A aprendizagem da língua alemã por brasileiros: aspectos fonéticos e fonológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182499 |
Resumo: | A globalização e o surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação contribuíram para a expansão do processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. No caso do alemão, em especial, deve-se considerar também o fato de que essa língua muitas vezes é vista como um diferencial. No Brasil, é possível citar a imigração alemã como um fator histórico relevante para aprendizagem desta língua. O conhecimento fonético se mostra como um importante aspecto no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, sobretudo para o desenvolvimento das competências orais. A presente pesquisa pretende analisar as características de interlíngua encontradas na pronúncia de aprendizes brasileiros de alemão, a fim de pontuar suas maiores dificuldades e esclarecer a interferência do sistema fonológico do português brasileiro durante o processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo fonético do processo de aprendizagem da língua alemã. Os dados são coletados por meio de gravações realizadas com alunos do curso de alemão de uma escola privada de línguas, situada na cidade de Franca, interior de São Paulo. As gravações seguem um protocolo preestabelecido. A análise dos dados é feita através do programa Praat, e os elementos acústicos proporcionados por ele servem para a identificação dos segmentos produzidos oralmente. A produção oral dos aprendizes é investigada de acordo com a pronúncia do alemão padrão. A partir dos resultados obtidos, pode-se perceber que grande parte das dificuldades de pronúncia apresentadas pelos aprendizes está relacionada à interferência do sistema fonológico do português brasileiro, como por exemplo a nasalização de vogais diante da nasal alveolar [n] e a ocorrência de sândi. Portanto, a introdução de elementos fonéticos no ensino parece ser imprescindível para que os aprendizes tenham êxito na aprendizagem da nova língua. Com este trabalho, espera-se poder melhorar a performance dos alunos, assim como dos métodos de ensino e de aprendizagem. |
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A aprendizagem da língua alemã por brasileiros: aspectos fonéticos e fonológicosGerman Language Learning by Brazilian Students: phonetic and phonological aspectsAlemãoEnsino e aprendizagemInterlinguaFonéticaFonologiaGerman LanguageTeaching and learningInterlanguagePhoneticsPhonologyA globalização e o surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação contribuíram para a expansão do processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. No caso do alemão, em especial, deve-se considerar também o fato de que essa língua muitas vezes é vista como um diferencial. No Brasil, é possível citar a imigração alemã como um fator histórico relevante para aprendizagem desta língua. O conhecimento fonético se mostra como um importante aspecto no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, sobretudo para o desenvolvimento das competências orais. A presente pesquisa pretende analisar as características de interlíngua encontradas na pronúncia de aprendizes brasileiros de alemão, a fim de pontuar suas maiores dificuldades e esclarecer a interferência do sistema fonológico do português brasileiro durante o processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo fonético do processo de aprendizagem da língua alemã. Os dados são coletados por meio de gravações realizadas com alunos do curso de alemão de uma escola privada de línguas, situada na cidade de Franca, interior de São Paulo. As gravações seguem um protocolo preestabelecido. A análise dos dados é feita através do programa Praat, e os elementos acústicos proporcionados por ele servem para a identificação dos segmentos produzidos oralmente. A produção oral dos aprendizes é investigada de acordo com a pronúncia do alemão padrão. A partir dos resultados obtidos, pode-se perceber que grande parte das dificuldades de pronúncia apresentadas pelos aprendizes está relacionada à interferência do sistema fonológico do português brasileiro, como por exemplo a nasalização de vogais diante da nasal alveolar [n] e a ocorrência de sândi. Portanto, a introdução de elementos fonéticos no ensino parece ser imprescindível para que os aprendizes tenham êxito na aprendizagem da nova língua. Com este trabalho, espera-se poder melhorar a performance dos alunos, assim como dos métodos de ensino e de aprendizagem.Globalization and the emergency of digital information and communication technologies have contributed to the expansion of teaching and learning process of foreign languages. In the case of German, in particular, one must also consider the fact that this language is often seen as a differential. In Brazil it is possible to quote German immigration as a relevant historical factor for learning this language. Phonetic knowledge is an important aspect in the teaching and learning process of a foreign language mainly for the development of oral skills. The present research aims to analyze the interlanguage features found in the pronunciation of German language Brazilian learners, in order to present their greatest difficulties and to clarify the Brazilian Portuguese phonological system interference during the learning process. This is a phonetic study of the German language learning process. The data are collected through recordings made with students of German language at a private language school which is situated in the city of Franca, São Paulo. The recordings follow a pre-established protocol. The data analysis is made through the Praat program and the acoustic elements provided by it assist to identify the segments produced orally. The learner’s oral production is investigated according to the German standard pronunciation. From the achieved results, it can be seen that a great part of the pronunciation difficulties presented by the learners is related to the Brazilian Portuguese phonological system interference, such as the vowels nasalization before the alveolar nasal [n] and the sandhi occurrence. Therefore, the introduction of phonetic elements in teaching seems to be indispensable for learners to succeed in the new language learning. With this work it is aimed to be able to improve the students’ performance, as well as teaching and learning methods.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cagliari, Luiz Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarelli, Renata Nascimento [UNESP]2019-07-10T13:34:07Z2019-07-10T13:34:07Z2019-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18249900091835733004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182499Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:04:20.493012Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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