O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tsuhako, Yaeko Nakadakari [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137988
Resumo: Este trabalho decorre de pesquisa que teve por objetivo geral pôr em discussão práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do desenho como linguagem e, como objetivos específicos, realizar estudos teóricos que embasem a compreensão do desenho como linguagem; explicitar os meios para a superação de concepções e práticas pedagógicas que limitam o desenvolvimento do desenho; identificar quais conteúdos e procedimentos metodológicos favorecem no professor e nas crianças a compreensão e o uso do desenho como linguagem. Um curso de formação continuada de professores em desenho foi objeto de análise, a qual tornou possível a explicitação do processo de apropriação do conhecimento dos educadores, a constituição do professor como sujeito autor e as mudanças que ocorreram nos educadores a partir de sua própria atividade e a ação do outro. Esse processo de análise valeu-se da teoria histórico-cultural como base para a análise dos dados. Este trabalho defende que o desenho é uma importante forma de linguagem e essencial para o pleno desenvolvimento da criança, como também constitui as bases necessárias ao desenvolvimento das formas superiores de comunicação humana. Diante do fato de que muitos professores enfrentam dificuldades ao articular a teoria com a ação pedagógica por não possuírem conhecimento sobre os conteúdos de desenho a serem ensinados, constatou-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, superando os limites entre esta e a formação inicial, pois é no exercício da profissão que estão dadas as condições favoráveis à implementação dos pressupostos formativos obtidos na formação básica.
id UNSP_08d8493f9185bbff4a4430c0847782f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137988
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoalThe teaching of drawing as a language: in search of personal poeticsDesenho infantilTeoria histórico-culturalEducação infantilFormação de professoresChildren's drawingsCultural-historical theoryEarly childhood educationTeacher trainingEste trabalho decorre de pesquisa que teve por objetivo geral pôr em discussão práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do desenho como linguagem e, como objetivos específicos, realizar estudos teóricos que embasem a compreensão do desenho como linguagem; explicitar os meios para a superação de concepções e práticas pedagógicas que limitam o desenvolvimento do desenho; identificar quais conteúdos e procedimentos metodológicos favorecem no professor e nas crianças a compreensão e o uso do desenho como linguagem. Um curso de formação continuada de professores em desenho foi objeto de análise, a qual tornou possível a explicitação do processo de apropriação do conhecimento dos educadores, a constituição do professor como sujeito autor e as mudanças que ocorreram nos educadores a partir de sua própria atividade e a ação do outro. Esse processo de análise valeu-se da teoria histórico-cultural como base para a análise dos dados. Este trabalho defende que o desenho é uma importante forma de linguagem e essencial para o pleno desenvolvimento da criança, como também constitui as bases necessárias ao desenvolvimento das formas superiores de comunicação humana. Diante do fato de que muitos professores enfrentam dificuldades ao articular a teoria com a ação pedagógica por não possuírem conhecimento sobre os conteúdos de desenho a serem ensinados, constatou-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, superando os limites entre esta e a formação inicial, pois é no exercício da profissão que estão dadas as condições favoráveis à implementação dos pressupostos formativos obtidos na formação básica.This work stems from a research that had as main objective to put into discussion pedagogical practices that favor the development of design as a language; and, as specific objectives, to conduct theoretical studies that could support the understanding of design as a language; explain the means to overcome pedagogical conceptions and practices that limit the development of the design; identify which content and methodological procedures favor the teacher and children understanding and use of design as a language. A course of continuous training of teachers in design was object of analysis, which made it possible to explicit the process of knowledge appropriation of educators, the constitution of the teacher as subject author and the changes that occurred in the educators from the activity and action other. This analysis process drew on the cultural-historical theory as the basis to analyze the data. This work argues that the design is an important form of language is essential for the full development of the child, but also constitutes the necessary basis for the development of higher forms of human communication. Given the fact that many teachers face difficulties in linking theory with pedagogical action because they lack knowledge about the design of contents to be taught, there was the need to invest in the continuing education of teachers, overcoming the boundaries between it and the initial training, it is in the profession who are given the favorable conditions for the implementation of the formative assumptions made in basic training.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tsuhako, Yaeko Nakadakari [UNESP]2016-04-18T19:22:38Z2016-04-18T19:22:38Z2016-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13798800086987233004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
The teaching of drawing as a language: in search of personal poetics
title O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
spellingShingle O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
Tsuhako, Yaeko Nakadakari [UNESP]
Desenho infantil
Teoria histórico-cultural
Educação infantil
Formação de professores
Children's drawings
Cultural-historical theory
Early childhood education
Teacher training
title_short O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
title_full O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
title_fullStr O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
title_full_unstemmed O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
title_sort O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal
author Tsuhako, Yaeko Nakadakari [UNESP]
author_facet Tsuhako, Yaeko Nakadakari [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Stela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tsuhako, Yaeko Nakadakari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho infantil
Teoria histórico-cultural
Educação infantil
Formação de professores
Children's drawings
Cultural-historical theory
Early childhood education
Teacher training
topic Desenho infantil
Teoria histórico-cultural
Educação infantil
Formação de professores
Children's drawings
Cultural-historical theory
Early childhood education
Teacher training
description Este trabalho decorre de pesquisa que teve por objetivo geral pôr em discussão práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do desenho como linguagem e, como objetivos específicos, realizar estudos teóricos que embasem a compreensão do desenho como linguagem; explicitar os meios para a superação de concepções e práticas pedagógicas que limitam o desenvolvimento do desenho; identificar quais conteúdos e procedimentos metodológicos favorecem no professor e nas crianças a compreensão e o uso do desenho como linguagem. Um curso de formação continuada de professores em desenho foi objeto de análise, a qual tornou possível a explicitação do processo de apropriação do conhecimento dos educadores, a constituição do professor como sujeito autor e as mudanças que ocorreram nos educadores a partir de sua própria atividade e a ação do outro. Esse processo de análise valeu-se da teoria histórico-cultural como base para a análise dos dados. Este trabalho defende que o desenho é uma importante forma de linguagem e essencial para o pleno desenvolvimento da criança, como também constitui as bases necessárias ao desenvolvimento das formas superiores de comunicação humana. Diante do fato de que muitos professores enfrentam dificuldades ao articular a teoria com a ação pedagógica por não possuírem conhecimento sobre os conteúdos de desenho a serem ensinados, constatou-se a necessidade de investir na formação continuada de professores, superando os limites entre esta e a formação inicial, pois é no exercício da profissão que estão dadas as condições favoráveis à implementação dos pressupostos formativos obtidos na formação básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18T19:22:38Z
2016-04-18T19:22:38Z
2016-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137988
000869872
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/137988
identifier_str_mv 000869872
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128199012384768