A arte na escola: pontes para inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Letícia Weiller dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252552
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo proporcionar e fomentar o compartilhamento de percepções, estratégias, experiências e atividades que contribuam para um ensino verdadeiramente inclusivo, compreendido aqui não apenas pela adaptação de atividades para crianças com deficiência, mas sim, pela busca por tornar o aprendizado mais significativo e instigante para todo estudante independente de sua condição. A importância das práticas e opiniões são construídas através de observação e seu diálogo com as teorias de Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet dentre outros estudiosos que me levam a acreditar na arte em suas diferentes manifestações e linguagens como chave para entendermos as demandas da nossa educação, principalmente pela criação de proposta lúdicas que possam cativar o interesse e mobilizar as forças produtivas do estudante promovendo a inclusão, o desenvolvimento de qualquer criança por meio de sua expressividade independente de sua condição ou contexto, valorizando a diversidade, os interesses e as potencialidades de cada indivíduo. Nessa ótica o sistema DUA (Desenho Universal de Aprendizagem) também pode ser um bom norteador metodológico.
id UNSP_0a96f1598a44747d66682f15062cf778
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252552
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A arte na escola: pontes para inclusãoArt in school: ways to be more inclusiveEducação InclusivaArte na educaçãoPrática de ensinoArte - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoO presente trabalho tem como objetivo proporcionar e fomentar o compartilhamento de percepções, estratégias, experiências e atividades que contribuam para um ensino verdadeiramente inclusivo, compreendido aqui não apenas pela adaptação de atividades para crianças com deficiência, mas sim, pela busca por tornar o aprendizado mais significativo e instigante para todo estudante independente de sua condição. A importância das práticas e opiniões são construídas através de observação e seu diálogo com as teorias de Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet dentre outros estudiosos que me levam a acreditar na arte em suas diferentes manifestações e linguagens como chave para entendermos as demandas da nossa educação, principalmente pela criação de proposta lúdicas que possam cativar o interesse e mobilizar as forças produtivas do estudante promovendo a inclusão, o desenvolvimento de qualquer criança por meio de sua expressividade independente de sua condição ou contexto, valorizando a diversidade, os interesses e as potencialidades de cada indivíduo. Nessa ótica o sistema DUA (Desenho Universal de Aprendizagem) também pode ser um bom norteador metodológico.The present study endeavors to facilitate the exchange of insights, strategies, experi ences, and activities that contribute to the cultivation of genuinely inclusive pedagogy. Within this framework, inclusivity is not merely construed as the adaptation of activities for children with disabilities; rather, it entails a concerted effort to imbue learning with greater meaning and engagement for every student, irrespective of their circum stances. The significance of pedagogical practices and perspectives is elucidated through meticulous observation and thoughtful discourse, drawing from the theoretical frameworks of Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet, and other esteemed scholars. These theories instill in me a belief in the transformative power of art across its diverse manifestations and languages, serving as a fundamental tool for compre hending the exigencies of our educational system. This objective is notably realized through the formulation of imaginative proposals capable of capturing student interest and mobilizing their productive capacities, thereby fostering inclusion and the holistic development of each child through expressive means, regardless of their condition or context. The approach underscores the appreciation of diversity, individual interests, and inherent potential. Within this paradigm, the Universal Design for Learning (UDL) system emerges as a judicious methodological guide.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]Santos, Letícia Weiller dos2024-01-09T16:55:55Z2024-01-09T16:55:55Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Letícia Weiller dos. A arte na escola: pontes para inclusão. Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:32:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:29:57.923187Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte na escola: pontes para inclusão
Art in school: ways to be more inclusive
title A arte na escola: pontes para inclusão
spellingShingle A arte na escola: pontes para inclusão
Santos, Letícia Weiller dos
Educação Inclusiva
Arte na educação
Prática de ensino
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short A arte na escola: pontes para inclusão
title_full A arte na escola: pontes para inclusão
title_fullStr A arte na escola: pontes para inclusão
title_full_unstemmed A arte na escola: pontes para inclusão
title_sort A arte na escola: pontes para inclusão
author Santos, Letícia Weiller dos
author_facet Santos, Letícia Weiller dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Letícia Weiller dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Arte na educação
Prática de ensino
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic Educação Inclusiva
Arte na educação
Prática de ensino
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
description O presente trabalho tem como objetivo proporcionar e fomentar o compartilhamento de percepções, estratégias, experiências e atividades que contribuam para um ensino verdadeiramente inclusivo, compreendido aqui não apenas pela adaptação de atividades para crianças com deficiência, mas sim, pela busca por tornar o aprendizado mais significativo e instigante para todo estudante independente de sua condição. A importância das práticas e opiniões são construídas através de observação e seu diálogo com as teorias de Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet dentre outros estudiosos que me levam a acreditar na arte em suas diferentes manifestações e linguagens como chave para entendermos as demandas da nossa educação, principalmente pela criação de proposta lúdicas que possam cativar o interesse e mobilizar as forças produtivas do estudante promovendo a inclusão, o desenvolvimento de qualquer criança por meio de sua expressividade independente de sua condição ou contexto, valorizando a diversidade, os interesses e as potencialidades de cada indivíduo. Nessa ótica o sistema DUA (Desenho Universal de Aprendizagem) também pode ser um bom norteador metodológico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2024-01-09T16:55:55Z
2024-01-09T16:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Letícia Weiller dos. A arte na escola: pontes para inclusão. Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252552
identifier_str_mv SANTOS, Letícia Weiller dos. A arte na escola: pontes para inclusão. Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129526298836992