Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genovese, Cinthia Leticia De Carvalho Roversi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Washington Luiz Pacheco De [UNESP], Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040003
http://hdl.handle.net/11449/211734
Resumo: This study addresses the critical education of teachers in Science teaching and analyzes challenges and formative potentials of the Course Completion Work (CCW) done by future educators, from the perspective of Education, through socio-scientific issues. It also seeks to stimulate and promote, during this process, the subjectivity, creativity and authorship of the subjects involved. Based on Adorno’s theoretical concepts, and data obtained through field notes and class recordings, three dimensions were created: the half-education, transition and education dimensions. We conclude that education from the perspective of socio-scientific issues contributed to critical education in Nature Sciences to educators in training, both to act in teaching as well as in the educational process of producing the CCW. We believe that this research also brings contributions to explain the construction of autonomy, creativity and appreciation of subjectivity in the search for authorship in academic work.
id UNSP_0a11d70589d55a679dc9c54a65e99355
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/211734
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em PedagogiaAdorno’s concepts of education and half-education in the analysis of the course completion works on socio-scientific issues, in a Pedagogy ProgramTeacher trainingScience teachingPedagogy programCourse completion workFormação de professoresCurso de pedagogiaEnsino de ciênciasTrabalho de conclusão de cursoThis study addresses the critical education of teachers in Science teaching and analyzes challenges and formative potentials of the Course Completion Work (CCW) done by future educators, from the perspective of Education, through socio-scientific issues. It also seeks to stimulate and promote, during this process, the subjectivity, creativity and authorship of the subjects involved. Based on Adorno’s theoretical concepts, and data obtained through field notes and class recordings, three dimensions were created: the half-education, transition and education dimensions. We conclude that education from the perspective of socio-scientific issues contributed to critical education in Nature Sciences to educators in training, both to act in teaching as well as in the educational process of producing the CCW. We believe that this research also brings contributions to explain the construction of autonomy, creativity and appreciation of subjectivity in the search for authorship in academic work.Este estudo aborda a formação crítica de professores no ensino de Ciências e analisa desafios e potencialidades formativas da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por futuros pedagogos, na perspectiva da Educação, por meio das questões sociocientíficas, bem como busca estimular e promover, durante este processo, a subjetividade, a criatividade e a autoria dos sujeitos envolvidos. A partir dos conceitos teóricos de Theodor Adorno e dos dados obtidos por meio de notas de campo e de gravações das aulas foram criadas três dimensões: semiformativa, transição e dimensão formativa. Concluímos que a Educação, na perspectiva das questões sociocientíficas, contribuiu para a formação crítica em Ciências da Natureza de estudantes de pedagogia em formação, tanto para atuarem na docência, como no processo formativo da elaboração do TCC. Acreditamos que esta pesquisa também traz contribuições para compreender a construção da autonomia, da criatividade e da valorização da subjetividade na busca pela autoria no trabalho acadêmico.Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e QuímicaUniversidade Federal de Goiás, Instituto de FísicaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e QuímicaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Federal de Goiás (UFG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de GoiásGenovese, Cinthia Leticia De Carvalho RoversiCarvalho, Washington Luiz Pacheco De [UNESP]Genovese, Luiz Gonzaga Roversi2021-07-14T10:28:52Z2021-07-14T10:28:52Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article873-891application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040003Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 4, p. 873-891, 2019.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/21173410.1590/1516-731320190040003S1516-73132019000400873S1516-73132019000400873.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:47:15.189322Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
Adorno’s concepts of education and half-education in the analysis of the course completion works on socio-scientific issues, in a Pedagogy Program
title Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
spellingShingle Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
Genovese, Cinthia Leticia De Carvalho Roversi
Teacher training
Science teaching
Pedagogy program
Course completion work
Formação de professores
Curso de pedagogia
Ensino de ciências
Trabalho de conclusão de curso
title_short Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
title_full Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
title_fullStr Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
title_full_unstemmed Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
title_sort Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em Pedagogia
author Genovese, Cinthia Leticia De Carvalho Roversi
author_facet Genovese, Cinthia Leticia De Carvalho Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco De [UNESP]
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
author_role author
author2 Carvalho, Washington Luiz Pacheco De [UNESP]
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Goiás
dc.contributor.author.fl_str_mv Genovese, Cinthia Leticia De Carvalho Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco De [UNESP]
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training
Science teaching
Pedagogy program
Course completion work
Formação de professores
Curso de pedagogia
Ensino de ciências
Trabalho de conclusão de curso
topic Teacher training
Science teaching
Pedagogy program
Course completion work
Formação de professores
Curso de pedagogia
Ensino de ciências
Trabalho de conclusão de curso
description This study addresses the critical education of teachers in Science teaching and analyzes challenges and formative potentials of the Course Completion Work (CCW) done by future educators, from the perspective of Education, through socio-scientific issues. It also seeks to stimulate and promote, during this process, the subjectivity, creativity and authorship of the subjects involved. Based on Adorno’s theoretical concepts, and data obtained through field notes and class recordings, three dimensions were created: the half-education, transition and education dimensions. We conclude that education from the perspective of socio-scientific issues contributed to critical education in Nature Sciences to educators in training, both to act in teaching as well as in the educational process of producing the CCW. We believe that this research also brings contributions to explain the construction of autonomy, creativity and appreciation of subjectivity in the search for authorship in academic work.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2021-07-14T10:28:52Z
2021-07-14T10:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040003
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 4, p. 873-891, 2019.
1516-7313
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/211734
10.1590/1516-731320190040003
S1516-73132019000400873
S1516-73132019000400873.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040003
http://hdl.handle.net/11449/211734
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 4, p. 873-891, 2019.
1516-7313
1980-850X
10.1590/1516-731320190040003
S1516-73132019000400873
S1516-73132019000400873.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 873-891
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128700852469760