O CONHECIMENTO SOBRE PALEONTOLOGIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE JUIZ DE FORA (MG, BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, E.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, G., Balbino, A.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29412
Resumo: A pesquisa em ensino de Paleontologia na Educação Básica brasileira apresenta abordagens diferenciadas. Investigações sobre práticas em laboratório, oficinas didáticas, avaliação de conhecimentos prévios ou percepções discentes, materiais didáticos ou visitas a espaços não formais são alguns exemplos onde essa temática é tratada sob diferentes aspectos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções dos estudantes a respeito do conceito de Paleontologia e fósseis através de um questionário com oito itens, o qual foi aplicado a 107 estudantes do ensino médio (29 do 1o ano, 35 do 2o e 41 do 3o) da rede pública estadual de Juiz de Fora, MG. Quando indagados se já aprenderam algo na escola ou fora dela sobre Paleontologia, 86,0% responderam negativamente. Por outro lado, 86,9% dos respondentes afirmaram já terem ouvido falar ou estudado sobre fósseis – entre esses, 88,1% assinalaram corretamente a definição de fósseis. Cerca de 84% assinalaram que existem fósseis no Brasil. Embora com um conhecimento básico razoável sobre o que é um fóssil, os estudantes não reconhecem o vínculo entre os fósseis e a Paleontologia. Na continuação do trabalho, investigou-se sobre como a Paleontologia é abordada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Nas duas coleções utilizadas pelos estudantes respondentes, ambas com três volumes. A primeira coleção intitula-se “Biologia Ser Protagonista” (coleção 1) e a segunda intitula-se “Conexões com a Biologia” (coleção 2). Somente na coleção 2 (volume 1), verificou-se a definição do termo paleontologia no organograma das subáreas da Biologia com a definição: Paleontologia – Estuda os Fósseis e no volume 3, na seção “Uma profissão: Paleontólogo” – “A Paleontologia é a ciência que estuda a história da vida da Terra com base nos registros fósseis" (coleção 2, p.145). Em ambas as coleções o termo fóssil aparece principalmente no capítulo sobre evolução da vida, sem associação a paleontologia. Diversos autores apontam o livro didático como o principal norteador para os professores na preparação das aulas. Desta forma, os resultados obtidos permitem inferir que a forma superficial como é abordada a paleontologia nos livros didáticos contribui para o desconhecimento dessa ciência entre os estudantes da Educação Básica.
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