Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118599 |
Resumo: | Considerando que Biologia no Ensino Médio tem como linha de abordagem Evolução Biológica e que matérias publicadas em revistas de divulgação científica têm apresentado problemas que interferem negativamente na construção de conhecimentos específicos, nos propusemos a investigar tanto a natureza e a qualidade da divulgação de temas da Paleontologia e Evolução na revista Superinteressante, por ser de grande penetração, quanto o preparo, a opinião e a forma de atuação de professores de Biologia no que se refere a esses assuntos. Nosso objetivo, diante dessa problemática, centrou-se na compreensão das implicações que as matérias de Paleontologia e Evolução dessa revista representam no contexto do ensino de Biologia. Publicações de 2000 a 2010 foram analisadas e revelaram grande número de matérias sobre os temas destacados, principalmente nos 6 primeiros anos. Elas foram marcadas por abordagem sensacionalista e visão determinista da ciência, erros conceituais, dados inexatos e distorcidos, ilustrações inadequadas e linguagem informal, muitas vezes anedótica, que distorcem e vulgarizam as informações. Os professores, que revelaram fazer amplo uso de materiais de divulgação científica, especialmente revistas, para atualização e preparação de aulas, desenvolvem esses dois temas principalmente no 3º ano do Ensino Médio por meio de aulas teóricas, comprometendo o interesse e entendimento, pelo aluno, da origem e diversificação da vida na história geológica da Terra. Concluímos que é imperativo investir na capacitação teórico-prática de professores para que sejam capazes de análises adequadas das informações disponíveis nas matérias de divulgação, podendo até mesmo fazer uso delas no ensino básico, porém sem comprometer a construção das idéias e conceitos envolvidos |
id |
UNSP_09320519eb0ba580e46ab5f9bc741c8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118599 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologiaPaleontologia – Estudo e ensinoEnsino médioDivulgação científicaEvoluçãoConsiderando que Biologia no Ensino Médio tem como linha de abordagem Evolução Biológica e que matérias publicadas em revistas de divulgação científica têm apresentado problemas que interferem negativamente na construção de conhecimentos específicos, nos propusemos a investigar tanto a natureza e a qualidade da divulgação de temas da Paleontologia e Evolução na revista Superinteressante, por ser de grande penetração, quanto o preparo, a opinião e a forma de atuação de professores de Biologia no que se refere a esses assuntos. Nosso objetivo, diante dessa problemática, centrou-se na compreensão das implicações que as matérias de Paleontologia e Evolução dessa revista representam no contexto do ensino de Biologia. Publicações de 2000 a 2010 foram analisadas e revelaram grande número de matérias sobre os temas destacados, principalmente nos 6 primeiros anos. Elas foram marcadas por abordagem sensacionalista e visão determinista da ciência, erros conceituais, dados inexatos e distorcidos, ilustrações inadequadas e linguagem informal, muitas vezes anedótica, que distorcem e vulgarizam as informações. Os professores, que revelaram fazer amplo uso de materiais de divulgação científica, especialmente revistas, para atualização e preparação de aulas, desenvolvem esses dois temas principalmente no 3º ano do Ensino Médio por meio de aulas teóricas, comprometendo o interesse e entendimento, pelo aluno, da origem e diversificação da vida na história geológica da Terra. Concluímos que é imperativo investir na capacitação teórico-prática de professores para que sejam capazes de análises adequadas das informações disponíveis nas matérias de divulgação, podendo até mesmo fazer uso delas no ensino básico, porém sem comprometer a construção das idéias e conceitos envolvidosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paleari, Lucia Maria [UNESP]Simões, Marcello Guimarães [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP]2015-03-23T15:11:41Z2015-03-23T15:11:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASSETTARI, Bruna de Oliveira. Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.http://hdl.handle.net/11449/118599000700972cassettari_bo_tcc_botib.pdf49857459823103573952163015625103Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:01:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:01:38.321877Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia |
title |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia |
spellingShingle |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP] Paleontologia – Estudo e ensino Ensino médio Divulgação científica Evolução |
title_short |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia |
title_full |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia |
title_fullStr |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia |
title_sort |
Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia |
author |
Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paleari, Lucia Maria [UNESP] Simões, Marcello Guimarães [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paleontologia – Estudo e ensino Ensino médio Divulgação científica Evolução |
topic |
Paleontologia – Estudo e ensino Ensino médio Divulgação científica Evolução |
description |
Considerando que Biologia no Ensino Médio tem como linha de abordagem Evolução Biológica e que matérias publicadas em revistas de divulgação científica têm apresentado problemas que interferem negativamente na construção de conhecimentos específicos, nos propusemos a investigar tanto a natureza e a qualidade da divulgação de temas da Paleontologia e Evolução na revista Superinteressante, por ser de grande penetração, quanto o preparo, a opinião e a forma de atuação de professores de Biologia no que se refere a esses assuntos. Nosso objetivo, diante dessa problemática, centrou-se na compreensão das implicações que as matérias de Paleontologia e Evolução dessa revista representam no contexto do ensino de Biologia. Publicações de 2000 a 2010 foram analisadas e revelaram grande número de matérias sobre os temas destacados, principalmente nos 6 primeiros anos. Elas foram marcadas por abordagem sensacionalista e visão determinista da ciência, erros conceituais, dados inexatos e distorcidos, ilustrações inadequadas e linguagem informal, muitas vezes anedótica, que distorcem e vulgarizam as informações. Os professores, que revelaram fazer amplo uso de materiais de divulgação científica, especialmente revistas, para atualização e preparação de aulas, desenvolvem esses dois temas principalmente no 3º ano do Ensino Médio por meio de aulas teóricas, comprometendo o interesse e entendimento, pelo aluno, da origem e diversificação da vida na história geológica da Terra. Concluímos que é imperativo investir na capacitação teórico-prática de professores para que sejam capazes de análises adequadas das informações disponíveis nas matérias de divulgação, podendo até mesmo fazer uso delas no ensino básico, porém sem comprometer a construção das idéias e conceitos envolvidos |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:11:41Z 2015-03-23T15:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASSETTARI, Bruna de Oliveira. Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011. http://hdl.handle.net/11449/118599 000700972 cassettari_bo_tcc_botib.pdf 4985745982310357 3952163015625103 |
identifier_str_mv |
CASSETTARI, Bruna de Oliveira. Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011. 000700972 cassettari_bo_tcc_botib.pdf 4985745982310357 3952163015625103 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128306985304064 |