O livro ilustrado na formação de professores da educação infantil: em defesa da educação desenvolvente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tsuhako, Yaeko Nakadakari
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236668
Resumo: Esta tese de Doutorado em Educação teve por objetivo geral, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e da Filosofia da Linguagem, compreender como o processo de apropriação do conhecimento pode transformar a prática com o livro ilustrado do professor da Educação Infantil. E, como objetivos específicos, conhecer as especificidades do livro ilustrado; realizar o experimento didático-formativo para possibilitar a aprendizagem sobre o livro ilustrado; pesquisar princípios didáticos para o trabalho com o livro ilustrado; refletir sobre a importância da apropriação do conhecimento para mudanças na dimensão objetiva e subjetiva dos professores; demonstrar a possibilidade de qualquer pessoa desenvolver a imaginação e a capacidade criadora. Esta investigação se fez necessária após observar práticas de ensino, na Educação Infantil, privilegiando atividades de coordenação motora, ações mecânicas, como cópias com ênfase no código escrito, pinturas em desenhos prontos. Tais práticas não contribuem para o desenvolvimento do psiquismo infantil e para a constituição de bases às diversas formas de expressão, inclusive ao aprendizado da própria linguagem escrita, trabalhada de maneira esvaziada, resultando na (de) formação de crianças executoras. Além disso, com a apropriação de conteúdos sobre a arte literária nas disciplinas de pós-graduação, pude observar as práticas das professoras na unidade escolar, na qual era diretora, em relação à literatura infantil, as escolhas de livros e ao uso da biblioteca escolar, constatando que os conteúdos da referida área não estavam sendo compreendidos e trabalhados de forma coerente com a teoria estudada nas disciplinas e com a Proposta Pedagógica Municipal. Para a mudança de tal realidade, tendo o professor e a professora condições de desenvolver um trabalho pedagógico significativo, promotor do desenvolvimento das crianças, é fundamental a apropriação do conhecimento sobre os conteúdos, a forma e a criança da Educação Infantil, mediante formação docente. A metodologia utilizada foi o experimento didático-formativo, visando a investigar as mudanças no desenvolvimento do psiquismo, por meio da formação dirigida dos processos psicológicos investigados, neste caso, envolveu professoras da Educação Infantil. Com a análise dos dados, constatou-se a necessidade da apropriação do conhecimento para o desenvolvimento da consciência e a superação do sentimento de incapacidade nas professoras, referente à produção autoral; a necessidade de possibilitar condições materiais e psicológicas para a ocorrência de mudanças nas práticas. O método para a geração de dados - experimento didático-formativo possibilitou o desenvolvimento das participantes, promovendo mudanças na dimensão objetiva e subjetiva das professoras, demonstrando a importância da formação do professor e da professora para que o trabalho com o livro ilustrado torne-se de fato uma atividade desenvolvente às crianças da Educação Infantil; e, elucidou o fato de que tanto o adulto como a criança possuem capacidade criadora para objetivar-se em produções autorais, porém, o desenvolvimento de tal capacidade está vinculada às condições sociais e ao processo educativo.
