De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101522
Resumo: A presente tese constitui-se em estudo sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABCD. O objetivo central foi analisar e compreender as principais alterações no Projeto Político Pedagógico (PPP) do PROMAC e suas implicações na prática social e pedagógica, sobretudo, em relação ao atendimento de sua meta fundamental quanto aos índices de alfabetização da população jovem e adulta no município. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de entrevista semi-estruturada, sendo os dados categorizados à luz das idéias de Bardin (1979), sendo elas: a institucionalização do PROMAC; terceirização da educação de jovens e adultos; a implantação e a visão sobre a proposta curricular; a implantação do ciclo básico e avaliação educacional; a formação continuada dos professores. Após a categorização dos dados em institucionalização, terceirização, proposta curricular, ciclo básico e formação docente, pode-se concluir que as inúmeras mudanças ocorridas no PROMAC, no período de 1991 até 2006, trouxeram benefícios quanto à profissionalização da EJA, seu reconhecimento em diferentes segmentos sociais e consolidou o PROMAC como uma ação de Política Pública do município. Todavia, com o processo de institucionalização o PROMAC se descaracterizou em relação aos seus aspectos fundantes pautados nos princípios freireanos de educação, comprometendo a participação ativa da comunidade, a construção de um projeto político pedagógico emancipador, e o fortalecimento de um programa de EJA mais democrático
id UNSP_088c15b74963f98453e25384a624c81c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101522
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMACEducaçãoPoliticas publicasEducação de adultosPROMACYoung and adults educationPublic politicsFormal educationNot-formal educationalA presente tese constitui-se em estudo sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABCD. O objetivo central foi analisar e compreender as principais alterações no Projeto Político Pedagógico (PPP) do PROMAC e suas implicações na prática social e pedagógica, sobretudo, em relação ao atendimento de sua meta fundamental quanto aos índices de alfabetização da população jovem e adulta no município. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de entrevista semi-estruturada, sendo os dados categorizados à luz das idéias de Bardin (1979), sendo elas: a institucionalização do PROMAC; terceirização da educação de jovens e adultos; a implantação e a visão sobre a proposta curricular; a implantação do ciclo básico e avaliação educacional; a formação continuada dos professores. Após a categorização dos dados em institucionalização, terceirização, proposta curricular, ciclo básico e formação docente, pode-se concluir que as inúmeras mudanças ocorridas no PROMAC, no período de 1991 até 2006, trouxeram benefícios quanto à profissionalização da EJA, seu reconhecimento em diferentes segmentos sociais e consolidou o PROMAC como uma ação de Política Pública do município. Todavia, com o processo de institucionalização o PROMAC se descaracterizou em relação aos seus aspectos fundantes pautados nos princípios freireanos de educação, comprometendo a participação ativa da comunidade, a construção de um projeto político pedagógico emancipador, e o fortalecimento de um programa de EJA mais democráticoThe present thesis consists in a study on the Municipal Program of Literacy and Citizenship (PROMAC), in the city of São Bernardo do Campo, region of Grande ABCD. The central objective was to analyze and to understand the main alterations in the Political Pedagogical Project (PPP) of the PROMAC and its implications in social and pedagogical practice, over all in relation to the attendance of its basic goal related to the statistics of literacy of young and adult population at this city. As research instrument was used halfstructuralized interview, being the data categorized based on Bardin’s ideas (1979), namely: the institutionalization of PROMAC; outsourcing the education of youth and adults; deployment and insight into the curriculum, the implementation of the primary cycle and educational evaluation, the continuing education of teachers. After the categorization of the data in institutionalization; outsourcing, curriculum proposal, basic cycle and teaching formation, can be concluded that the innumerable occurred changes in the PROMAC, in the period between 1991 and 2006, brought benefits about the professionalization of the EJA, its recognition in different social segments, consolidated the PROMAC as an action of Public Politics of the city. However, with the institutionalization process the PROMAC, mischaracterize in relation to its founding aspects lined into Freire’s principles of education; it brought curses about the active participation of the community, the construction of a political pedagogical emancipator, and the reinforcement of a more democratic program of EJACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2011-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis195 f. : tabs.application/pdfROSA, Ana Cristina Silva da. De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC. 2011. 195 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/101522000637938rosa_acs_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101522Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:23:57.682630Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
title De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
spellingShingle De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP]
Educação
Politicas publicas
Educação de adultos
PROMAC
Young and adults education
Public politics
Formal education
Not-formal educational
title_short De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
title_full De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
title_fullStr De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
title_full_unstemmed De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
title_sort De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
author Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP]
author_facet Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Politicas publicas
Educação de adultos
PROMAC
Young and adults education
Public politics
Formal education
Not-formal educational
topic Educação
Politicas publicas
Educação de adultos
PROMAC
Young and adults education
Public politics
Formal education
Not-formal educational
description A presente tese constitui-se em estudo sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABCD. O objetivo central foi analisar e compreender as principais alterações no Projeto Político Pedagógico (PPP) do PROMAC e suas implicações na prática social e pedagógica, sobretudo, em relação ao atendimento de sua meta fundamental quanto aos índices de alfabetização da população jovem e adulta no município. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de entrevista semi-estruturada, sendo os dados categorizados à luz das idéias de Bardin (1979), sendo elas: a institucionalização do PROMAC; terceirização da educação de jovens e adultos; a implantação e a visão sobre a proposta curricular; a implantação do ciclo básico e avaliação educacional; a formação continuada dos professores. Após a categorização dos dados em institucionalização, terceirização, proposta curricular, ciclo básico e formação docente, pode-se concluir que as inúmeras mudanças ocorridas no PROMAC, no período de 1991 até 2006, trouxeram benefícios quanto à profissionalização da EJA, seu reconhecimento em diferentes segmentos sociais e consolidou o PROMAC como uma ação de Política Pública do município. Todavia, com o processo de institucionalização o PROMAC se descaracterizou em relação aos seus aspectos fundantes pautados nos princípios freireanos de educação, comprometendo a participação ativa da comunidade, a construção de um projeto político pedagógico emancipador, e o fortalecimento de um programa de EJA mais democrático
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-02
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Ana Cristina Silva da. De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC. 2011. 195 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/101522
000637938
rosa_acs_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv ROSA, Ana Cristina Silva da. De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC. 2011. 195 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000637938
rosa_acs_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/101522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128643904307200