Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP], Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP], Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP], Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/604
http://hdl.handle.net/11449/142359
Resumo: This study aimed to use learning resources and teaching strategies to promote the practice of exergames adapted for a student with cerebral palsy. Six interventions were performed with exergames with a 17 year old participant. Interventions point to the importance of identifying the correct location to place the wheelchair, as well as the importance of the teacher to demonstrate and assist students in the proposed task.
id UNSP_0811b1736859413ba54a0c0740d4c517
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142359
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebralExergamesCerebral palsyAdapted physical educationAssistive technologyExergamesParalisia cerebralEducação física adaptadaTecnologia assistivaThis study aimed to use learning resources and teaching strategies to promote the practice of exergames adapted for a student with cerebral palsy. Six interventions were performed with exergames with a 17 year old participant. Interventions point to the importance of identifying the correct location to place the wheelchair, as well as the importance of the teacher to demonstrate and assist students in the proposed task.Esse estudo objetivou utilizar recursos pedagógicos e estratégias de ensino para promover a prática dos exergames adaptados para um aluno com paralisia cerebral. Foram realizadas seis intervenções com exergames com um participante de 17 anos. As intervenções apontam para a importância de identificar o local correto para posicionar o cadeirante, bem como, a importância do professor de demonstrar e auxiliar os alunos na tarefa proposta.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP]Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP]Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP]Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP]Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]2016-08-04T13:35:11Z2016-08-04T13:35:11Z2015-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/6048º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142359ISSN2176-9761-2015-01-04-santos-oliveira-cruz.pdf8039118755158155PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:01:18.414652Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
title Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
spellingShingle Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP]
Exergames
Cerebral palsy
Adapted physical education
Assistive technology
Exergames
Paralisia cerebral
Educação física adaptada
Tecnologia assistiva
title_short Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
title_full Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
title_fullStr Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
title_sort Tecnologia assistiva e exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral
author Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP]
author_facet Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP]
Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP]
Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP]
Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP]
Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP]
Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP]
Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP]
Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nayara Aparecida dos [UNESP]
Oliveira, Yago Romão Rocha de [UNESP]
Cruz, Evandro Gabriel da [UNESP]
Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP]
Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Exergames
Cerebral palsy
Adapted physical education
Assistive technology
Exergames
Paralisia cerebral
Educação física adaptada
Tecnologia assistiva
topic Exergames
Cerebral palsy
Adapted physical education
Assistive technology
Exergames
Paralisia cerebral
Educação física adaptada
Tecnologia assistiva
description This study aimed to use learning resources and teaching strategies to promote the practice of exergames adapted for a student with cerebral palsy. Six interventions were performed with exergames with a 17 year old participant. Interventions point to the importance of identifying the correct location to place the wheelchair, as well as the importance of the teacher to demonstrate and assist students in the proposed task.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
2016-08-04T13:35:11Z
2016-08-04T13:35:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/604
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142359
ISSN2176-9761-2015-01-04-santos-oliveira-cruz.pdf
8039118755158155
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/604
http://hdl.handle.net/11449/142359
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-04-santos-oliveira-cruz.pdf
8039118755158155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128739704307712