Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leandro Aparecido de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150918
Resumo: Esta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como objetivo compreender como se processa a construção da identidade profissional dos funcionários da educação básica, identificando sua relação com a escola e a educação nacional. A discussão introduzida no cenário brasileiro sobre a valorização desses funcionários considera a escola e seus ambientes como espaços educativos. A educação como a principal função social da escola engloba a aquisição de valores e habilidades, em uma prática de trabalho coletiva e participativa, em que o funcionário não é mais compreendido como um serviçal de segunda ordem, mas reconhecido pelos instrumentos normativos como profissional da educação, sendo seu trabalho articulado ao do professor. Por meio dessa perspectiva sua atuação é redimensionada, passando a contribuir com a construção, com o desenvolvimento e com a qualidade da educação. Nossa investigação iniciou-se pela análise da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio de elementos do ciclo de política de Stephen J. Ball, abordando desde a introdução de sua discussão no cenário nacional, o seu processo de construção, suas alterações, até sua viabilização em um dos cursos técnicos de formação do Profuncionário. Pautando-nos na Sociologia das Profissões, buscamos compreender o processo de construção da identidade profissional do funcionário da educação, realizando uma abordagem histórica sobre sua presença e atuação nas instituições escolares. Discutimos a estruturação dos cursos de formação para essa categoria, assinalando suas especificidades. A trajetória metodológica nos possibilitou identificar a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise qualitativa, como a mais adequada para a consecução de nossa proposição. A pesquisa nos evidenciou que os funcionários da educação básica têm conquistado, por meio de normas legislativas e de políticas públicas de formação, instrumentos que corroboram tanto para a superação de sua invisibilidade histórica, quanto para a construção de sua identidade profissional.
id UNSP_0c629c85dad3d5a7a934ddac9e3158f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150918
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básicaEducational politics and formative process: the construction of the professional identity of the employees of basic educationFuncionário da educaçãoIdentidade profissionalProcesso formativoPolítica educacionalCiclo de políticasEducation employeeProfessional identityFormative processEducational politicsPolicy cycle approachEsta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como objetivo compreender como se processa a construção da identidade profissional dos funcionários da educação básica, identificando sua relação com a escola e a educação nacional. A discussão introduzida no cenário brasileiro sobre a valorização desses funcionários considera a escola e seus ambientes como espaços educativos. A educação como a principal função social da escola engloba a aquisição de valores e habilidades, em uma prática de trabalho coletiva e participativa, em que o funcionário não é mais compreendido como um serviçal de segunda ordem, mas reconhecido pelos instrumentos normativos como profissional da educação, sendo seu trabalho articulado ao do professor. Por meio dessa perspectiva sua atuação é redimensionada, passando a contribuir com a construção, com o desenvolvimento e com a qualidade da educação. Nossa investigação iniciou-se pela análise da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio de elementos do ciclo de política de Stephen J. Ball, abordando desde a introdução de sua discussão no cenário nacional, o seu processo de construção, suas alterações, até sua viabilização em um dos cursos técnicos de formação do Profuncionário. Pautando-nos na Sociologia das Profissões, buscamos compreender o processo de construção da identidade profissional do funcionário da educação, realizando uma abordagem histórica sobre sua presença e atuação nas instituições escolares. Discutimos a estruturação dos cursos de formação para essa categoria, assinalando suas especificidades. A trajetória metodológica nos possibilitou identificar a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise qualitativa, como a mais adequada para a consecução de nossa proposição. A pesquisa nos evidenciou que os funcionários da educação básica têm conquistado, por meio de normas legislativas e de políticas públicas de formação, instrumentos que corroboram tanto para a superação de sua invisibilidade histórica, quanto para a construção de sua identidade profissional.This dissertation, developed under the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology of Universidade Estadual Paulista, linked to the Research Line "Training of education professionals, educational policies and public school", aims to understand how the construction of the professional identity of the employees of basic education is processed, identifying its relation with the school and the national education. The discussion introduced in the brazilian scenario about the valuation of these employees considers the school and its environments as educational spaces. Education as the main social function of the school encompasses the acquisition of values and skills in a collective and participatory work practice in which the employee is no longer understood as a second-rate servant but recognized by legislation as an