Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141649 |
Resumo: | O presente trabalho relata o desenvolvimento e os resultados do projeto do programa Núcleos de ensino da UNESP que visou promover mecanismos didático-pedagógicos para o ensino de química da rede pública de São José do Rio Preto. Utilizou-se como material de referência os Cadernos do professor, implementado pelo novo Currículo Oficial do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi da investigação-ação, na perspectiva da ação-reflexão-ação. O projeto foi desenvolvido na forma de um curso de capacitação com aulas teóricas e práticas semanais aos professores PEB II pertencentes à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto. As aulas foram desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, da leitura e interpretação de textos relacionados ao tema da aula e da realização de experimentos. A avaliação constou da elaboração de relatórios, da socialização dos resultados dos experimentos, da participação nas aulas e de uma avaliação final com questões dissertativas referentes aos conteúdos teóricos e dos experimentos desenvolvidos. A realização deste projeto colaborou com o sistema formativo dos professores, auxiliando-os no uso dos Cadernos do professor e aluno, o curso foi avaliado como muito bom por 90% dos participantes. Somente uma formação que leve o professor a comprometer-se com sua prática é capaz de dar uma resposta positiva à escola. Com comprometimento e autonomia, é possível levar a mudanças na prática dos professores e na constituição do profissional colaborador, ético, leitor e escritor, conseqüentemente, reflexivo e crítico. As escolas necessitam de profissionais que indagam, refletem e investigam continuamente sua prática. |
id |
UNSP_0ae4c0fff07578e7e6efd120a78022d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141649 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São PauloEnsino de químicaExperimentaçãoFormação continuadaPráticas didático-pedagógicasO presente trabalho relata o desenvolvimento e os resultados do projeto do programa Núcleos de ensino da UNESP que visou promover mecanismos didático-pedagógicos para o ensino de química da rede pública de São José do Rio Preto. Utilizou-se como material de referência os Cadernos do professor, implementado pelo novo Currículo Oficial do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi da investigação-ação, na perspectiva da ação-reflexão-ação. O projeto foi desenvolvido na forma de um curso de capacitação com aulas teóricas e práticas semanais aos professores PEB II pertencentes à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto. As aulas foram desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, da leitura e interpretação de textos relacionados ao tema da aula e da realização de experimentos. A avaliação constou da elaboração de relatórios, da socialização dos resultados dos experimentos, da participação nas aulas e de uma avaliação final com questões dissertativas referentes aos conteúdos teóricos e dos experimentos desenvolvidos. A realização deste projeto colaborou com o sistema formativo dos professores, auxiliando-os no uso dos Cadernos do professor e aluno, o curso foi avaliado como muito bom por 90% dos participantes. Somente uma formação que leve o professor a comprometer-se com sua prática é capaz de dar uma resposta positiva à escola. Com comprometimento e autonomia, é possível levar a mudanças na prática dos professores e na constituição do profissional colaborador, ético, leitor e escritor, conseqüentemente, reflexivo e crítico. As escolas necessitam de profissionais que indagam, refletem e investigam continuamente sua prática.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Química e Ciências Ambientais, São José do Rio Preto, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Química e Ciências Ambientais, São José do Rio Preto, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Plicas, Lídia Maria de Almeida [UNESP]Casciatori, Priscila Aparecida [UNESP]2016-07-19T12:59:53Z2016-07-19T12:59:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4624-4637application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4624-46372357-7819http://hdl.handle.net/11449/141649ISSN2357-7819-2014-4624-4637.pdf8861874912956811porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:21:28.479115Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo |
title |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo Plicas, Lídia Maria de Almeida [UNESP] Ensino de química Experimentação Formação continuada Práticas didático-pedagógicas |
title_short |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo |
title_full |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo |
title_sort |
Experimentos químicos para melhor aplicação do currículo oficial do Estado de São Paulo |
author |
Plicas, Lídia Maria de Almeida [UNESP] |
author_facet |
Plicas, Lídia Maria de Almeida [UNESP] Casciatori, Priscila Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Casciatori, Priscila Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plicas, Lídia Maria de Almeida [UNESP] Casciatori, Priscila Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Experimentação Formação continuada Práticas didático-pedagógicas |
topic |
Ensino de química Experimentação Formação continuada Práticas didático-pedagógicas |
description |
O presente trabalho relata o desenvolvimento e os resultados do projeto do programa Núcleos de ensino da UNESP que visou promover mecanismos didático-pedagógicos para o ensino de química da rede pública de São José do Rio Preto. Utilizou-se como material de referência os Cadernos do professor, implementado pelo novo Currículo Oficial do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi da investigação-ação, na perspectiva da ação-reflexão-ação. O projeto foi desenvolvido na forma de um curso de capacitação com aulas teóricas e práticas semanais aos professores PEB II pertencentes à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto. As aulas foram desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, da leitura e interpretação de textos relacionados ao tema da aula e da realização de experimentos. A avaliação constou da elaboração de relatórios, da socialização dos resultados dos experimentos, da participação nas aulas e de uma avaliação final com questões dissertativas referentes aos conteúdos teóricos e dos experimentos desenvolvidos. A realização deste projeto colaborou com o sistema formativo dos professores, auxiliando-os no uso dos Cadernos do professor e aluno, o curso foi avaliado como muito bom por 90% dos participantes. Somente uma formação que leve o professor a comprometer-se com sua prática é capaz de dar uma resposta positiva à escola. Com comprometimento e autonomia, é possível levar a mudanças na prática dos professores e na constituição do profissional colaborador, ético, leitor e escritor, conseqüentemente, reflexivo e crítico. As escolas necessitam de profissionais que indagam, refletem e investigam continuamente sua prática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:53Z 2016-07-19T12:59:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4624-4637 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141649 ISSN2357-7819-2014-4624-4637.pdf 8861874912956811 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141649 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4624-4637 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4624-4637.pdf 8861874912956811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4624-4637 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128501847425024 |