Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olmedo, Elida Patrícia Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253536
https://orcid.org/0009-0002-6001-0676
Resumo: Esta pesquisa discute visões pedagógicas e práticas didáticas no ensino da flauta transversal nos cursos oferecidos pelo Projeto Guri Santa Marcelina São Paulo. O objetivo principal é analisar as ações didáticas que estão relacionadas ao ensino da flauta transversal como uso do corpo (postura), respiração, qualidade da emissão do som (sonoridade) e musicalidade. A abordagem metodológica adotada foi uma revisão de literatura, englobando publicações em anais de congressos, artigos periódicos, livros, material audiovisual e acervos pessoais pertinentes ao tema, além de contar com um relato de experiência da autora que desenvolve trabalho de longa data no referido Projeto. O conceito de Pedagogia da Performance Musical - PPM (Ray, 2019) bem como visões sobre o ensino da flauta transversal (Henriques, 2018; Sartor, 2016; Nascimento, 2016; D'Avila, 2009 entre outros) foram discutidos bem como consideradas suas aplicações no Projeto Guri Santa Marcelina – PGSM. A metodologia Suzuki (2008), fortemente utilizada no ensino coletivo de instrumentos musicais também serviu como referência. Foram também investigados os métodos de ensino da flauta transversal empregados, bem como as estratégias de ensino aplicadas nesses projetos. Com base nas discussões realizadas foram propostas sugestões para aprimorar as estratégias de ensino da flauta transversal. A dissertação está estruturada em introdução e quatro capítulos a saber: Introdução: 1. Revisão da literatura: Projeto Guri Santa Marcelina, Pedagogia da Performance Musical e terminologias afins; 2. Relato de experiência; 3. Considerações sobre os livros de flauta transversal; 4. Ações Didáticas relacionadas ao ensino da flauta transversal no Projeto Guri Santa Marcelina. A conclusão sobre a análise das ações didáticas relacionadas ao ensino da flauta transversal, abrangendo aspectos como postura, respiração, sonoridade e expressividade, demonstra a necessidade de adotar métodos e metodologias diversas para o ensino da flauta transversal. Essa abordagem com diferentes métodos e metodologias busca atender às distintas necessidades e especificidades dos(as) alunos(as) do Projeto Guri Santa Marcelina.
id UNSP_7891c7c4038f3d7bccb42c5f2dae2520
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253536
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa MarcelinaPedagogy of musical performance applied in the transverse flute course of the Guri Santa Marcelina ProjectMúsica - Instrução e estudoFlautaMúsica - ExecuçãoProjeto GuriGuri ProjectEsta pesquisa discute visões pedagógicas e práticas didáticas no ensino da flauta transversal nos cursos oferecidos pelo Projeto Guri Santa Marcelina São Paulo. O objetivo principal é analisar as ações didáticas que estão relacionadas ao ensino da flauta transversal como uso do corpo (postura), respiração, qualidade da emissão do som (sonoridade) e musicalidade. A abordagem metodológica adotada foi uma revisão de literatura, englobando publicações em anais de congressos, artigos periódicos, livros, material audiovisual e acervos pessoais pertinentes ao tema, além de contar com um relato de experiência da autora que desenvolve trabalho de longa data no referido Projeto. O conceito de Pedagogia da Performance Musical - PPM (Ray, 2019) bem como visões sobre o ensino da flauta transversal (Henriques, 2018; Sartor, 2016; Nascimento, 2016; D'Avila, 2009 entre outros) foram discutidos bem como consideradas suas aplicações no Projeto Guri Santa Marcelina – PGSM. A metodologia Suzuki (2008), fortemente utilizada no ensino coletivo de instrumentos musicais também serviu como referência. Foram também investigados os métodos de ensino da flauta transversal empregados, bem como as estratégias de ensino aplicadas nesses projetos. Com base nas discussões realizadas foram propostas sugestões para aprimorar as estratégias de ensino da flauta transversal. A dissertação está estruturada em introdução e quatro capítulos a saber: Introdução: 1. Revisão da literatura: Projeto Guri Santa Marcelina, Pedagogia da Performance Musical e terminologias afins; 2. Relato de experiência; 3. Considerações sobre os livros de flauta transversal; 4. Ações Didáticas relacionadas ao ensino da flauta transversal no Projeto Guri Santa Marcelina. A conclusão sobre a análise das ações didáticas relacionadas ao ensino da flauta transversal, abrangendo aspectos como postura, respiração, sonoridade e expressividade, demonstra a necessidade de adotar métodos e metodologias diversas para o ensino da flauta transversal. Essa abordagem com diferentes métodos e metodologias busca atender às distintas necessidades e especificidades dos(as) alunos(as) do Projeto Guri Santa Marcelina.This research discusses pedagogical views and teaching practices in the flute education courses offered by the Guri Santa Marcelina São Paulo Project. The main objective is to analyze teaching actions related to flute education, such as the use of the body (posture), breathing, quality of sound emission (sonority), and musicality. The adopted methodological approach was a literature review, encompassing publications in conference proceedings, periodical articles, books, audiovisual material, and personal archives relevant to the topic. It also includes an experiential account from the author, who has been involved in the project for an extended period. The concept of Musical Performance Pedagogy - MPP (Ray, 2019), as well as perspectives on flute education (Henriques, 2018; Sartor, 2016; Nascimento, 2016; D'Avila, 2009, among others), was discussed, considering its applications in the Guri Santa Marcelina Project – PGSM. The Suzuki methodology (2008), widely used in collective music instrument