De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101522 |
Resumo: | A presente tese constitui-se em estudo sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABCD. O objetivo central foi analisar e compreender as principais alterações no Projeto Político Pedagógico (PPP) do PROMAC e suas implicações na prática social e pedagógica, sobretudo, em relação ao atendimento de sua meta fundamental quanto aos índices de alfabetização da população jovem e adulta no município. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de entrevista semi-estruturada, sendo os dados categorizados à luz das idéias de Bardin (1979), sendo elas: a institucionalização do PROMAC; terceirização da educação de jovens e adultos; a implantação e a visão sobre a proposta curricular; a implantação do ciclo básico e avaliação educacional; a formação continuada dos professores. Após a categorização dos dados em institucionalização, terceirização, proposta curricular, ciclo básico e formação docente, pode-se concluir que as inúmeras mudanças ocorridas no PROMAC, no período de 1991 até 2006, trouxeram benefícios quanto à profissionalização da EJA, seu reconhecimento em diferentes segmentos sociais e consolidou o PROMAC como uma ação de Política Pública do município. Todavia, com o processo de institucionalização o PROMAC se descaracterizou em relação aos seus aspectos fundantes pautados nos princípios freireanos de educação, comprometendo a participação ativa da comunidade, a construção de um projeto político pedagógico emancipador, e o fortalecimento de um programa de EJA mais democrático |
id |
UNSP_088c15b74963f98453e25384a624c81c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101522 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMACEducaçãoPoliticas publicasEducação de adultosPROMACYoung and adults educationPublic politicsFormal educationNot-formal educationalA presente tese constitui-se em estudo sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABCD. O objetivo central foi analisar e compreender as principais alterações no Projeto Político Pedagógico (PPP) do PROMAC e suas implicações na prática social e pedagógica, sobretudo, em relação ao atendimento de sua meta fundamental quanto aos índices de alfabetização da população jovem e adulta no município. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de entrevista semi-estruturada, sendo os dados categorizados à luz das idéias de Bardin (1979), sendo elas: a institucionalização do PROMAC; terceirização da educação de jovens e adultos; a implantação e a visão sobre a proposta curricular; a implantação do ciclo básico e avaliação educacional; a formação continuada dos professores. Após a categorização dos dados em institucionalização, terceirização, proposta curricular, ciclo básico e formação docente, pode-se concluir que as inúmeras mudanças ocorridas no PROMAC, no período de 1991 até 2006, trouxeram benefícios quanto à profissionalização da EJA, seu reconhecimento em diferentes segmentos sociais e consolidou o PROMAC como uma ação de Política Pública do município. Todavia, com o processo de institucionalização o PROMAC se descaracterizou em relação aos seus aspectos fundantes pautados nos princípios freireanos de educação, comprometendo a participação ativa da comunidade, a construção de um projeto político pedagógico emancipador, e o fortalecimento de um programa de EJA mais democráticoThe present thesis consists in a study on the Municipal Program of Literacy and Citizenship (PROMAC), in the city of São Bernardo do Campo, region of Grande ABCD. The central objective was to analyze and to understand the main alterations in the Political Pedagogical Project (PPP) of the PROMAC and its implications in social and pedagogical practice, over all in relation to the attendance of its basic goal related to the statistics of literacy of young and adult population at this city. As research instrument was used halfstructuralized interview, being the data categorized based on Bardin’s ideas (1979), namely: the institutionalization of PROMAC; outsourcing the education of youth and adults; deployment and insight into the curriculum, the implementation of the primary cycle and educational evaluation, the continuing education of teachers. After the categorization of the data in institutionalization; outsourcing, curriculum proposal, basic cycle and teaching formation, can be concluded that the innumerable occurred changes in the PROMAC, in the period between 1991 and 2006, brought benefits about the professionalization of the EJA, its recognition in different social segments, consolidated the PROMAC as an action of Public Politics of the city. However, with the institutionalization process the PROMAC, mischaracterize in relation to its founding aspects lined into Freire’s principles of education; it brought curses about the active participation of the community, the construction of a political pedagogical emancipator, and the reinforcement of a more democratic program of EJACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2011-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis195 f. : tabs.application/pdfROSA, Ana Cristina Silva da. De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC. 2011. 195 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/101522000637938rosa_acs_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101522Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:23:57.682630Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
title |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
spellingShingle |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP] Educação Politicas publicas Educação de adultos PROMAC Young and adults education Public politics Formal education Not-formal educational |
title_short |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
title_full |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
title_fullStr |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
title_full_unstemmed |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
title_sort |
De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
author |
Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP] |
author_facet |
Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Ana Cristina Silva da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Politicas publicas Educação de adultos PROMAC Young and adults education Public politics Formal education Not-formal educational |
topic |
Educação Politicas publicas Educação de adultos PROMAC Young and adults education Public politics Formal education Not-formal educational |
description |
A presente tese constitui-se em estudo sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABCD. O objetivo central foi analisar e compreender as principais alterações no Projeto Político Pedagógico (PPP) do PROMAC e suas implicações na prática social e pedagógica, sobretudo, em relação ao atendimento de sua meta fundamental quanto aos índices de alfabetização da população jovem e adulta no município. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de entrevista semi-estruturada, sendo os dados categorizados à luz das idéias de Bardin (1979), sendo elas: a institucionalização do PROMAC; terceirização da educação de jovens e adultos; a implantação e a visão sobre a proposta curricular; a implantação do ciclo básico e avaliação educacional; a formação continuada dos professores. Após a categorização dos dados em institucionalização, terceirização, proposta curricular, ciclo básico e formação docente, pode-se concluir que as inúmeras mudanças ocorridas no PROMAC, no período de 1991 até 2006, trouxeram benefícios quanto à profissionalização da EJA, seu reconhecimento em diferentes segmentos sociais e consolidou o PROMAC como uma ação de Política Pública do município. Todavia, com o processo de institucionalização o PROMAC se descaracterizou em relação aos seus aspectos fundantes pautados nos princípios freireanos de educação, comprometendo a participação ativa da comunidade, a construção de um projeto político pedagógico emancipador, e o fortalecimento de um programa de EJA mais democrático |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-02 2014-06-11T19:31:30Z 2014-06-11T19:31:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, Ana Cristina Silva da. De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC. 2011. 195 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. http://hdl.handle.net/11449/101522 000637938 rosa_acs_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 |
identifier_str_mv |
ROSA, Ana Cristina Silva da. De movimento social comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC. 2011. 195 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. 000637938 rosa_acs_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
195 f. : tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128643904307200 |