Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121341 |
Resumo: | This work presents a proposal to replace thetraditional system of traction electric car that usesone electric motor and a mechanical differential, by two electric motors of lower power, controlled byelectronic control low cost. The proposed control isopen loop and uses the technique of Pulse WidthModulation (PWM), discrete and synchronizedaiming to reduce the generation of harmonics. The implementation of two smaller motor one on each wheel-drive distributes the weight of the vehicle, improving the heat exchange of the windings,beyond enable the power components supporting a current of 50% predicted for only one motor . The solution adopted for being open-loop, has a similar behavior to the mechanical differential, where theeffort imposed by the trajectory makes the velocity distribution between the wheels be appropriate tovehicle trajectory |
id |
UNSP_090969b662302b5ff6b2d3fa0f6a9f29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121341 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricosVeiculos eletricosMotores elétricos de induçãoVelocidadeMotores elétricos - Controle eletrônicoLean ManufacturingThis work presents a proposal to replace thetraditional system of traction electric car that usesone electric motor and a mechanical differential, by two electric motors of lower power, controlled byelectronic control low cost. The proposed control isopen loop and uses the technique of Pulse WidthModulation (PWM), discrete and synchronizedaiming to reduce the generation of harmonics. The implementation of two smaller motor one on each wheel-drive distributes the weight of the vehicle, improving the heat exchange of the windings,beyond enable the power components supporting a current of 50% predicted for only one motor . The solution adopted for being open-loop, has a similar behavior to the mechanical differential, where theeffort imposed by the trajectory makes the velocity distribution between the wheels be appropriate tovehicle trajectoryEste trabalho apresenta uma proposta de substituição do sistema tradicional de tração do carro elétrico, que utiliza um motor elétrico e um diferencial mecânico, por dois motores elétricos de menor potência, controlados por controle eletrônico de baixo custo. O controle proposto é em malha aberta e utiliza a técnica de Modulação por Largura de Pulso (PWM), discreta e sincronizada visando a reduzida geração de harmônicos. A implementação de 2 motores menores, um em cada roda com tração, distribui a massa do veículo, melhorando a troca de calor dos enrolamentos, além de possibilitar que os componentes de potência suportem uma corrente da ordem de 50% da prevista para apenas um motor. A solução adotada, por ser em malha aberta, possui um comportamento semelhante ao diferencial mecânico, onde os esforços impostos pela trajetória faz com que a distribuição de velocidade entre as rodas seja adequada à trajetória do veículoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marcelino, Márcio Abud [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Cesar Bastamante [UNESP]2015-03-23T15:29:06Z2015-03-23T15:29:06Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Cesar Bastamante. Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121341000685718soares_cb_tcc_guara.pdf2657204297944320Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:52:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121341Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:01:16.916397Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos |
title |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos |
spellingShingle |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos Soares, Cesar Bastamante [UNESP] Veiculos eletricos Motores elétricos de indução Velocidade Motores elétricos - Controle eletrônico Lean Manufacturing |
title_short |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos |
title_full |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos |
title_fullStr |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos |
title_full_unstemmed |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos |
title_sort |
Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos |
author |
Soares, Cesar Bastamante [UNESP] |
author_facet |
Soares, Cesar Bastamante [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcelino, Márcio Abud [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Cesar Bastamante [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veiculos eletricos Motores elétricos de indução Velocidade Motores elétricos - Controle eletrônico Lean Manufacturing |
topic |
Veiculos eletricos Motores elétricos de indução Velocidade Motores elétricos - Controle eletrônico Lean Manufacturing |
description |
This work presents a proposal to replace thetraditional system of traction electric car that usesone electric motor and a mechanical differential, by two electric motors of lower power, controlled byelectronic control low cost. The proposed control isopen loop and uses the technique of Pulse WidthModulation (PWM), discrete and synchronizedaiming to reduce the generation of harmonics. The implementation of two smaller motor one on each wheel-drive distributes the weight of the vehicle, improving the heat exchange of the windings,beyond enable the power components supporting a current of 50% predicted for only one motor . The solution adopted for being open-loop, has a similar behavior to the mechanical differential, where theeffort imposed by the trajectory makes the velocity distribution between the wheels be appropriate tovehicle trajectory |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:29:06Z 2015-03-23T15:29:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Cesar Bastamante. Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011. http://hdl.handle.net/11449/121341 000685718 soares_cb_tcc_guara.pdf 2657204297944320 |
identifier_str_mv |
SOARES, Cesar Bastamante. Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011. 000685718 soares_cb_tcc_guara.pdf 2657204297944320 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128739653976064 |