Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Rogério [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91276
Resumo: Este trabalho analisa a inserção da ciência geográfica e da temática ambiental no contexto das reformas educacionais implantadas recentemente em nosso país. Apontamos como essas reformas, que culminaram com a elaboração dos chamados Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), fazem parte de um contexto político-econômico associado às transformações que vem ocorrendo no cenário mundial. Discutimos a evolução histórica da Geografia passando pelas principais correntes de pensamento que marcaram a trajetória dessa ciência. Analisamos detalhadamente os fundamentos teóricos propostos no documento dos PCN's da área de Geografia, como forma de identificar a concepção de Geografia sugerida nessa proposta curricular. Procuramos analisar se os conteúdos sugeridos nessa proposta curricular refletem a concepção de Geografia nela adotada. Examinamos os fundamentos teóricos da atual crise ambiental, apontando como a degradação da natureza está intimamente relacionada ao modelo da sociedade contemporânea. Ressaltamos a incorporação da temática ambiental no âmbito escolar, analisando o meio ambiente no âmbito dos PCN', e destacando a relação entre o discurso ambiental contemporâneo e a abordagem do meio ambiente nessa proposta curricular. Por fim, manifestamos a nossa opinião a respeito das reflexões que realizamos sobre a incorporação da Geografia e da temática ambiental na referida proposta curricular. Em suma, é sobre a análise do pensamento geográfico e do meio ambiente no contexto dos PCN's que se dedicam às páginas desse trabalho.
id UNSP_0b861594fab32b80688838ffcd6f8de9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91276
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionaisGeografia - EnsinoEducação ambientalParâmetros Curriculares Nacionais - AvaliaçãoEste trabalho analisa a inserção da ciência geográfica e da temática ambiental no contexto das reformas educacionais implantadas recentemente em nosso país. Apontamos como essas reformas, que culminaram com a elaboração dos chamados Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), fazem parte de um contexto político-econômico associado às transformações que vem ocorrendo no cenário mundial. Discutimos a evolução histórica da Geografia passando pelas principais correntes de pensamento que marcaram a trajetória dessa ciência. Analisamos detalhadamente os fundamentos teóricos propostos no documento dos PCN's da área de Geografia, como forma de identificar a concepção de Geografia sugerida nessa proposta curricular. Procuramos analisar se os conteúdos sugeridos nessa proposta curricular refletem a concepção de Geografia nela adotada. Examinamos os fundamentos teóricos da atual crise ambiental, apontando como a degradação da natureza está intimamente relacionada ao modelo da sociedade contemporânea. Ressaltamos a incorporação da temática ambiental no âmbito escolar, analisando o meio ambiente no âmbito dos PCN', e destacando a relação entre o discurso ambiental contemporâneo e a abordagem do meio ambiente nessa proposta curricular. Por fim, manifestamos a nossa opinião a respeito das reflexões que realizamos sobre a incorporação da Geografia e da temática ambiental na referida proposta curricular. Em suma, é sobre a análise do pensamento geográfico e do meio ambiente no contexto dos PCN's que se dedicam às páginas desse trabalho.This piece of work analyses the insertion of geographical science and the environmental thematic in the context of educational upgrades recently implanted in our country. We point out how these upgrades, which have culminated with the elaboration of what is called National Curricular Paramenters (PCN's), are part of a political-economical context which is associated with the last changes in the general world scene. We discuss the historical evolution of the Geography going through the main thinking chains that have set the trajectory of this science. We accurately analyse the theorical fundaments proposed in the PCN's documents in the Geography area, as a manner of identifying the conception of Geography suggested in this curricular proposal. We chose for analysing if the contents suggested in this curricular proposal exactly reflect the conception of Geography that has been adopted by it. We examine the theorical fundaments of the current environmental crisis, pointing out how the degradation of nature is deeply related to the current model of society. We highlight the incorporation of environmental thematic in the scholar atmosphere, analysing the environment in the PCN's atmosphere, and highlighting the relationship between the current environmental speech and the way the environment is held in this curricular proposal. Finally, we manifest our opinion about the reflections we have achieved on the incorporation of Geography in the environmental thematic in the refered curricular proposal. In short, the pages of this work are dedicated to the analysis of the geographical thinking and the environment in the context of PCN's.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Felix, Sueli Andruccioli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martinez, Rogério [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2003-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 f. : il.application/pdfMARTINEZ, Rogério. Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais. 2003. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91276000205906martinez_r_me_mar.pdf33004110040P56772641758799451Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91276Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
title Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
spellingShingle Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
Martinez, Rogério [UNESP]
Geografia - Ensino
Educação ambiental
Parâmetros Curriculares Nacionais - Avaliação
title_short Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
title_full Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
title_fullStr Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
title_full_unstemmed Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
title_sort Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais
author Martinez, Rogério [UNESP]
author_facet Martinez, Rogério [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felix, Sueli Andruccioli [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Rogério [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Ensino
Educação ambiental
Parâmetros Curriculares Nacionais - Avaliação
topic Geografia - Ensino
Educação ambiental
Parâmetros Curriculares Nacionais - Avaliação
description Este trabalho analisa a inserção da ciência geográfica e da temática ambiental no contexto das reformas educacionais implantadas recentemente em nosso país. Apontamos como essas reformas, que culminaram com a elaboração dos chamados Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), fazem parte de um contexto político-econômico associado às transformações que vem ocorrendo no cenário mundial. Discutimos a evolução histórica da Geografia passando pelas principais correntes de pensamento que marcaram a trajetória dessa ciência. Analisamos detalhadamente os fundamentos teóricos propostos no documento dos PCN's da área de Geografia, como forma de identificar a concepção de Geografia sugerida nessa proposta curricular. Procuramos analisar se os conteúdos sugeridos nessa proposta curricular refletem a concepção de Geografia nela adotada. Examinamos os fundamentos teóricos da atual crise ambiental, apontando como a degradação da natureza está intimamente relacionada ao modelo da sociedade contemporânea. Ressaltamos a incorporação da temática ambiental no âmbito escolar, analisando o meio ambiente no âmbito dos PCN', e destacando a relação entre o discurso ambiental contemporâneo e a abordagem do meio ambiente nessa proposta curricular. Por fim, manifestamos a nossa opinião a respeito das reflexões que realizamos sobre a incorporação da Geografia e da temática ambiental na referida proposta curricular. Em suma, é sobre a análise do pensamento geográfico e do meio ambiente no contexto dos PCN's que se dedicam às páginas desse trabalho.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-15
2014-06-11T19:24:58Z
2014-06-11T19:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINEZ, Rogério. Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais. 2003. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/91276
000205906
martinez_r_me_mar.pdf
33004110040P5
6772641758799451
identifier_str_mv MARTINEZ, Rogério. Geografia e meio ambiente: uma análise do pensamento geográfico e da problemática ambiental nos parâmetros curriculares nacionais. 2003. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000205906
martinez_r_me_mar.pdf
33004110040P5
6772641758799451
url http://hdl.handle.net/11449/91276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 197 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128190634262528