education, also served as a reference. The teaching methods for the flute and the teaching strategies employed in these projects were investigated. Based on the discussions, suggestions were proposed to enhance flute education strategies. The dissertation is structured into an introduction and four chapters, namely: Introduction; 1. Literature Review: Guri Santa Marcelina Project, Musical Performance Pedagogy, and related terminologies; 2. Experiential Account; 3. Considerations on flute literature; 4. Teaching Actions related to flute education in the Guri Santa Marcelina Project. The conclusion regarding the analysis of teaching actions related to flute education, covering aspects such as posture, breathing, sonority, and expressiveness, demonstrates the need to adopt diverse methods and methodologies for flute education. This approach with different methods and methodologies aims to meet the distinct needs and specificities of the students in the Guri Santa Marcelina Project.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ray, Sonia [UNESP]Olmedo, Elida Patrícia Silva [UNESP]2024-03-05T13:44:33Z2024-03-05T13:44:33Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLMEDO, Elida Patrícia Silva. Pedagogia da Performance Musical Aplicada no Curso de Flauta Transversal do Projeto Guri Santa Marcelina. Dissertação (Mestrado em Performance Musical). Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2535364538342048587249https://orcid.org/0009-0002-6001-0676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-06T06:21:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-06T06:21:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
Pedagogy of musical performance applied in the transverse flute course of the Guri Santa Marcelina Project
title Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
spellingShingle Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
Olmedo, Elida Patrícia Silva [UNESP]
Música - Instrução e estudo
Flauta
Música - Execução
Projeto Guri
Guri Project
title_short Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
title_full Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
title_fullStr Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
title_full_unstemmed Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
title_sort Pedagogia da performance musical aplicada no curso de flauta transversal do Projeto Guri Santa Marcelina
author Olmedo, Elida Patrícia Silva [UNESP]
author_facet Olmedo, Elida Patrícia Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ray, Sonia [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Olmedo, Elida Patrícia Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Flauta
Música - Execução
Projeto Guri
Guri Project
topic Música - Instrução e estudo
Flauta
Música - Execução
Projeto Guri
Guri Project
description Esta pesquisa discute visões pedagógicas e práticas didáticas no ensino da flauta transversal nos cursos oferecidos pelo Projeto Guri Santa Marcelina São Paulo. O objetivo principal é analisar as ações didáticas que estão relacionadas ao ensino da flauta transversal como uso do corpo (postura), respiração, qualidade da emissão do som (sonoridade) e musicalidade. A abordagem metodológica adotada foi uma revisão de literatura, englobando publicações em anais de congressos, artigos periódicos, livros, material audiovisual e acervos pessoais pertinentes ao tema, além de contar com um relato de experiência da autora que desenvolve trabalho de longa data no referido Projeto. O conceito de Pedagogia da Performance Musical - PPM (Ray, 2019) bem como visões sobre o ensino da flauta transversal (Henriques, 2018; Sartor, 2016; Nascimento, 2016; D'Avila, 2009 entre outros) foram discutidos bem como consideradas suas aplicações no Projeto Guri Santa Marcelina – PGSM. A metodologia Suzuki (2008), fortemente utilizada no ensino coletivo de instrumentos musicais também serviu como referência. Foram também investigados os métodos de ensino da flauta transversal empregados, bem como as estratégias de ensino aplicadas nesses projetos. Com base nas discussões realizadas foram propostas sugestões para aprimorar as estratégias de ensino da flauta transversal. A dissertação está estruturada em introdução e quatro capítulos a saber: Introdução: 1. Revisão da literatura: Projeto Guri Santa Marcelina, Pedagogia da Performance Musical e terminologias afins; 2. Relato de experiência; 3. Considerações sobre os livros de flauta transversal; 4. Ações Didáticas relacionadas ao ensino da flauta transversal no Projeto Guri Santa Marcelina. A conclusão sobre a análise das ações didáticas relacionadas ao ensino da flauta transversal, abrangendo aspectos como postura, respiração, sonoridade e expressividade, demonstra a necessidade de adotar métodos e metodologias diversas para o ensino da flauta transversal. Essa abordagem com diferentes métodos e metodologias busca atender às distintas necessidades e especificidades dos(as) alunos(as) do Projeto Guri Santa Marcelina.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
2024-03-05T13:44:33Z
2024-03-05T13:44:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLMEDO, Elida Patrícia Silva. Pedagogia da Performance Musical Aplicada no Curso de Flauta Transversal do Projeto Guri Santa Marcelina. Dissertação (Mestrado em Performance Musical). Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253536
4538342048587249
https://orcid.org/0009-0002-6001-0676
identifier_str_mv OLMEDO, Elida Patrícia Silva. Pedagogia da Performance Musical Aplicada no Curso de Flauta Transversal do Projeto Guri Santa Marcelina. Dissertação (Mestrado em Performance Musical). Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, São Paulo, 2023.
4538342048587249
url https://hdl.handle.net/11449/253536
https://orcid.org/0009-0002-6001-0676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650214615056384