Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vinicius dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151708
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado em Educação tem como objetivo geral analisar a importância dos conhecimentos científicos e respectivos conceitos para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental. A presente dissertação é composta por três capítulos de cunho teórico em que discute o processo de desenvolvimento humano e do seu psiquismo; o processo de desenvolvimento do pensamento; e o papel da educação escolar no processo de despendimento do pensamento conceitual. E por dois capítulos dedicados ao momento de coleta e análise de dados. Por fim é feita uma análise e discussão dos dados a partir da teoria. Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural, bem como da pedagogia histórico-crítica, ambas enraizadas no método materialista histórico dialético. Para a coleta de dados foram realizadas observações em sala de aula, leituras do livro didático de Língua Portuguesa utilizado em sala de aula e dezesseis encontros de intervenção com vistas a verificar a apropriação por parte dos alunos, dos conceitos veiculados em aula. Alguns resultados demonstraram que os participantes da pesquisa encontram-se, de fato, na etapa de pensamento por complexos, corroborando os pressupostos de Vygotski; e também foi discutida a problemática da transmissão e socialização dos conceitos em sala de aula e por meio do livro didático.
id UNSP_9ac27811fbcbe985c252a06953efe44d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151708
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamentalContributions of school education for the development process of the conceptual thought of fundamental teaching studentsPensamento conceitualTeoria histórico-culturalPedagogia histórico-críticaConceptual thinkingHistorical-cultural theoryHistorical-critical pedagogyEsta pesquisa de Mestrado em Educação tem como objetivo geral analisar a importância dos conhecimentos científicos e respectivos conceitos para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental. A presente dissertação é composta por três capítulos de cunho teórico em que discute o processo de desenvolvimento humano e do seu psiquismo; o processo de desenvolvimento do pensamento; e o papel da educação escolar no processo de despendimento do pensamento conceitual. E por dois capítulos dedicados ao momento de coleta e análise de dados. Por fim é feita uma análise e discussão dos dados a partir da teoria. Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural, bem como da pedagogia histórico-crítica, ambas enraizadas no método materialista histórico dialético. Para a coleta de dados foram realizadas observações em sala de aula, leituras do livro didático de Língua Portuguesa utilizado em sala de aula e dezesseis encontros de intervenção com vistas a verificar a apropriação por parte dos alunos, dos conceitos veiculados em aula. Alguns resultados demonstraram que os participantes da pesquisa encontram-se, de fato, na etapa de pensamento por complexos, corroborando os pressupostos de Vygotski; e também foi discutida a problemática da transmissão e socialização dos conceitos em sala de aula e por meio do livro didático.This Master's Degree in Education research has the general objective of analyzing the importance of scientific knowledge and its concepts for the development process of conceptual thinking in Portuguese language classes in elementary education. The present dissertation is composed of three theoretical chapters in which it discusses the process of human development and its psychism; The process of development of thought; And the role of school education in the process of dispensing conceptual thinking. And by two chapters dedicated to the moment of data collection and analysis. Finally an analysis and discussion of the data is made from the theory. This research is based on the theoretical and methodological assumptions of historical-cultural theory, as well as historical-critical pedagogy, both rooted in the dialectical historical materialist method. Data were collected in the classroom, readings of the Portuguese language textbook used in the classroom and sixteen intervention meetings to verify the appropriation by the students of the concepts conveyed in class. Some results have shown that the research participants are, in fact, in the stage of complex thinking, corroborating Vygotsky's assumptions; And the problem of the transmission and socialization of concepts in the classroom and through the didactic book was also discussed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Vinicius dos Santos [UNESP]2017-09-27T20:15:23Z2017-09-27T20:15:23Z2017-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15170800089240233004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:25:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:25:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
Contributions of school education for the development process of the conceptual thought of fundamental teaching students
title Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
Oliveira, Vinicius dos Santos [UNESP]
Pensamento conceitual
Teoria histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Conceptual thinking
Historical-cultural theory
Historical-critical pedagogy
title_short Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
title_full Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
title_sort Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental
author Oliveira, Vinicius dos Santos [UNESP]
author_facet Oliveira, Vinicius dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vinicius dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento conceitual
Teoria histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Conceptual thinking
Historical-cultural theory
Historical-critical pedagogy
topic Pensamento conceitual
Teoria histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Conceptual thinking
Historical-cultural theory
Historical-critical pedagogy
description Esta pesquisa de Mestrado em Educação tem como objetivo geral analisar a importância dos conhecimentos científicos e respectivos conceitos para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental. A presente dissertação é composta por três capítulos de cunho teórico em que discute o processo de desenvolvimento humano e do seu psiquismo; o processo de desenvolvimento do pensamento; e o papel da educação escolar no processo de despendimento do pensamento conceitual. E por dois capítulos dedicados ao momento de coleta e análise de dados. Por fim é feita uma análise e discussão dos dados a partir da teoria. Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural, bem como da pedagogia histórico-crítica, ambas enraizadas no método materialista histórico dialético. Para a coleta de dados foram realizadas observações em sala de aula, leituras do livro didático de Língua Portuguesa utilizado em sala de aula e dezesseis encontros de intervenção com vistas a verificar a apropriação por parte dos alunos, dos conceitos veiculados em aula. Alguns resultados demonstraram que os participantes da pesquisa encontram-se, de fato, na etapa de pensamento por complexos, corroborando os pressupostos de Vygotski; e também foi discutida a problemática da transmissão e socialização dos conceitos em sala de aula e por meio do livro didático.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27T20:15:23Z
2017-09-27T20:15:23Z
2017-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151708
000892402
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/151708
identifier_str_mv 000892402
33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965653887614976