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E, como objetivos específicos, conhecer as especificidades do livro ilustrado; realizar o experimento didático-formativo para possibilitar a aprendizagem sobre o livro ilustrado; pesquisar princípios didáticos para o trabalho com o livro ilustrado; refletir sobre a importância da apropriação do conhecimento para mudanças na dimensão objetiva e subjetiva dos professores; demonstrar a possibilidade de qualquer pessoa desenvolver a imaginação e a capacidade criadora. Esta investigação se fez necessária após observar práticas de ensino, na Educação Infantil, privilegiando atividades de coordenação motora, ações mecânicas, como cópias com ênfase no código escrito, pinturas em desenhos prontos. Tais práticas não contribuem para o desenvolvimento do psiquismo infantil e para a constituição de bases às diversas formas de expressão, inclusive ao aprendizado da própria linguagem escrita, trabalhada de maneira esvaziada, resultando na (de) formação de crianças executoras. Além disso, com a apropriação de conteúdos sobre a arte literária nas disciplinas de pós-graduação, pude observar as práticas das professoras na unidade escolar, na qual era diretora, em relação à literatura infantil, as escolhas de livros e ao uso da biblioteca escolar, constatando que os conteúdos da referida área não estavam sendo compreendidos e trabalhados de forma coerente com a teoria estudada nas disciplinas e com a Proposta Pedagógica Municipal. Para a mudança de tal realidade, tendo o professor e a professora condições de desenvolver um trabalho pedagógico significativo, promotor do desenvolvimento das crianças, é fundamental a apropriação do conhecimento sobre os conteúdos, a forma e a criança da Educação Infantil, mediante formação docente. A metodologia utilizada foi o experimento didático-formativo, visando a investigar as mudanças no desenvolvimento do psiquismo, por meio da formação dirigida dos processos psicológicos investigados, neste caso, envolveu professoras da Educação Infantil. Com a análise dos dados, constatou-se a necessidade da apropriação do conhecimento para o desenvolvimento da consciência e a superação do sentimento de incapacidade nas professoras, referente à produção autoral; a necessidade de possibilitar condições materiais e psicológicas para a ocorrência de mudanças nas práticas. O método para a geração de dados - experimento didático-formativo possibilitou o desenvolvimento das participantes, promovendo mudanças na dimensão objetiva e subjetiva das professoras, demonstrando a importância da formação do professor e da professora para que o trabalho com o livro ilustrado torne-se de fato uma atividade desenvolvente às crianças da Educação Infantil; e, elucidou o fato de que tanto o adulto como a criança possuem capacidade criadora para objetivar-se em produções autorais, porém, o desenvolvimento de tal capacidade está vinculada às condições sociais e ao processo educativo.This Doctorate thesis in Education had the general objective, from the perspective of Historical-Cultural Theory and Philosophy of Language, to understand how the process of knowledge appropriation can transform the practice with the illustrated book of the Early Childhood Education teacher. And, as specific objectives, to know the specifics of the illustrated book; carry out the didactic-formative experiment to enable learning about the illustrated book; research didactic principles for working with the illustrated book; reflect on the importance of knowledge appropriation for changes in the objective and subjective dimension of the teachers; demonstrate the possibility of anyone developing the imagination and the creative ability. This investigation was necessary after observing teaching practices, in Early Childhood Education, privileging motor coordination activities, mechanical actions, such as copies with emphasis on the written code, paintings in ready drawings. Such practices do not contribute to the development of the child's psyche and to the constitution of bases for the various forms of expression, including the learning of written language itself, worked in an empty way, resulting in the (de)formation - of children who perform them. In addition, with the appropriation of contents on literary art in graduate courses, I was able to observe the practices of the teachers in the school unit, in which I was the principal, in relation to children's literature, the choices of books and the use of the school library, noting that the contents of that area were not being understood and worked in a coherent way with the theory studied in the disciplines and with the Municipal Pedagogical Proposal. In order to change such reality, with the teacher having the conditions to develop a significant pedagogical work, promoting the development of children, it is essential to appropriate knowledge about the contents, the form and the child of Early Childhood Education, through training. The methodology used was the didactic-formative experiment, aiming to investigate the changes in the development of the psyche, through the directed training of the investigated psychological processes; in this case, teachers of Early Childhood Education were involved. With the analysis of the data, the need for the appropriation of knowledge for the development of conscience and the overcoming of the feeling of incapacity in the teacher, referring to the authorial production; the need to provide material and psychological conditions for the occurrence of changes in practices, were verified. The method for generating data - didactic-formative experiment, enabled the development of the participants, promoting changes in the objective and subjective dimension of the teachers, demonstrating the importance of the training of the teachers, so that the work with the illustrated book becomes in fact, a developmental activity for children in Early Childhood Education; and, clarified the fact that both adults and children have the creative capacity to objectify themselves in authorial productions, however, the development of such capacity is linked to social conditions and the educational process.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tsuhako, Yaeko Nakadakari2022-09-20T12:47:30Z2022-09-20T12:47:30Z2022-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTSUHAKO, Yaeko Nakadakari. 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