Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Beatriz Colpani
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244572
Resumo: O domínio das habilidades de escrita e de leitura são as bases para viver uma vida plena em sociedade, e se caracterizam como um fator de extrema importância para outros aprendizados que virão durante a vida escolar. Considerando que as dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita são recorrentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I, e há ainda impasses para com a temática, o presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, buscou através de uma revisão bibliográfica conhecer as definições das dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita e entender como elas se manifestam nas crianças em idade escolar, sobretudo no período de alfabetização. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos no banco de dados da Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. Entende-se que esta pesquisa buscou olhar para as necessidades e especificidades dos alunos que se caracterizam com dificuldades de aprendizagem na escrita, e possibilita uma reflexão sobre as estratégias e recursos para a superação das mesmas, buscando o desenvolvimento integral destas crianças.
id UNSP_00317de9e24ed425bda86b3ee29313ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244572
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dificuldades de aprendizagem na linguagem escritaLearning difficulties in written languageDificuldades de aprendizagemEscritaAlfabetizaçãoLearning difficultiesWritingLiteracyO domínio das habilidades de escrita e de leitura são as bases para viver uma vida plena em sociedade, e se caracterizam como um fator de extrema importância para outros aprendizados que virão durante a vida escolar. Considerando que as dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita são recorrentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I, e há ainda impasses para com a temática, o presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, buscou através de uma revisão bibliográfica conhecer as definições das dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita e entender como elas se manifestam nas crianças em idade escolar, sobretudo no período de alfabetização. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos no banco de dados da Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. Entende-se que esta pesquisa buscou olhar para as necessidades e especificidades dos alunos que se caracterizam com dificuldades de aprendizagem na escrita, e possibilita uma reflexão sobre as estratégias e recursos para a superação das mesmas, buscando o desenvolvimento integral destas crianças.Mastering writing and reading skills are the foundations for living a full life in society, and are characterized as a factor of utmost importance for other learnings that will come during school life. Considering that the learning difficulties in written language are recurrent in the classrooms of Elementary School I, and there are still impasses with the theme, the present work, of a qualitative and exploratory nature, sought through a bibliographic review to know the definitions of learning difficulties in written language and understand how they manifest themselves in school-age children, especially during the literacy period. In this regard, a bibliographic survey of articles was carried out in the Scielo’s database, between 2010 and 2020. It is understood that this research sought to look at the needs and specificities of students who are characterized with learning difficulties in writing, and enables a reflection on the strategies and resources for overcoming them, seeking the integral development of these children.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Madeira, Beatriz Colpani2023-07-13T18:44:14Z2023-07-13T18:44:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:28:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244572Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-04T06:28:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
Learning difficulties in written language
title Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
Madeira, Beatriz Colpani
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Alfabetização
Learning difficulties
Writing
Literacy
title_short Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
title_full Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
title_sort Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
author Madeira, Beatriz Colpani
author_facet Madeira, Beatriz Colpani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Beatriz Colpani
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Alfabetização
Learning difficulties
Writing
Literacy
topic Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Alfabetização
Learning difficulties
Writing
Literacy
description O domínio das habilidades de escrita e de leitura são as bases para viver uma vida plena em sociedade, e se caracterizam como um fator de extrema importância para outros aprendizados que virão durante a vida escolar. Considerando que as dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita são recorrentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I, e há ainda impasses para com a temática, o presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, buscou através de uma revisão bibliográfica conhecer as definições das dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita e entender como elas se manifestam nas crianças em idade escolar, sobretudo no período de alfabetização. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos no banco de dados da Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. Entende-se que esta pesquisa buscou olhar para as necessidades e especificidades dos alunos que se caracterizam com dificuldades de aprendizagem na escrita, e possibilita uma reflexão sobre as estratégias e recursos para a superação das mesmas, buscando o desenvolvimento integral destas crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-07-13T18:44:14Z
2023-07-13T18:44:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244572
url http://hdl.handle.net/11449/244572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965516841877504