A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturini, Daniela Mazzini [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139273
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-11/000863473.pdf
Resumo: The play and playfulness as well as school subjects are ways that the teacher has in the classroom to mediate the relationship between knowledge and the students, providing an easier and more enjoyable learning. This paper aims to analyze how teachers in the early years of primary education, the areas of Physical Education, Education, Art and English, assesses the importance of playfulness at school, define concepts such as the playful, playing, their importance for the learning and social life. Field research through interviews with nine teachers was conducted, six Educationalists teachers, an art professor, an English and physical education teacher. The results indicated that most of these teachers mediates learning through playfulness that children have better learning when the pedagogical work occurs through play, and feel more motivated to attend school. Participants have the idea that playfulness is the play and the play and say the school should value the playful, and need support from the school staff and the community. In conclusion, the playful should be part of everyday school life and more than a teaching strategy, should be valued in the integral formation of the individual
id UNSP_0bbbe70c209fdf9ae06b7885d7e28a03
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139273
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino FundamentalBrincadeirasEnsino fundamentalEducação popularProfessoresAprendizagemPlayThe play and playfulness as well as school subjects are ways that the teacher has in the classroom to mediate the relationship between knowledge and the students, providing an easier and more enjoyable learning. This paper aims to analyze how teachers in the early years of primary education, the areas of Physical Education, Education, Art and English, assesses the importance of playfulness at school, define concepts such as the playful, playing, their importance for the learning and social life. Field research through interviews with nine teachers was conducted, six Educationalists teachers, an art professor, an English and physical education teacher. The results indicated that most of these teachers mediates learning through playfulness that children have better learning when the pedagogical work occurs through play, and feel more motivated to attend school. Participants have the idea that playfulness is the play and the play and say the school should value the playful, and need support from the school staff and the community. In conclusion, the playful should be part of everyday school life and more than a teaching strategy, should be valued in the integral formation of the individualO brincar e o lúdico, além de conteúdos escolares, são formas que o professor dispõe em aula para mediar à relação entre os saberes e os educandos, proporcionando uma aprendizagem mais fácil e prazerosa. O presente trabalho tem como objetivo analisar como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das áreas de Educação Física, Pedagogia, Arte e Inglês, avaliam a importância da ludicidade na escola, definem conceitos como o lúdico, o brincar, a importância deles para a aprendizagem e para a vida social. Foi realizada uma pesquisa de campo mediante entrevista com nove professores, sendo seis professoras Pedagogas, uma professora de Arte, uma de Inglês e um professor de Educação Física. Os resultados obtidos indicaram que a maioria desses professores media a aprendizagem por meio da ludicidade, que as crianças apresentam melhor aprendizado quando o trabalho pedagógico ocorre de forma lúdica, além de se sentirem mais motivadas a frequentar a escola. Os participantes apresentam a concepção de que ludicidade é o brincar e o jogar e afirmam que a escola deveria valorizar o lúdico, sendo que necessitam de apoio por parte da equipe escolar e da comunidade. Conclui-se que o lúdico deve fazer parte do cotidiano escolar e mais que uma estratégia de ensino, deve ser valorizado na formação integral do indivíduoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Venturini, Daniela Mazzini [UNESP]2016-06-07T17:11:23Z2016-06-07T17:11:23Z2016-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVENTURINI, Daniela Mazzini. A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.http://hdl.handle.net/11449/139273000863473http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-11/000863473.pdf98469553071865510000-0002-4760-4712Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:35.223795Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Venturini, Daniela Mazzini [UNESP]
Brincadeiras
Ensino fundamental
Educação popular
Professores
Aprendizagem
Play
title_short A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Venturini, Daniela Mazzini [UNESP]
author_facet Venturini, Daniela Mazzini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Fernanda [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturini, Daniela Mazzini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Ensino fundamental
Educação popular
Professores
Aprendizagem
Play
topic Brincadeiras
Ensino fundamental
Educação popular
Professores
Aprendizagem
Play
description The play and playfulness as well as school subjects are ways that the teacher has in the classroom to mediate the relationship between knowledge and the students, providing an easier and more enjoyable learning. This paper aims to analyze how teachers in the early years of primary education, the areas of Physical Education, Education, Art and English, assesses the importance of playfulness at school, define concepts such as the playful, playing, their importance for the learning and social life. Field research through interviews with nine teachers was conducted, six Educationalists teachers, an art professor, an English and physical education teacher. The results indicated that most of these teachers mediates learning through playfulness that children have better learning when the pedagogical work occurs through play, and feel more motivated to attend school. Participants have the idea that playfulness is the play and the play and say the school should value the playful, and need support from the school staff and the community. In conclusion, the playful should be part of everyday school life and more than a teaching strategy, should be valued in the integral formation of the individual
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-07T17:11:23Z
2016-06-07T17:11:23Z
2016-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENTURINI, Daniela Mazzini. A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/139273
000863473
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-11/000863473.pdf
9846955307186551
0000-0002-4760-4712
identifier_str_mv VENTURINI, Daniela Mazzini. A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.
000863473
9846955307186551
0000-0002-4760-4712
url http://hdl.handle.net/11449/139273
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-11/000863473.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128917622489088