Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118599
Resumo: Considerando que Biologia no Ensino Médio tem como linha de abordagem Evolução Biológica e que matérias publicadas em revistas de divulgação científica têm apresentado problemas que interferem negativamente na construção de conhecimentos específicos, nos propusemos a investigar tanto a natureza e a qualidade da divulgação de temas da Paleontologia e Evolução na revista Superinteressante, por ser de grande penetração, quanto o preparo, a opinião e a forma de atuação de professores de Biologia no que se refere a esses assuntos. Nosso objetivo, diante dessa problemática, centrou-se na compreensão das implicações que as matérias de Paleontologia e Evolução dessa revista representam no contexto do ensino de Biologia. Publicações de 2000 a 2010 foram analisadas e revelaram grande número de matérias sobre os temas destacados, principalmente nos 6 primeiros anos. Elas foram marcadas por abordagem sensacionalista e visão determinista da ciência, erros conceituais, dados inexatos e distorcidos, ilustrações inadequadas e linguagem informal, muitas vezes anedótica, que distorcem e vulgarizam as informações. Os professores, que revelaram fazer amplo uso de materiais de divulgação científica, especialmente revistas, para atualização e preparação de aulas, desenvolvem esses dois temas principalmente no 3º ano do Ensino Médio por meio de aulas teóricas, comprometendo o interesse e entendimento, pelo aluno, da origem e diversificação da vida na história geológica da Terra. Concluímos que é imperativo investir na capacitação teórico-prática de professores para que sejam capazes de análises adequadas das informações disponíveis nas matérias de divulgação, podendo até mesmo fazer uso delas no ensino básico, porém sem comprometer a construção das idéias e conceitos envolvidos
id UNSP_09320519eb0ba580e46ab5f9bc741c8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118599
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologiaPaleontologia – Estudo e ensinoEnsino médioDivulgação científicaEvoluçãoConsiderando que Biologia no Ensino Médio tem como linha de abordagem Evolução Biológica e que matérias publicadas em revistas de divulgação científica têm apresentado problemas que interferem negativamente na construção de conhecimentos específicos, nos propusemos a investigar tanto a natureza e a qualidade da divulgação de temas da Paleontologia e Evolução na revista Superinteressante, por ser de grande penetração, quanto o preparo, a opinião e a forma de atuação de professores de Biologia no que se refere a esses assuntos. Nosso objetivo, diante dessa problemática, centrou-se na compreensão das implicações que as matérias de Paleontologia e Evolução dessa revista representam no contexto do ensino de Biologia. Publicações de 2000 a 2010 foram analisadas e revelaram grande número de matérias sobre os temas destacados, principalmente nos 6 primeiros anos. Elas foram marcadas por abordagem sensacionalista e visão determinista da ciência, erros conceituais, dados inexatos e distorcidos, ilustrações inadequadas e linguagem informal, muitas vezes anedótica, que distorcem e vulgarizam as informações. Os professores, que revelaram fazer amplo uso de materiais de divulgação científica, especialmente revistas, para atualização e preparação de aulas, desenvolvem esses dois temas principalmente no 3º ano do Ensino Médio por meio de aulas teóricas, comprometendo o interesse e entendimento, pelo aluno, da origem e diversificação da vida na história geológica da Terra. Concluímos que é imperativo investir na capacitação teórico-prática de professores para que sejam capazes de análises adequadas das informações disponíveis nas matérias de divulgação, podendo até mesmo fazer uso delas no ensino básico, porém sem comprometer a construção das idéias e conceitos envolvidosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paleari, Lucia Maria [UNESP]Simões, Marcello Guimarães [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP]2015-03-23T15:11:41Z2015-03-23T15:11:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASSETTARI, Bruna de Oliveira. Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.http://hdl.handle.net/11449/118599000700972cassettari_bo_tcc_botib.pdf49857459823103573952163015625103Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:01:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:01:38.321877Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
title Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
spellingShingle Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP]
Paleontologia – Estudo e ensino
Ensino médio
Divulgação científica
Evolução
title_short Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
title_full Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
title_fullStr Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
title_full_unstemmed Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
title_sort Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia
author Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP]
author_facet Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paleari, Lucia Maria [UNESP]
Simões, Marcello Guimarães [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassettari, Bruna de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Paleontologia – Estudo e ensino
Ensino médio
Divulgação científica
Evolução
topic Paleontologia – Estudo e ensino
Ensino médio
Divulgação científica
Evolução
description Considerando que Biologia no Ensino Médio tem como linha de abordagem Evolução Biológica e que matérias publicadas em revistas de divulgação científica têm apresentado problemas que interferem negativamente na construção de conhecimentos específicos, nos propusemos a investigar tanto a natureza e a qualidade da divulgação de temas da Paleontologia e Evolução na revista Superinteressante, por ser de grande penetração, quanto o preparo, a opinião e a forma de atuação de professores de Biologia no que se refere a esses assuntos. Nosso objetivo, diante dessa problemática, centrou-se na compreensão das implicações que as matérias de Paleontologia e Evolução dessa revista representam no contexto do ensino de Biologia. Publicações de 2000 a 2010 foram analisadas e revelaram grande número de matérias sobre os temas destacados, principalmente nos 6 primeiros anos. Elas foram marcadas por abordagem sensacionalista e visão determinista da ciência, erros conceituais, dados inexatos e distorcidos, ilustrações inadequadas e linguagem informal, muitas vezes anedótica, que distorcem e vulgarizam as informações. Os professores, que revelaram fazer amplo uso de materiais de divulgação científica, especialmente revistas, para atualização e preparação de aulas, desenvolvem esses dois temas principalmente no 3º ano do Ensino Médio por meio de aulas teóricas, comprometendo o interesse e entendimento, pelo aluno, da origem e diversificação da vida na história geológica da Terra. Concluímos que é imperativo investir na capacitação teórico-prática de professores para que sejam capazes de análises adequadas das informações disponíveis nas matérias de divulgação, podendo até mesmo fazer uso delas no ensino básico, porém sem comprometer a construção das idéias e conceitos envolvidos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:11:41Z
2015-03-23T15:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASSETTARI, Bruna de Oliveira. Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/118599
000700972
cassettari_bo_tcc_botib.pdf
4985745982310357
3952163015625103
identifier_str_mv CASSETTARI, Bruna de Oliveira. Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.
000700972
cassettari_bo_tcc_botib.pdf
4985745982310357
3952163015625103
url http://hdl.handle.net/11449/118599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128306985304064