevistas e sistematização dos registros escritos, conforme orientações de Bardin (2011). O primeiro eixo tratou de apresentar as principais ações realizadas pelas bolsistas no âmbito da universidade e do interior e exterior das salas de aula ...This study aimed to analyze the relations between the actions of the Institutional Program of Scholarship to Teaching Initiation - PIBID of Pedagogy course of FCL/Ar - UNESP (Edicts 2009 and 2011) and the practical preparation of future teachers to teaching exercise in the initial years of elementary school. In the perspective of this study understands the practical preparation as a continuing stage in the initial training which aims to approach the future teacher with the set of actions that it develop over teaching. This stage is accomplished primarily in loco; characterized by providing of favorable conditions for the establishment of didactical practices that are configured by methodological uses and share of competencies; and whose objectives are intentionally designed to awaken in the licensees the capacity to plan, execute and evaluate activities in the classroom that promote the teaching and learning. Authors like Gauthier, Gimeno and Marcelo contributed to substantiate the notion of practical preparation designed as well as conceptually interpreting the data obtained throughout the investigation. The methodological course was based on procedures aligned to the qualitative approach of empirical nature. In this way, the study was structured by consultation of documentary sources dealing PIBID and subprojects investigated, and data collection through records of Reports and individual semi-structured interviews with eight scholars and three supervisory teachers. Data were organized into axes and sub-axes of analysis that emerged from coding the information from the interview transcript and systematization of written records, according to guidelines of Bardin (2011). The first axis dealt with present the main actions carried out by scholars within the university and the inside and outside of the classroom, and the second, to analyze them from the concept of practical preparation outlined. The results confirmed the initial hypothesis ...Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guarnieri, Maria Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de [UNESP]2015-03-03T11:52:31Z2015-03-03T11:52:31Z2014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 f. : il. color.application/pdfSOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de. As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115750000809893000809893.pdf33004030079P21819120734152701Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:49:19.021268Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de [UNESP]
Educação
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Teachers, Training of
title_short As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
author Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de [UNESP]
author_facet Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guarnieri, Maria Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nathália Cristina Amorim Tamaio de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Teachers, Training of
topic Educação
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Teachers, Training of
description Este estudo teve por objetivo analisar as relações existentes entre as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Pedagogia da FCL/Ar - UNESP (Editais 2009 e 2011) e o preparo prático de futuros professores para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Na perspectiva deste trabalho compreende-se o preparo prático como uma etapa contínua na formação inicial que visa à aproximação do futuro professor com o conjunto de ações que ele desenvolverá ao longo do trabalho docente. Etapa essa cumprida prioritariamente in loco; caracterizada pelo provimento de condições favoráveis à constituição de práticas didáticas que se configurem por usos metodológicos e partilha de competências; e cujos objetivos são intencionalmente projetados para despertar nos licenciandos a capacidade de planejar, executar e avaliar atividades em sala de aula que promovam o ensino e a aprendizagem. Autores como Gauthier, Gimeno e Marcelo contribuíram para fundamentar a noção de preparo prático concebida, bem como para interpretar conceitualmente os dados obtidos ao longo da investigação. O percurso metodológico baseou-se em procedimentos alinhados à abordagem qualitativa de natureza empírica. Desse modo, o trabalho estruturou-se mediante consulta a fontes documentais que tratam do PIBID e dos subprojetos investigados, e coleta de dados via registros de Relatórios e entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com oito bolsistas e três professoras supervisoras. Os dados levantados foram organizados em eixos e sub-eixos de análise que emergiram da codificação das informações provenientes da transcrição das entrevistas e sistematização dos registros escritos, conforme orientações de Bardin (2011). O primeiro eixo tratou de apresentar as principais ações realizadas pelas bolsistas no âmbito da universidade e do interior e exterior das salas de aula ...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
2015-03-03T11:52:31Z
2015-03-03T11:52:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de. As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115750
000809893
000809893.pdf
33004030079P2
1819120734152701
identifier_str_mv SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de. As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809893
000809893.pdf
33004030079P2
1819120734152701
url http://hdl.handle.net/11449/115750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129123589029888