Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Luciane Guimarães Batistela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Francismara Neves de, Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733
http://hdl.handle.net/11449/126986
Resumo: The qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties.
id UNSP_09b7e2119f4122c783748b7e0db38c7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126986
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escolaSignificances of itself: tutoring as a place intended not to knowing at schoolTutoringLearning difficultiesErrorClase de apoyoDificultad de aprendizajeErrorSala de apoioDificuldades de aprendizagemErroThe qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties.El estudio de naturaleza cualitativa, modalidad descriptivo-interpretativa, tuvo como base el referencial teórico piagetiano para analizar las significaciones de cincuenta y dos alumnos frecuentando clases de apoyo de aprendizaje. Los resultados indicaron que las significaciones de los alumnos sobre dificultades de aprendizaje, errores y clases de apoyo corresponden a estereotipos, estigmas e inferiorizaciones de su condición para alcanzar sus objetivos de aprendizaje. Las dificultades de aprendizaje son vistas como un problema propio de su condición personal o familiar, mientras que la clase de apoyo un espacio de castigo para aquellos que presentan dificultades para aprender.O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou- -se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Universitário, CEP 19806-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Universitário, CEP 19806-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Londrina (UEL)Bianchini, Luciane Guimarães BatistelaOliveira, Francismara Neves deVasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]2015-08-21T17:53:39Z2015-08-21T17:53:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article141-164application/pdfhttp://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733Revista Educação em Questão, v. 48, n. 34, p. 141-164, 2014.0102-7735http://hdl.handle.net/11449/126986ISSN0102-7735-2014-48-34-141-164.pdf42123625618954420000-0002-3977-827XCurrículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Educação em Questãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126986Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:28.984388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
Significances of itself: tutoring as a place intended not to knowing at school
title Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
spellingShingle Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
Bianchini, Luciane Guimarães Batistela
Tutoring
Learning difficulties
Error
Clase de apoyo
Dificultad de aprendizaje
Error
Sala de apoio
Dificuldades de aprendizagem
Erro
title_short Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
title_full Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
title_fullStr Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
title_full_unstemmed Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
title_sort Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
author Bianchini, Luciane Guimarães Batistela
author_facet Bianchini, Luciane Guimarães Batistela
Oliveira, Francismara Neves de
Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Francismara Neves de
Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchini, Luciane Guimarães Batistela
Oliveira, Francismara Neves de
Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoring
Learning difficulties
Error
Clase de apoyo
Dificultad de aprendizaje
Error
Sala de apoio
Dificuldades de aprendizagem
Erro
topic Tutoring
Learning difficulties
Error
Clase de apoyo
Dificultad de aprendizaje
Error
Sala de apoio
Dificuldades de aprendizagem
Erro
description The qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-21T17:53:39Z
2015-08-21T17:53:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733
Revista Educação em Questão, v. 48, n. 34, p. 141-164, 2014.
0102-7735
http://hdl.handle.net/11449/126986
ISSN0102-7735-2014-48-34-141-164.pdf
4212362561895442
0000-0002-3977-827X
url http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733
http://hdl.handle.net/11449/126986
identifier_str_mv Revista Educação em Questão, v. 48, n. 34, p. 141-164, 2014.
0102-7735
ISSN0102-7735-2014-48-34-141-164.pdf
4212362561895442
0000-0002-3977-827X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Educação em Questão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141-164
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128406576955392