Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Posso, Guilherme Salioni [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255829
Resumo: A presente dissertação parte da concepção de educação da pedagogia histórico-crítica, que defende a educação escolar como espaço de socialização dos conhecimentos objetivos e de promoção desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades. A realização desses objetivos pressupõe o processo de elaboração do saber escolar, que parte dos conhecimentos científicos e é mediado por diversas determinações que influem na dinâmica de ensino. Dentre essas selecionamos o desenvolvimento do pensamento nos anos iniciais do ensino fundamental. O motivo que nos levou a pesquisar tais relações foi a falta de pesquisas que articulassem as produções da psicologia histórico-cultural com o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica. Assim, tomamos como objeto de pesquisa a relação do desenvolvimento das bases do pensamento teórico na idade escolar segundo a psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Nosso objetivo foi o de identificar contribuições do campo da psicologia histórico-cultural para se pensar o processo de elaboração do saber escolar nos anos iniciais do ensino fundamental tendo como perspectiva o desenvolvimento do pensamento teórico. Para isso realizamos uma pesquisa teórico-conceitual, tomando enquanto procedimento um levantamento e posterior análise de produções presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Como resultados confirmamos a escassez de pesquisas que relacionassem as produções da psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Além disso, identificamos nas produções a abordavam o desenvolvimento do pensamento nesse período a defesa da organização do ensino com base na teoria da atividade de estudo enquanto forma de apropriação dos conhecimentos científicos e desenvolvimento das bases do pensamento teórico no ensino escolar. Essa organização pressupõe a defesa do desenvolvimento da própria atividade de estudo e das capacidades teóricas do pensamento enquanto objetivos de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental como condição para o desenvolvimento das bases do pensamento teórico, representando o grau de desenvolvimento de pensamento possível de atingir nesse período do desenvolvimento humano.
id UNSP_08fd94b9e47b96e0f011628149343936
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255829
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolarDevelopment of Thought and Education in School Age: Contributions of Historical-Cultural Psychology to the Process of Elaborating School KnowledgePsicologia histórico-culturalPedagogia histórico-críticaEducação escolarSaber escolarPensamentoDesenvolvimento humanoHistorical-cultural psychologyHistorical-critical pedagogySchool educationSchool knowledgeThinking; human developmentA presente dissertação parte da concepção de educação da pedagogia histórico-crítica, que defende a educação escolar como espaço de socialização dos conhecimentos objetivos e de promoção desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades. A realização desses objetivos pressupõe o processo de elaboração do saber escolar, que parte dos conhecimentos científicos e é mediado por diversas determinações que influem na dinâmica de ensino. Dentre essas selecionamos o desenvolvimento do pensamento nos anos iniciais do ensino fundamental. O motivo que nos levou a pesquisar tais relações foi a falta de pesquisas que articulassem as produções da psicologia histórico-cultural com o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica. Assim, tomamos como objeto de pesquisa a relação do desenvolvimento das bases do pensamento teórico na idade escolar segundo a psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Nosso objetivo foi o de identificar contribuições do campo da psicologia histórico-cultural para se pensar o processo de elaboração do saber escolar nos anos iniciais do ensino fundamental tendo como perspectiva o desenvolvimento do pensamento teórico. Para isso realizamos uma pesquisa teórico-conceitual, tomando enquanto procedimento um levantamento e posterior análise de produções presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Como resultados confirmamos a escassez de pesquisas que relacionassem as produções da psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Além disso, identificamos nas produções a abordavam o desenvolvimento do pensamento nesse período a defesa da organização do ensino com base na teoria da atividade de estudo enquanto forma de apropriação dos conhecimentos científicos e desenvolvimento das bases do pensamento teórico no ensino escolar. Essa organização pressupõe a defesa do desenvolvimento da própria atividade de estudo e das capacidades teóricas do pensamento enquanto objetivos de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental como condição para o desenvolvimento das bases do pensamento teórico, representando o grau de desenvolvimento de pensamento possível de atingir nesse período do desenvolvimento humano.This dissertation is based on the conception of education of the historical-critical pedagogy, which defends school education as a space for the socialization of objective knowledge and for promoting human development to its maximum potential. The achievement of these objectives demands the process of elaboration of school knowledge, which starts from scientific knowledge and is mediated by several determinations that influence the teaching dynamics. Among these, we selected the development of thinking in the early years of elementary school. The reason that led us to research these relations was the lack of research that articulated the productions of historical-cultural psychology with the theoretical framework of historical-critical pedagogy. Thus, we took as the object of