Análise dos conteúdos referentes às regiões administrativas do Estado de São Paulo no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Débora Aparecida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250516
Resumo: A Geografia enquanto disciplina escolar tem como papel fundamental o de auxiliar o educando a situar-se no mundo. Diante das constantes mudanças que permeiam o cenário educacional com ênfase atualmente para a implementação da Base Nacional Comum Curricular torna-se pertinente a realização de análises voltadas ao ensino da geografia no âmbito escolar. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como a categoria geográfica região vem sendo trabalhada atualmente no Ensino Fundamental, mais especificamente no sexto ano. Para isso foram realizadas análises nos documentos oficiais e no plano de ensino anual fornecido pela escola juntamente com a realização de um questionário voltado aos alunos do 6° ano. O resultado das análises permitiu verificar que nos documentos oficiais a categoria região está prevista para ser estudada somente no sétimo ano, já no plano de ensino anual da escola de ensino fundamental I analisada, as categorias estão presentes para serem abordadas já no 4° e 5° ano. Acerca do resultado do questionário, este permitiu verificar que os alunos do 6° ano não têm conhecimento da categoria região bem como das demais categorias geográficas. Na tentativa de minimizar o baixo resultado obtido pelo questionário foi elaborada uma proposta de atividade envolvendo as categorias geográficas. Espera-se com isso que este trabalho possa contribuir com o assunto abordado, trazendo maiores reflexões sobre a necessidade de aprofundamento dos conteúdos estudados e também sobre a importância da elaboração de atividades que sejam significativas e interessantes para os alunos.
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