Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011 http://hdl.handle.net/11449/8650 |
Resumo: | O presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores. |
id |
UNSP_0b3ca900bd1328f503fbfaa4d1e5a334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8650 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especialReflexive intervention: instrument of the special educator's continued formationformação continuadaeducação especialintervenção reflexivacontinued formationspecial educationreflexive interventionO presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores.This study aims to identify the occurrence of changes in a teacher's pedagogical practice during a period when a reflection about this practice was done, based on theoretical propositions of social-historical Psychology. Twenty reflexive meetings were performed with a Special Education teacher aiming to propitiate the reflection of her pedagogical practice from the analysis of recordings of occurred situations in the classroom. The fostered discussions along this study were based theoretically on aspects related to the educational and learning process. The teacher s educational actions in the attempt to verify the occurrence of changes when she analyses her pedagogical problems regarding the multi-determination of the educational and learning problems, the student's conception, the educational method, the establishment and valorization of the teacher-student relation or students' interaction. The obtained results signalized that the reflexive interaction seems to be a useful instrument for the continued formation of teachers, indicating ways to their performance.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]2014-05-20T13:26:43Z2014-05-20T13:26:43Z2005-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-215application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 2, p. 207-215, 2005.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/865010.1590/S0102-37722005000200011S0102-37722005000200011S0102-37722005000200011.pdf3855053449114282SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8650Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:05:23.660751Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial Reflexive intervention: instrument of the special educator's continued formation |
title |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial |
spellingShingle |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial Leite, Lúcia Pereira [UNESP] formação continuada educação especial intervenção reflexiva continued formation special education reflexive intervention |
title_short |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial |
title_full |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial |
title_fullStr |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial |
title_full_unstemmed |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial |
title_sort |
Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial |
author |
Leite, Lúcia Pereira [UNESP] |
author_facet |
Leite, Lúcia Pereira [UNESP] Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Lúcia Pereira [UNESP] Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada educação especial intervenção reflexiva continued formation special education reflexive intervention |
topic |
formação continuada educação especial intervenção reflexiva continued formation special education reflexive intervention |
description |
O presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 2014-05-20T13:26:43Z 2014-05-20T13:26:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011 Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 2, p. 207-215, 2005. 0102-3772 http://hdl.handle.net/11449/8650 10.1590/S0102-37722005000200011 S0102-37722005000200011 S0102-37722005000200011.pdf 3855053449114282 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011 http://hdl.handle.net/11449/8650 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 2, p. 207-215, 2005. 0102-3772 10.1590/S0102-37722005000200011 S0102-37722005000200011 S0102-37722005000200011.pdf 3855053449114282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa 0,128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207-215 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128241130536960 |