Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miotto, Milena [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244287
Resumo: O Sopra Flautas é um concerto didático com atividades de educação musical que foi convertido do formato presencial para o virtual. A proposta pedagógica foi elaborada para atender o ensino fundamental e as atividades foram montadas para serem compartilhadas com os professores que trabalham música em sala de aula. Foram elaborados cinco vídeos com diferentes temas e uma atividade a ser executada pelo professor e estudantes. Os vídeos tem como objetivo conhecer diversas culturas, principalmente aquelas que constituem a identidade brasileira, estimulando a utilização da imaginação para se expressar e experienciar a música. O Sopra Flautas é fundamentado nas ideias de Paulo Freire e Keith Swanwick com ênfase em uma preocupação educativo-crítica. Também são de fundamental importância as reflexões sobre a prática musical, sempre respeitando o domínio musical de cada um dos estudantes, e a compreensão de que os sons podem transformar-se em experiências significativas relacionadas às histórias culturais e pessoais. Participaram deste projeto quatro escolas da rede pública do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, com perguntas e respostas fechadas, e de uma entrevista virtual com os professores, contendo perguntas e respostas abertas. Este trabalho contribui significativamente com a busca e a produção de materiais que auxiliem os professores remotamente, explorando o uso da tecnologia para levar a arte e a cultura às regiões mais distantes a um custo baixo, bastando apenas que a escola possua um computador ou uma televisão em que o professor possa apresentar os vídeos.
id UNSP_0a4547823c2609b7af21aace6fff0821
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244287
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologiaSopra flautas: an experience mediated by technologyMúsica - Instrução e estudoMúsica - ExecuçãoProfessores de músicaMúsica e criançasO Sopra Flautas é um concerto didático com atividades de educação musical que foi convertido do formato presencial para o virtual. A proposta pedagógica foi elaborada para atender o ensino fundamental e as atividades foram montadas para serem compartilhadas com os professores que trabalham música em sala de aula. Foram elaborados cinco vídeos com diferentes temas e uma atividade a ser executada pelo professor e estudantes. Os vídeos tem como objetivo conhecer diversas culturas, principalmente aquelas que constituem a identidade brasileira, estimulando a utilização da imaginação para se expressar e experienciar a música. O Sopra Flautas é fundamentado nas ideias de Paulo Freire e Keith Swanwick com ênfase em uma preocupação educativo-crítica. Também são de fundamental importância as reflexões sobre a prática musical, sempre respeitando o domínio musical de cada um dos estudantes, e a compreensão de que os sons podem transformar-se em experiências significativas relacionadas às histórias culturais e pessoais. Participaram deste projeto quatro escolas da rede pública do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, com perguntas e respostas fechadas, e de uma entrevista virtual com os professores, contendo perguntas e respostas abertas. Este trabalho contribui significativamente com a busca e a produção de materiais que auxiliem os professores remotamente, explorando o uso da tecnologia para levar a arte e a cultura às regiões mais distantes a um custo baixo, bastando apenas que a escola possua um computador ou uma televisão em que o professor possa apresentar os vídeos.Sopra Flautas is a didactic concert with music education activities that was converted from the face-to-face to the virtual format. The pedagogical proposal was designed to meet elementary education and the activities were set up to be shared with teachers who work with music in the classroom. Five videos were created with different themes and an activity to be performed by the teacher and students. The videos aim to get to know different cultures, especially those that make up the Brazilian identity, stimulating the use of imagination to express oneself and experience music. Sopra Flautas is based on the ideas of Paulo Freire and Keith Swanwick with an emphasis on an educational-critical concern. Also of fundamental importance are reflections on musical practice, always respecting the musical knowlegde of each student, and the understanding that sounds can become meaningful experiences related to cultural and personal histories. Four public schools in the state of São Paulo participated in this project. Data were collected through an online questionnaire, with closed questions and answers, and a virtual interview with the teachers, containing open questions and answers. This work makes a significant contribution to the search and production of materials that help teachers remotely, exploring the use of technology to bring art and culture to the most distant regions at a low cost, as long as the school has a computer or a television. where the teacher can present the videos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miotto, Milena [UNESP]2023-06-30T13:20:02Z2023-06-30T13:20:02Z2023-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24428741002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244287Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:24:49.141904Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
Sopra flautas: an experience mediated by technology
title Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
spellingShingle Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
Miotto, Milena [UNESP]
Música - Instrução e estudo
Música - Execução
Professores de música
Música e crianças
title_short Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
title_full Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
title_fullStr Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
title_full_unstemmed Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
title_sort Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
author Miotto, Milena [UNESP]
author_facet Miotto, Milena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miotto, Milena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Música - Execução
Professores de música
Música e crianças
topic Música - Instrução e estudo
Música - Execução
Professores de música
Música e crianças
description O Sopra Flautas é um concerto didático com atividades de educação musical que foi convertido do formato presencial para o virtual. A proposta pedagógica foi elaborada para atender o ensino fundamental e as atividades foram montadas para serem compartilhadas com os professores que trabalham música em sala de aula. Foram elaborados cinco vídeos com diferentes temas e uma atividade a ser executada pelo professor e estudantes. Os vídeos tem como objetivo conhecer diversas culturas, principalmente aquelas que constituem a identidade brasileira, estimulando a utilização da imaginação para se expressar e experienciar a música. O Sopra Flautas é fundamentado nas ideias de Paulo Freire e Keith Swanwick com ênfase em uma preocupação educativo-crítica. Também são de fundamental importância as reflexões sobre a prática musical, sempre respeitando o domínio musical de cada um dos estudantes, e a compreensão de que os sons podem transformar-se em experiências significativas relacionadas às histórias culturais e pessoais. Participaram deste projeto quatro escolas da rede pública do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, com perguntas e respostas fechadas, e de uma entrevista virtual com os professores, contendo perguntas e respostas abertas. Este trabalho contribui significativamente com a busca e a produção de materiais que auxiliem os professores remotamente, explorando o uso da tecnologia para levar a arte e a cultura às regiões mais distantes a um custo baixo, bastando apenas que a escola possua um computador ou uma televisão em que o professor possa apresentar os vídeos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30T13:20:02Z
2023-06-30T13:20:02Z
2023-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244287
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/244287
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129198494056448