Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011
http://hdl.handle.net/11449/8650
Resumo: O presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores.
id UNSP_0b3ca900bd1328f503fbfaa4d1e5a334
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8650
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especialReflexive intervention: instrument of the special educator's continued formationformação continuadaeducação especialintervenção reflexivacontinued formationspecial educationreflexive interventionO presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores.This study aims to identify the occurrence of changes in a teacher's pedagogical practice during a period when a reflection about this practice was done, based on theoretical propositions of social-historical Psychology. Twenty reflexive meetings were performed with a Special Education teacher aiming to propitiate the reflection of her pedagogical practice from the analysis of recordings of occurred situations in the classroom. The fostered discussions along this study were based theoretically on aspects related to the educational and learning process. The teacher s educational actions in the attempt to verify the occurrence of changes when she analyses her pedagogical problems regarding the multi-determination of the educational and learning problems, the student's conception, the educational method, the establishment and valorization of the teacher-student relation or students' interaction. The obtained results signalized that the reflexive interaction seems to be a useful instrument for the continued formation of teachers, indicating ways to their performance.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]2014-05-20T13:26:43Z2014-05-20T13:26:43Z2005-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-215application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 2, p. 207-215, 2005.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/865010.1590/S0102-37722005000200011S0102-37722005000200011S0102-37722005000200011.pdf3855053449114282SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8650Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:05:23.660751Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
Reflexive intervention: instrument of the special educator's continued formation
title Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
spellingShingle Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
formação continuada
educação especial
intervenção reflexiva
continued formation
special education
reflexive intervention
title_short Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
title_full Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
title_fullStr Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
title_full_unstemmed Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
title_sort Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial
author Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
author_facet Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
author_role author
author2 Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
educação especial
intervenção reflexiva
continued formation
special education
reflexive intervention
topic formação continuada
educação especial
intervenção reflexiva
continued formation
special education
reflexive intervention
description O presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
2014-05-20T13:26:43Z
2014-05-20T13:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 2, p. 207-215, 2005.
0102-3772
http://hdl.handle.net/11449/8650
10.1590/S0102-37722005000200011
S0102-37722005000200011
S0102-37722005000200011.pdf
3855053449114282
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011
http://hdl.handle.net/11449/8650
identifier_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 2, p. 207-215, 2005.
0102-3772
10.1590/S0102-37722005000200011
S0102-37722005000200011
S0102-37722005000200011.pdf
3855053449114282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa
0,128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207-215
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128241130536960