O ato de viver ético do professor na escola da infância: as relações, a palavra alteritária e o desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244074 |
Resumo: | O professor da infância tem um papel imprescindível no processo de humanização das crianças, principalmente na primeira infância (1 a 3 anos), momento no qual as bases de suas capacidades intelectuais e afetivas estão em pleno desenvolvimento. A escola da infância, por sua vez, torna-se um ambiente propício para ofertar a essas crianças uma humanização, constituída na vida e para a vida, estabelecendo assim, relações de aprendizado à luz de teoria e práticas que vão ao encontro de suas reais necessidades. Para isso, é preciso que o professor se posicione, exerça o seu ato ético, ato responsável em favor de uma educação humanizadora na escola da infância e, especialmente, para com as crianças, considerando-as como sujeitos ativos no processo de sua aprendizagem, mediante a apropriação da riqueza cultural da humanidade. A pesquisa materializada nesta Dissertação teve como sujeitos a professora e as crianças de sua turma, um maternal I, crianças entre 2 e 3 anos de uma sala de educação infantil de uma escola particular do município de Marília/SP e faz parte dos estudos alicerçados por meio de atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) e também no Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância (CEPLLI), ambos vinculados à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, SP. Assim, a pesquisa teve como objetivo compreender o papel do ato de viver ético do professor na escola da infância, focalizando as relações e nelas a palavra alteritária para o desenvolvimento humano em cada criança e para si mesma. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem metodológica pautada na heterociência advinda dos estudos da Filosofia da Linguagem como linha teórica - base do percurso de toda a pesquisa - tendo como instrumento interpretativo e narrativo as mini-histórias materializadas por meio de rapsódias escritas advindas do contexto de construção de dados da pesquisa. Este estudo ancorou-se em produções científicas de filósofos do início do século XX, mais precisamente na contribuição de Bakhtin e Volóchinov. As ações desenvolvidas para a efetividade dos estudos envolveram revisão de literatura e posterior cotejo de trabalhos acadêmicos reunidos e suas contribuições para a temática, assim como, também, acervo pessoal e dos grupos de pesquisa em relação à Filosofia da linguagem e da Teoria Histórico-Cultural. Tais ações perspectivaram ampliação da compreensão de aspectos do desenvolvimento infantil e do papel docente. Em acréscimo, foram eleitas produções textuais relativas à perspectiva malaguzziana de Reggio Emilia como suporte para o entendimento da escola da infância. De modo geral, os estudos indicaram a relevância do ato responsável e responsivo da professora como base primordial para fortalecer e impulsionar a humanização das crianças. As escolhas e os posicionamentos feitos por ela podem ou não transformar a escola da infância em um espaço desenvolvente, ativo e afetivo. Para isso é preciso que a professora se posicione, faça valer o seu ato de viver ético, a sua palavra e assim, transformar a educação; quando isso acontece, ela também transforma a si mesmo. |
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O ato de viver ético do professor na escola da infância: as relações, a palavra alteritária e o desenvolvimento humanoThe act of ethical living of the teacher in childhood school: relationships, the world alteritary and human developmentEducação infantilAto ético do professorHumanização das criançasAlteridadeEducationKindergartenEthical living act of the teacherEthical act of the teacherChildren humanization processOthernessO professor da infância tem um papel imprescindível no processo de humanização das crianças, principalmente na primeira infância (1 a 3 anos), momento no qual as bases de suas capacidades intelectuais e afetivas estão em pleno desenvolvimento. A escola da infância, por sua vez, torna-se um ambiente propício para ofertar a essas crianças uma humanização, constituída na vida e para a vida, estabelecendo assim, relações de aprendizado à luz de teoria e práticas que vão ao encontro de suas reais necessidades. Para isso, é preciso que o professor se posicione, exerça o seu ato ético, ato responsável em favor de uma educação humanizadora na escola da infância e, especialmente, para com as crianças, considerando-as como sujeitos ativos no processo de sua aprendizagem, mediante a apropriação da riqueza cultural da humanidade. A pesquisa materializada nesta Dissertação teve como sujeitos a professora e as crianças de sua turma, um maternal I, crianças entre 2 e 3 anos de uma sala de educação infantil de uma escola particular do município de Marília/SP e faz parte dos estudos alicerçados por meio de atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) e também no Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância (CEPLLI), ambos vinculados à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, SP. Assim, a pesquisa teve como objetivo compreender o papel do ato de viver ético do professor na escola da infância, focalizando as relações e nelas a palavra alteritária para o desenvolvimento humano em cada criança e para si mesma. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem metodológica pautada na heterociência advinda dos estudos da Filosofia da Linguagem como linha teórica - base do percurso de toda a pesquisa - tendo como instrumento interpretativo e narrativo as mini-histórias materializadas por meio de rapsódias escritas advindas do contexto de construção de dados da pesquisa. Este estudo ancorou-se em produções científicas de filósofos do início do século XX, mais precisamente na contribuição de Bakhtin e Volóchinov. As ações desenvolvidas para a efetividade dos estudos envolveram revisão de literatura e posterior cotejo de trabalhos acadêmicos reunidos e suas contribuições para a temática, assim como, também, acervo pessoal e dos grupos de pesquisa em relação à Filosofia da linguagem e da Teoria Histórico-Cultural. Tais ações perspectivaram ampliação da compreensão de aspectos do desenvolvimento infantil e do papel docente. Em acréscimo, foram eleitas produções textuais relativas à perspectiva malaguzziana de Reggio Emilia como suporte para o entendimento da escola da infância. De modo geral, os estudos indicaram a relevância do ato responsável e responsivo da professora como base primordial para fortalecer e impulsionar a humanização das crianças. As escolhas e os posicionamentos feitos por ela podem ou não transformar a escola da infância em um espaço desenvolvente, ativo e afetivo. Para isso é preciso que a professora se posicione, faça valer o seu ato de viver ético, a sua palavra e assim, transformar a educação; quando isso acontece, ela também transforma a si mesmo.The preschool teacher has an essential role in the humanization process of children specially during early childhood, between one and three years old, which is the moment when the bases of their intellectual and affective skills are in development. The Early Years Scholl becomes a fruitful environment to offer a humanization process based and for life, thus establishing learning relationships reasoned in theory and practice that better fits their real needs. For this to happen, it is crucial that the teacher position itself, exercise its ethical act, which is responsible to provide an humanized education at preschool and mainly with children, considering them as active subjects in their learning process through the appropriation of the cultural wealth of humanity. The pretence research materialized in this dissertation are part of the activities developed in the “Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO)” and also from the “Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância (CEPLLI)”, both of them study groups bonded to the research line “Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)” of the “Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)” from “Universidade Estadual Paulista (UNESP)”, and had as a goal to comprehend the part of the ethical living act of the teacher at childhood school, focusing on the relationships and its otherness for the human development in each child and for the teacher itself. To achieve the proposed goal, I used a humanized methodological approach based on the heteroscience coming from the linguistic philosophy studies as the theoretical line of all the research, anchored in the Russian linguistics philosophers from the beginning of the XX century, more precisely on Bakhtin’s and Volóchinov’s contributions. Therefore, the analyses got involved with the revision of literature of academic researches previously done in this field, its contributions to the study and also analysed through a collection of bibliographies having as perspective, works of linguistic philosophy, works of historic cultural theory to the comprehension of children development issues, as well as malaguzzian works from Reggio Emilia to a better comprehension of early years school. Still as a methodological procedure, were realized four dialogical meetings with the kindergarten teacher of small children (two years old) as well as an investigative narrative research having as narrative and interpretative instrument the mini-stories materialized through rhapsodies written from the construction context of research data. Generally, the studies indicate the relevance of the responsible and responsive act of the teacher as primordial base to strengthen and boost children humanization. The choices and positionings done by the teacher, may or may not, transform the childhood school in a developing, active and affective place. For that, it is necessary that the teacher position itself, enforce its ethical living act, enforce its word, because just it and no one else has the power of transforming the education, and when it happens, it also transforms itself.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lemos, Ana Paula Munarim Ruz2023-06-15T13:32:38Z2023-06-15T13:32:38Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEMOS, Ana Paula Munarim Ruz. O ato de viver ético do professor na escola da infância: as relações, a palavra alteritária e o desenvolvimento humano. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24407433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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