Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/604 http://hdl.handle.net/11449/142359 |
Resumo: | This study aimed to use learning resources and teaching strategies to promote the practice of exergames adapted for a student with cerebral palsy. Six interventions were performed with exergames with a 17 year old participant. Interventions point to the importance of identifying the correct location to place the wheelchair, as well as the importance of the teacher to demonstrate and assist students in the proposed task. |
id |
UNSP_0811b1736859413ba54a0c0740d4c517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142359 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebralExergamesCerebral palsyAdapted physical educationAssistive technologyExergamesParalisia cerebralEducação física adaptadaTecnologia assistivaThis study aimed to use learning resources and teaching strategies to promote the practice of exergames adapted for a student with cerebral palsy. Six interventions were performed with exergames with a 17 year old participant. Interventions point to the importance of identifying the correct location to place the wheelchair, as well as the importance of the teacher to demonstrate and assist students in the proposed task.Esse estudo objetivou utilizar recursos pedagógicos e estratégias de ensino para promover a prática dos exergames adaptados para um aluno com paralisia cerebral. Foram realizadas seis intervenções com exergames com um participante de 17 anos. As intervenções apontam para a importância de identificar o local correto para posicionar o cadeirante, bem como, a importância do professor de demonstrar e auxiliar os alunos na tarefa proposta.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP]Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP]Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP]Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP]Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]2016-08-04T13:35:11Z2016-08-04T13:35:11Z2015-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/6048º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142359ISSN2176-9761-2015-01-04-santos-oliveira-cruz.pdf8039118755158155PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:01:18.414652Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral |
title |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP] Exergames Cerebral palsy Adapted physical education Assistive technology Exergames Paralisia cerebral Educação física adaptada Tecnologia assistiva |
title_short |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral |
title_full |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral |
title_sort |
Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral |
author |
Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP] Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP] Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP] Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP] Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP] Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP] Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP] Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP] Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP] Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP] Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP] Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exergames Cerebral palsy Adapted physical education Assistive technology Exergames Paralisia cerebral Educação física adaptada Tecnologia assistiva |
topic |
Exergames Cerebral palsy Adapted physical education Assistive technology Exergames Paralisia cerebral Educação física adaptada Tecnologia assistiva |
description |
This study aimed to use learning resources and teaching strategies to promote the practice of exergames adapted for a student with cerebral palsy. Six interventions were performed with exergames with a 17 year old participant. Interventions point to the importance of identifying the correct location to place the wheelchair, as well as the importance of the teacher to demonstrate and assist students in the proposed task. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-11 2016-08-04T13:35:11Z 2016-08-04T13:35:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/604 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142359 ISSN2176-9761-2015-01-04-santos-oliveira-cruz.pdf 8039118755158155 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/604 http://hdl.handle.net/11449/142359 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-04-santos-oliveira-cruz.pdf 8039118755158155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-4 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128739704307712 |