research the relationship between the development of the bases of theoretical thinking in school age according to historical-cultural psychology and the process of elaboration of school knowledge according to historical-critical pedagogy. Our objective was to identify contributions from the field of historical-cultural psychology to think about the process of elaboration of school knowledge in the early years of elementary school, having as a perspective the development of theoretical thinking. To do so, we carried out a theoretical-conceptual research, taking as a procedure a survey and subsequent analysis of productions present in the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. As results, we confirmed the scarcity of research that related the productions of historical-cultural psychology with the process of elaboration of school knowledge according to historical-critical pedagogy. In addition, we identified in the productions that approached the development of thinking in this period the defense of the organization of teaching based on the theory of study activity as a form of appropriation of scientific knowledge and development of the bases of theoretical thinking in school education. This organization presupposes the defense of the development of the study activity itself and of the theoretical capacities of thinking as teaching objectives in the early years of elementary school as a condition for the development of the bases of theoretical thinking, representing the degree of development of thinking possible to achieve in this period of human development.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Lucas André [UNESP]Posso, Guilherme Salioni [UNESP]2024-06-03T19:41:12Z2024-06-03T19:41:12Z2024-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T06:16:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:31.645422Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
Development of Thought and Education in School Age: Contributions of Historical-Cultural Psychology to the Process of Elaborating School Knowledge
title Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
Posso, Guilherme Salioni [UNESP]
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Saber escolar
Pensamento
Desenvolvimento humano
Historical-cultural psychology
Historical-critical pedagogy
School education
School knowledge
Thinking; human development
title_short Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
title_full Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
title_sort Desenvolvimento do pensamento e educação na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural para o processo de elaboração do saber escolar
author Posso, Guilherme Salioni [UNESP]
author_facet Posso, Guilherme Salioni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Lucas André [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Posso, Guilherme Salioni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Saber escolar
Pensamento
Desenvolvimento humano
Historical-cultural psychology
Historical-critical pedagogy
School education
School knowledge
Thinking; human development
topic Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Saber escolar
Pensamento
Desenvolvimento humano
Historical-cultural psychology
Historical-critical pedagogy
School education
School knowledge
Thinking; human development
description A presente dissertação parte da concepção de educação da pedagogia histórico-crítica, que defende a educação escolar como espaço de socialização dos conhecimentos objetivos e de promoção desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades. A realização desses objetivos pressupõe o processo de elaboração do saber escolar, que parte dos conhecimentos científicos e é mediado por diversas determinações que influem na dinâmica de ensino. Dentre essas selecionamos o desenvolvimento do pensamento nos anos iniciais do ensino fundamental. O motivo que nos levou a pesquisar tais relações foi a falta de pesquisas que articulassem as produções da psicologia histórico-cultural com o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica. Assim, tomamos como objeto de pesquisa a relação do desenvolvimento das bases do pensamento teórico na idade escolar segundo a psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Nosso objetivo foi o de identificar contribuições do campo da psicologia histórico-cultural para se pensar o processo de elaboração do saber escolar nos anos iniciais do ensino fundamental tendo como perspectiva o desenvolvimento do pensamento teórico. Para isso realizamos uma pesquisa teórico-conceitual, tomando enquanto procedimento um levantamento e posterior análise de produções presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Como resultados confirmamos a escassez de pesquisas que relacionassem as produções da psicologia histórico-cultural com o processo de elaboração do saber escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Além disso, identificamos nas produções a abordavam o desenvolvimento do pensamento nesse período a defesa da organização do ensino com base na teoria da atividade de estudo enquanto forma de apropriação dos conhecimentos científicos e desenvolvimento das bases do pensamento teórico no ensino escolar. Essa organização pressupõe a defesa do desenvolvimento da própria atividade de estudo e das capacidades teóricas do pensamento enquanto objetivos de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental como condição para o desenvolvimento das bases do pensamento teórico, representando o grau de desenvolvimento de pensamento possível de atingir nesse período do desenvolvimento humano.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-03T19:41:12Z
2024-06-03T19:41:12Z
2024-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/255829
url https://hdl.handle.net/11449/255829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129379595714560