Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733 http://hdl.handle.net/11449/126986 |
Resumo: | The qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties. |
id |
UNSP_09b7e2119f4122c783748b7e0db38c7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126986 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escolaSignificances of itself: tutoring as a place intended not to knowing at schoolTutoringLearning difficultiesErrorClase de apoyoDificultad de aprendizajeErrorSala de apoioDificuldades de aprendizagemErroThe qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties.El estudio de naturaleza cualitativa, modalidad descriptivo-interpretativa, tuvo como base el referencial teórico piagetiano para analizar las significaciones de cincuenta y dos alumnos frecuentando clases de apoyo de aprendizaje. Los resultados indicaron que las significaciones de los alumnos sobre dificultades de aprendizaje, errores y clases de apoyo corresponden a estereotipos, estigmas e inferiorizaciones de su condición para alcanzar sus objetivos de aprendizaje. Las dificultades de aprendizaje son vistas como un problema propio de su condición personal o familiar, mientras que la clase de apoyo un espacio de castigo para aquellos que presentan dificultades para aprender.O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou- -se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Universitário, CEP 19806-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Universitário, CEP 19806-173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Londrina (UEL)Bianchini, Luciane Guimarães BatistelaOliveira, Francismara Neves deVasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]2015-08-21T17:53:39Z2015-08-21T17:53:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article141-164application/pdfhttp://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733Revista Educação em Questão, v. 48, n. 34, p. 141-164, 2014.0102-7735http://hdl.handle.net/11449/126986ISSN0102-7735-2014-48-34-141-164.pdf42123625618954420000-0002-3977-827XCurrículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Educação em Questãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126986Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:28.984388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola Significances of itself: tutoring as a place intended not to knowing at school |
title |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola |
spellingShingle |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola Bianchini, Luciane Guimarães Batistela Tutoring Learning difficulties Error Clase de apoyo Dificultad de aprendizaje Error Sala de apoio Dificuldades de aprendizagem Erro |
title_short |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola |
title_full |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola |
title_fullStr |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola |
title_full_unstemmed |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola |
title_sort |
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola |
author |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistela |
author_facet |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistela Oliveira, Francismara Neves de Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Francismara Neves de Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistela Oliveira, Francismara Neves de Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoring Learning difficulties Error Clase de apoyo Dificultad de aprendizaje Error Sala de apoio Dificuldades de aprendizagem Erro |
topic |
Tutoring Learning difficulties Error Clase de apoyo Dificultad de aprendizaje Error Sala de apoio Dificuldades de aprendizagem Erro |
description |
The qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-08-21T17:53:39Z 2015-08-21T17:53:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733 Revista Educação em Questão, v. 48, n. 34, p. 141-164, 2014. 0102-7735 http://hdl.handle.net/11449/126986 ISSN0102-7735-2014-48-34-141-164.pdf 4212362561895442 0000-0002-3977-827X |
url |
http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733 http://hdl.handle.net/11449/126986 |
identifier_str_mv |
Revista Educação em Questão, v. 48, n. 34, p. 141-164, 2014. 0102-7735 ISSN0102-7735-2014-48-34-141-164.pdf 4212362561895442 0000-0002-3977-827X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Questão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141-164 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128406576955392 |