education professional, and his work is articulated with the teacher's work. Through this perspective, its actions are scaled up, contributing to the construction, development and quality of education. Our research began with the analysis of the National Policy for the Training of Primary Education Professionals, through elements of the policy cycle approach of Stephen J. Ball, since the introduction of their discussion in the national scenario, their construction process, their changes, until its feasibility in one of the technical training courses of the Profuncionário. Based on the Sociology of Professions, we seek to understand the process of building the professional identity of the education employee, making a historical approach to their presence and performance in school institutions. We discussed the structuring of training courses for this category, noting their specificities. The methodological trajectory allowed us to identify bibliographical and documentary research, through qualitative analysis, as the most adequate for the achievement of our proposition. The research showed us that employees of basic education have achieved, through legislative norms and public training policies, instruments that corroborate both the overcoming of their historical invisibility and the construction of their professional identity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Leandro Aparecido de [UNESP]2017-06-19T14:26:16Z2017-06-19T14:26:16Z2017-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/150918Souza, Leandro Aparecido de33004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:54:42.940964Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
Educational politics and formative process: the construction of the professional identity of the employees of basic education
title Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
spellingShingle Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
Souza, Leandro Aparecido de [UNESP]
Funcionário da educação
Identidade profissional
Processo formativo
Política educacional
Ciclo de políticas
Education employee
Professional identity
Formative process
Educational politics
Policy cycle approach
title_short Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
title_full Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
title_fullStr Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
title_full_unstemmed Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
title_sort Política educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica
author Souza, Leandro Aparecido de [UNESP]
author_facet Souza, Leandro Aparecido de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leandro Aparecido de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionário da educação
Identidade profissional
Processo formativo
Política educacional
Ciclo de políticas
Education employee
Professional identity
Formative process
Educational politics
Policy cycle approach
topic Funcionário da educação
Identidade profissional
Processo formativo
Política educacional
Ciclo de políticas
Education employee
Professional identity
Formative process
Educational politics
Policy cycle approach
description Esta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como objetivo compreender como se processa a construção da identidade profissional dos funcionários da educação básica, identificando sua relação com a escola e a educação nacional. A discussão introduzida no cenário brasileiro sobre a valorização desses funcionários considera a escola e seus ambientes como espaços educativos. A educação como a principal função social da escola engloba a aquisição de valores e habilidades, em uma prática de trabalho coletiva e participativa, em que o funcionário não é mais compreendido como um serviçal de segunda ordem, mas reconhecido pelos instrumentos normativos como profissional da educação, sendo seu trabalho articulado ao do professor. Por meio dessa perspectiva sua atuação é redimensionada, passando a contribuir com a construção, com o desenvolvimento e com a qualidade da educação. Nossa investigação iniciou-se pela análise da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio de elementos do ciclo de política de Stephen J. Ball, abordando desde a introdução de sua discussão no cenário nacional, o seu processo de construção, suas alterações, até sua viabilização em um dos cursos técnicos de formação do Profuncionário. Pautando-nos na Sociologia das Profissões, buscamos compreender o processo de construção da identidade profissional do funcionário da educação, realizando uma abordagem histórica sobre sua presença e atuação nas instituições escolares. Discutimos a estruturação dos cursos de formação para essa categoria, assinalando suas especificidades. A trajetória metodológica nos possibilitou identificar a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise qualitativa, como a mais adequada para a consecução de nossa proposição. A pesquisa nos evidenciou que os funcionários da educação básica têm conquistado, por meio de normas legislativas e de políticas públicas de formação, instrumentos que corroboram tanto para a superação de sua invisibilidade histórica, quanto para a construção de sua identidade profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-19T14:26:16Z
2017-06-19T14:26:16Z
2017-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150918
Souza, Leandro Aparecido de
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/150918
identifier_str_mv Souza, Leandro Aparecido de
33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129372681404416