História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104394
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender a institucionalização do Ensino de Geografia como uma área de pesquisas e a contribuição da professora Lívia de Oliveira nesse processo. Nossas investigações utilizam a metodologia proposta pela História Oral, a qual nos ajudou a trabalhar com as entrevistas realizadas com a professora Lívia. Os relatos biográficos da professora Lívia, são, portanto, o ponto de partida de nossas análises. No decorrer da pesquisa procuramos discutir temas sobre a Geografia e seu desenvolvimento como uma disciplina acadêmica e escolar, bem como a participação da professora Lívia na estruturação de uma vulgata para o Ensino de Geografia no contexto histórico e social estudados. As reflexões presentes nesta pesquisa nos mostram a existência de uma relação muito importante entre a produção acadêmica da professora Lívia e sua busca por inserção e manutenção no âmbito acadêmico. Tal consideração é para nós relevante pois nos ajudou a estabelecer diversos vínculos entre sua atuação docente e o desenvolvimento das pesquisas sobre a geografia da sala de aula
id UNSP_0be8afd629ca632b122c7fbf2df8839f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104394
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de OliveiraOliveira, Livia deGeography - Study and teachingGeografia - Estudo e ensinoHistoria oralPublicações cientificasGeografia - HistoriaEsta pesquisa tem como principal objetivo compreender a institucionalização do Ensino de Geografia como uma área de pesquisas e a contribuição da professora Lívia de Oliveira nesse processo. Nossas investigações utilizam a metodologia proposta pela História Oral, a qual nos ajudou a trabalhar com as entrevistas realizadas com a professora Lívia. Os relatos biográficos da professora Lívia, são, portanto, o ponto de partida de nossas análises. No decorrer da pesquisa procuramos discutir temas sobre a Geografia e seu desenvolvimento como uma disciplina acadêmica e escolar, bem como a participação da professora Lívia na estruturação de uma vulgata para o Ensino de Geografia no contexto histórico e social estudados. As reflexões presentes nesta pesquisa nos mostram a existência de uma relação muito importante entre a produção acadêmica da professora Lívia e sua busca por inserção e manutenção no âmbito acadêmico. Tal consideração é para nós relevante pois nos ajudou a estabelecer diversos vínculos entre sua atuação docente e o desenvolvimento das pesquisas sobre a geografia da sala de aulaThis research has as main objective to understand the institutionalization of Geography Education as an area of research and the contribution of teacher Livia de Oliveira in the process. Our investigations using the methodology proposed by the Oral History helped us to work with the interviews with teacher Lívia. The biographical accounts of teacher Lívia , are, therefore, the starting point of our analysis. In the course of research we seek to discuss themes of geography and its development as an academic discipline and school, as well as the participation of teacher Livia in structuring a vulgate for teaching geography in historical and social context. The reflections on this research show us the existence of a very important relationship between the academic production of teacher Livia and her quest for insertion and maintenance under academic. Such consideration is relevant for us because helped us to establish several links between his acting teacher and the development of research about the geography of the classroomFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein [UNESP]2014-06-11T19:33:20Z2014-06-11T19:33:20Z2012-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 f.application/pdfOLIVEIRA, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein. História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira. 2012. 241 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/104394000706632oliveira_gspl_dr_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:14:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:29.679674Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
title História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
spellingShingle História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
Oliveira, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein [UNESP]
Oliveira, Livia de
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Historia oral
Publicações cientificas
Geografia - Historia
title_short História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
title_full História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
title_fullStr História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
title_full_unstemmed História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
title_sort História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira
author Oliveira, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein [UNESP]
author_facet Oliveira, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pezzato, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Oliveira, Livia de
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Historia oral
Publicações cientificas
Geografia - Historia
topic Oliveira, Livia de
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Historia oral
Publicações cientificas
Geografia - Historia
description Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender a institucionalização do Ensino de Geografia como uma área de pesquisas e a contribuição da professora Lívia de Oliveira nesse processo. Nossas investigações utilizam a metodologia proposta pela História Oral, a qual nos ajudou a trabalhar com as entrevistas realizadas com a professora Lívia. Os relatos biográficos da professora Lívia, são, portanto, o ponto de partida de nossas análises. No decorrer da pesquisa procuramos discutir temas sobre a Geografia e seu desenvolvimento como uma disciplina acadêmica e escolar, bem como a participação da professora Lívia na estruturação de uma vulgata para o Ensino de Geografia no contexto histórico e social estudados. As reflexões presentes nesta pesquisa nos mostram a existência de uma relação muito importante entre a produção acadêmica da professora Lívia e sua busca por inserção e manutenção no âmbito acadêmico. Tal consideração é para nós relevante pois nos ajudou a estabelecer diversos vínculos entre sua atuação docente e o desenvolvimento das pesquisas sobre a geografia da sala de aula
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-12
2014-06-11T19:33:20Z
2014-06-11T19:33:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein. História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira. 2012. 241 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/104394
000706632
oliveira_gspl_dr_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv OLIVEIRA, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein. História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira. 2012. 241 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
000706632
oliveira_gspl_dr_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/104394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129229349453824