O ensino de língua estrangeira nas escolas públicas estaduais paulistas e as novas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandra Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/134222
Resumo: A pesquisa de mestrado aqui apresentada permite identificação no plano teórico de algumas mudanças comportamentais e culturais individuais e coletivas, que são derivadas de uma mundialização quase plena da abrangência e dos usos de sistemas e dos dispositivos digitais de comunicação midiática. Em um contexto de globalização de mercados e das vagas de trabalho, o domínio de línguas estrangeiras tende a ser cada vez mais estratégico para os estudantes dos sistemas públicos brasileiros, cuja maioria é derivada das camadas trabalhadoras que também aspiram legitimamente a uma formação individual e profissional, que seja contemporânea, abrangente e emancipadora. Afinal, as novas gerações, independentes de suas origens socioeconômicas, estão inseridas em contextos culturais e sociais onde a realização de diversas atividades ou de vários tipos de relações interpessoais cotidianas serão sempre mais condicionadas ao acesso às redes e dependentes do uso de diversos tipos de dispositivos informáticos atualizados. Diante da constatação de uma influência crescente das mediações digitais no espaço escolar, a pesquisadora dedicou períodos seguidos para a observação dos cursos presenciais e on-line de língua estrangeira que são disponibilizados para estudantes do ensino fundamental e médio das escolas estaduais paulistas, no âmbito da cidade de Bauru. Os objetos de pesquisa e análise são os cursos de inglês Early Bird (madrugador) na E.E. Profª Marta Aparecida Hjertquist Barbosa, em Bauru (SP), os cursos de inglês e espanhol no Centro de Estudo de Línguas (CEL) Prof. Christino Cabral, na mesma cidade e os cursos on-lines de inglês e espanhol disponibilizados no site da Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo). Em ambas as modalidades, foi analisado se houve a utilização mais adequada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar e das Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC), que são fundamentais para a construção dos conhecimentos e dos valores coletivos para o século XXI, que requer instituições escolares com características multiculturais, que atenda, as demandas da sociedade brasileira em uma época em que os contatos interpessoais e a convivência cultural, profissional e produtiva é cada vez mais planetária.
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Afinal, as novas gerações, independentes de suas origens socioeconômicas, estão inseridas em contextos culturais e sociais onde a realização de diversas atividades ou de vários tipos de relações interpessoais cotidianas serão sempre mais condicionadas ao acesso às redes e dependentes do uso de diversos tipos de dispositivos informáticos atualizados. Diante da constatação de uma influência crescente das mediações digitais no espaço escolar, a pesquisadora dedicou períodos seguidos para a observação dos cursos presenciais e on-line de língua estrangeira que são disponibilizados para estudantes do ensino fundamental e médio das escolas estaduais paulistas, no âmbito da cidade de Bauru. Os objetos de pesquisa e análise são os cursos de inglês Early Bird (madrugador) na E.E. Profª Marta Aparecida Hjertquist Barbosa, em Bauru (SP), os cursos de inglês e espanhol no Centro de Estudo de Línguas (CEL) Prof. Christino Cabral, na mesma cidade e os cursos on-lines de inglês e espanhol disponibilizados no site da Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo). Em ambas as modalidades, foi analisado se houve a utilização mais adequada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar e das Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC), que são fundamentais para a construção dos conhecimentos e dos valores coletivos para o século XXI, que requer instituições escolares com características multiculturais, que atenda, as demandas da sociedade brasileira em uma época em que os contatos interpessoais e a convivência cultural, profissional e produtiva é cada vez mais planetária.The master's research presented here allows us to identify in theory some cultural behavioral changes and individual or collective which are derived from an almost full globalization of the scope and use of systems and digital devices of media communication. In a context of globalization of markets and job openings, the command of foreign languages tend to be increasingly strategic for students of the Brazilian public systems, most of which is derived from the working classes, which also legitimately aspire individual training and professional that is contemporary, comprehensive and emancipatory. After all, the new generations, regardless of their socioeconomic backgrounds, are embedded in cultural and social contexts, where the implementation of various activities or various types of everyday interpersonal relations will be ever more dependent on access to networks and the use of updated computer devices. Before the finding of a growing influence of digital mediation at school, the researcher spent periods followed for observation of classroom courses and online foreign language courses, which are available to students from middle and high school of the São Paulo state schools, in the city of Bauru. The research and analysis objects are the English courses Early Bird in E.E. Teacher Marta Aparecida Hjertquist Barbosa school, in Bauru (SP) and the English and Spanish course in the Language Study Center (CEL) Teacher Christino Cabral, in the same city, beside the on-line English and Spanish course available on the Evesp (Virtual School of Education Programs of the São Paulo state) site. In both modes, it was examined whether there was a better use of Information and Communication Technologies (ICT) environment and Technology for Learning and Knowledge, which are fundamental for the construction of knowledge and collective values for the XXI century, which requires educational institutions with multicultural characteristics, which meets the demands of a brazilian society at a time when interpersonal contacts and cultural exchange, professional and productive are increasingly planetary.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Sandra Regina [UNESP]2016-02-05T19:26:22Z2016-02-05T19:26:22Z2016-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13422200087190533004056088P95884461869811166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134222Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:38:34.536944Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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