Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paulo César [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90886
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais para as séries iniciais do ensino fundamental preconizam, como objetivos de ensino, a aquisição e o desenvolvimento de distintas capacidades que, em última instância, são inferidas a partir de “fazeres” dos alunos. Contudo, propor orientações didáticas consistentes com o tratamento curricular desses “fazeres” (saber fazer como conteúdo curricular) mostra-se insuficiente para induzir mudanças em práticas de ensino comprometidas com a transmissão de conteúdos conceituais no ensino de Ciências. Esse estudo avaliou se interações planejadas entre o pesquisador e professoras das séries iniciais para o planejamento e a execução de duas unidades didáticas contribuiriam para a construção de conhecimentos sobre saberes docentes associados com a seleção de objetivos de ensino, com a escolha de práticas de ensino e de avaliação compatíveis com tais objetivos e com a interpretação das medidas de aprendizagem. Participaram quatro professoras do 2º ciclo (3ª e 4ª séries) do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Todas as atividades de coleta de dados foram realizadas na própria escola. Na Fase I ocorreu a caracterização das práticas educativas, por meio de entrevistas e de atividades de observação das aulas ministradas pelas participantes. Na Fase II ocorreram interações entre o pesquisador e cada professora individualmente para o planejamento, a elaboração e a execução de uma unidade didática (UD1) sobre tema da área de Ciências Naturais selecionado pela professora. Em entrevistas realizadas na Fase III foram comparadas as aulas ministradas antes e após a UD1. Em seguida, nas Fases IV, V e VI ocorreram o planejamento, a execução e a avaliação da segunda unidade didática...
id UNSP_099ef792882c8bf1e1eb588a327a88a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90886
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamentalCiencia - Estudo e ensinoPrática de ensinoConteúdos procedimentaisScience teaching - Educational practiceOs Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais para as séries iniciais do ensino fundamental preconizam, como objetivos de ensino, a aquisição e o desenvolvimento de distintas capacidades que, em última instância, são inferidas a partir de “fazeres” dos alunos. Contudo, propor orientações didáticas consistentes com o tratamento curricular desses “fazeres” (saber fazer como conteúdo curricular) mostra-se insuficiente para induzir mudanças em práticas de ensino comprometidas com a transmissão de conteúdos conceituais no ensino de Ciências. Esse estudo avaliou se interações planejadas entre o pesquisador e professoras das séries iniciais para o planejamento e a execução de duas unidades didáticas contribuiriam para a construção de conhecimentos sobre saberes docentes associados com a seleção de objetivos de ensino, com a escolha de práticas de ensino e de avaliação compatíveis com tais objetivos e com a interpretação das medidas de aprendizagem. Participaram quatro professoras do 2º ciclo (3ª e 4ª séries) do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Todas as atividades de coleta de dados foram realizadas na própria escola. Na Fase I ocorreu a caracterização das práticas educativas, por meio de entrevistas e de atividades de observação das aulas ministradas pelas participantes. Na Fase II ocorreram interações entre o pesquisador e cada professora individualmente para o planejamento, a elaboração e a execução de uma unidade didática (UD1) sobre tema da área de Ciências Naturais selecionado pela professora. Em entrevistas realizadas na Fase III foram comparadas as aulas ministradas antes e após a UD1. Em seguida, nas Fases IV, V e VI ocorreram o planejamento, a execução e a avaliação da segunda unidade didática...This work investigated educational practice about science teaching in primary school, regarding the different curricular contents modalities. The aim was evaluated if planned intervention between researcher and four in-service public primary teachers to elaborate and to carry out a didactic unit could support the development of skills related with procedural content teaching and assessment. The data were gathered in teachers’ school in the following sequence: a) interviews and class observations; b) planning, performing and observing two didactic units; c) didactic units evaluation. The didactic units performed showed larger teaching acts diversity than previous teachers’ practices. Also, educational practices about didactic units allowed the development and emission of different behavioral measures concerned to selected teaching purposes. To search for procedures that could promote primary teachers’ autonomy in selection and performance of these educational practices connected with teaching professional qualification programs about conceptual knowledge or content (facts, principles and concepts) in natural science domain justify the continuance of related studies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Júnior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Paulo César [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2005-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis294 f. : il.application/pdfGOMES, Paulo César. Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 294 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90886000339162gomes_pc_me_bauru.pdf33004056079P036372856221231320000-0003-2440-8097Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:03:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:09:10.244317Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
title Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
Gomes, Paulo César [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Prática de ensino
Conteúdos procedimentais
Science teaching - Educational practice
title_short Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental
author Gomes, Paulo César [UNESP]
author_facet Gomes, Paulo César [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes Júnior, Jair [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Paulo César [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Prática de ensino
Conteúdos procedimentais
Science teaching - Educational practice
topic Ciencia - Estudo e ensino
Prática de ensino
Conteúdos procedimentais
Science teaching - Educational practice
description Os Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais para as séries iniciais do ensino fundamental preconizam, como objetivos de ensino, a aquisição e o desenvolvimento de distintas capacidades que, em última instância, são inferidas a partir de “fazeres” dos alunos. Contudo, propor orientações didáticas consistentes com o tratamento curricular desses “fazeres” (saber fazer como conteúdo curricular) mostra-se insuficiente para induzir mudanças em práticas de ensino comprometidas com a transmissão de conteúdos conceituais no ensino de Ciências. Esse estudo avaliou se interações planejadas entre o pesquisador e professoras das séries iniciais para o planejamento e a execução de duas unidades didáticas contribuiriam para a construção de conhecimentos sobre saberes docentes associados com a seleção de objetivos de ensino, com a escolha de práticas de ensino e de avaliação compatíveis com tais objetivos e com a interpretação das medidas de aprendizagem. Participaram quatro professoras do 2º ciclo (3ª e 4ª séries) do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Todas as atividades de coleta de dados foram realizadas na própria escola. Na Fase I ocorreu a caracterização das práticas educativas, por meio de entrevistas e de atividades de observação das aulas ministradas pelas participantes. Na Fase II ocorreram interações entre o pesquisador e cada professora individualmente para o planejamento, a elaboração e a execução de uma unidade didática (UD1) sobre tema da área de Ciências Naturais selecionado pela professora. Em entrevistas realizadas na Fase III foram comparadas as aulas ministradas antes e após a UD1. Em seguida, nas Fases IV, V e VI ocorreram o planejamento, a execução e a avaliação da segunda unidade didática...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-08
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Paulo César. Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 294 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90886
000339162
gomes_pc_me_bauru.pdf
33004056079P0
3637285622123132
0000-0003-2440-8097
identifier_str_mv GOMES, Paulo César. Formação de professores, ensino de ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 294 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
000339162
gomes_pc_me_bauru.pdf
33004056079P0
3637285622123132
0000-0003-2440-8097
url http://hdl.handle.net/11449/90886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 294 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128468322353152