A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Romário Cícero da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36078
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de constituição do homem pedagogo nos discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s, na graduação em Pedagogia, entre os anos 2010 à 2022 no Brasil, a partir da seguinte questão de estudo: Como os discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s na graduação em Pedagogia constituem o homem pedagogo? A base empírica da mesma se constitui de 11 TCC´s que tomam o homem pedagogo como objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, baseados na análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Os resultados alcançados evidenciam que a constituição do homem pedagogo se organiza a partir da relação antagônica presença/ausência do pedagogo nas salas de aula da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, marcada pela feminização do magistério. Por outro lado, tal constituição é marcada pela visão preconceituosa, de estranhamento e de desajustamento da figura masculina no papel de educador da infância e de aluno do curso de Pedagogia. Portanto, na constituição desse sujeito, percebemos as questões de gênero na sociedade como elemento atravessador do ser homem/ mulher e a predeterminação da ocupação de espaços formativos e profissionais de acordo com o constructo social estabelecido, se fazem presentes de modo destacado.
id UFCG_9fe7d924cfff6f7805b450afa2d2cb7d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36078
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.The constitution of the pedagogue in course completion work in the Graduation in Pedagogy.Homem pedagogoPedagogia -Trabalhos de Conclusão de CursoFeminização do magistérioPedagogo - Exercício docenteDiscurso - Trabalhos de Conclusão de CursoPedagogue manPedagogy - Course Completion WorkFeminization of teachingPedagogue - Teaching practiceSpeech - Course Conclusion PapersEducação.Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de constituição do homem pedagogo nos discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s, na graduação em Pedagogia, entre os anos 2010 à 2022 no Brasil, a partir da seguinte questão de estudo: Como os discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s na graduação em Pedagogia constituem o homem pedagogo? A base empírica da mesma se constitui de 11 TCC´s que tomam o homem pedagogo como objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, baseados na análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Os resultados alcançados evidenciam que a constituição do homem pedagogo se organiza a partir da relação antagônica presença/ausência do pedagogo nas salas de aula da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, marcada pela feminização do magistério. Por outro lado, tal constituição é marcada pela visão preconceituosa, de estranhamento e de desajustamento da figura masculina no papel de educador da infância e de aluno do curso de Pedagogia. Portanto, na constituição desse sujeito, percebemos as questões de gênero na sociedade como elemento atravessador do ser homem/ mulher e a predeterminação da ocupação de espaços formativos e profissionais de acordo com o constructo social estabelecido, se fazem presentes de modo destacado.This research has the general objective of analyzing the process of constitution of the pedagogue in the speeches produced in course completion works - TCC's, in the Pedagogy degree, between the years 2010 and 2022 in Brazil, based on the following study question: How do the speeches produced in course completion works - TCCs in the Pedagogy degree constitute the pedagogue man? Its empirical basis is made up of eleven TCCs that take the pedagogue as an object of study. The methodological procedures are qualitative in nature, based on discourse analysis from a Foucauldian perspective. The results achieved show that the constitution of the male pedagogue is organized based on the antagonistic relationship between the presence/absence of the pedagogue in Early Childhood Education and Elementary School classrooms, marked by the feminization of teaching. On the other hand, this constitution is marked by a prejudiced view, of estrangement and maladjustment of the male figure in the role of childhood educator and student of the Pedagogy course. Therefore, in the constitution of this subject, we realize that gender issues in society as an element that crosses the divide between being a man/woman and the predetermination of the occupation of training and professional spaces in accordance with the established social construct, are prominently present.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756JOCA, Alexandre Martins.RODRIGUES, João Marcos de Souza.ABREU, Romário Cícero da Silva.20232024-06-13T13:22:59Z2024-06-132024-06-13T13:22:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36078ABREU, Romário Cícero da Silva. A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-13T13:29:07Zoai:localhost:riufcg/36078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-13T13:29:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
The constitution of the pedagogue in course completion work in the Graduation in Pedagogy.
title A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
spellingShingle A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
ABREU, Romário Cícero da Silva.
Homem pedagogo
Pedagogia -Trabalhos de Conclusão de Curso
Feminização do magistério
Pedagogo - Exercício docente
Discurso - Trabalhos de Conclusão de Curso
Pedagogue man
Pedagogy - Course Completion Work
Feminization of teaching
Pedagogue - Teaching practice
Speech - Course Conclusion Papers
Educação.
title_short A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
title_full A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
title_fullStr A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
title_full_unstemmed A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
title_sort A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.
author ABREU, Romário Cícero da Silva.
author_facet ABREU, Romário Cícero da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756
JOCA, Alexandre Martins.
RODRIGUES, João Marcos de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Romário Cícero da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Homem pedagogo
Pedagogia -Trabalhos de Conclusão de Curso
Feminização do magistério
Pedagogo - Exercício docente
Discurso - Trabalhos de Conclusão de Curso
Pedagogue man
Pedagogy - Course Completion Work
Feminization of teaching
Pedagogue - Teaching practice
Speech - Course Conclusion Papers
Educação.
topic Homem pedagogo
Pedagogia -Trabalhos de Conclusão de Curso
Feminização do magistério
Pedagogo - Exercício docente
Discurso - Trabalhos de Conclusão de Curso
Pedagogue man
Pedagogy - Course Completion Work
Feminization of teaching
Pedagogue - Teaching practice
Speech - Course Conclusion Papers
Educação.
description Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de constituição do homem pedagogo nos discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s, na graduação em Pedagogia, entre os anos 2010 à 2022 no Brasil, a partir da seguinte questão de estudo: Como os discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s na graduação em Pedagogia constituem o homem pedagogo? A base empírica da mesma se constitui de 11 TCC´s que tomam o homem pedagogo como objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, baseados na análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Os resultados alcançados evidenciam que a constituição do homem pedagogo se organiza a partir da relação antagônica presença/ausência do pedagogo nas salas de aula da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, marcada pela feminização do magistério. Por outro lado, tal constituição é marcada pela visão preconceituosa, de estranhamento e de desajustamento da figura masculina no papel de educador da infância e de aluno do curso de Pedagogia. Portanto, na constituição desse sujeito, percebemos as questões de gênero na sociedade como elemento atravessador do ser homem/ mulher e a predeterminação da ocupação de espaços formativos e profissionais de acordo com o constructo social estabelecido, se fazem presentes de modo destacado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-06-13T13:22:59Z
2024-06-13
2024-06-13T13:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36078
ABREU, Romário Cícero da Silva. A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36078
identifier_str_mv ABREU, Romário Cícero da Silva. A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624651075584