A profissionalização, a formação e o conhecimento profissional docente: um estudo das práticas colaborativas de um programa residência pedagógica em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Janaína da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251886
Resumo: A pesquisa buscou compreender como se constitui o Conhecimento Profissional Docente (CPD) no percurso da profissionalização do ensino e da formação docente, assim como explorar e interpretar como este conhecimento se manifesta no seio de uma comunidade envolvida em um projeto do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Educação Física. O método utilizado foi o da abordagem compreensivista e qualitativa, do tipo estudo de caso, assumindo características de estudo exploratório, interpretativo e explicativo. Como contexto de investigação recorreu-se ao espaço das práticas colaborativas do PRP de um curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do interior de São Paulo. A comunidade era composta por um professor orientador, três professores preceptores e 24 residentes, que se reuniram semanalmente, numa dinâmica de trabalho construtivo-colaborativo, totalizando 18 meses. A primeira etapa da pesquisa contou com a técnica da observação exploratória e pesquisa documental. A segunda fase contou com a coleta de fontes de dados tais como relatórios, casos de ensino e portfólios reflexivos, produzidos por seis residentes selecionados propositadamente. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os residentes, preceptores e orientador. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise temática. Como resultado da primeira fase, os capítulos teóricos/conceituais 3 e 4 contribuíram na compreensão de como tem se constituído o a profissionalização docente, tanto no plano da constituição histórica do CPD, quanto nas proposições teóricas identificadas no último século para sua inserção no âmbito da formação de professores. O capítulo 5 identifica o que tem sido realizado empiricamente na área de Educação Física, no que diz respeito à relação universidade e escola e o CPD no contexto do estágio curricular supervisionado, espaço instituído e legitimado no currículo da formação inicial. O capítulo 6 contribuiu para o debate em torno das diretrizes curriculares nacionais, refletindo em específico sobre o lugar que o CPD tem ocupado nestas reformas. Já os capítulos relativos aos resultados obtidos na fase dois da pesquisa, buscaram aprofundar o CPD no espaço das práticas profissionais do PRP no curso investigado. Os capítulos 7, 8 e 9 possibilitaram a compreensão de que a dinâmica desenvolvida no PRP proporcionou tanto a mobilização de conhecimentos formais quanto de conhecimentos sobre o agir e ser profissional, ocorrendo tanto no que se refere às estruturas mentais no dominio do CPD, bem como no âmbito de interações do tipo olho-a-olho e lado-a-lado que residem nas comunidades profissionais. O grande destaque das ações desenvolvidas foi a aprendizagem reflexiva e analítica da profissão decorrente de uma parceria intergeracional, que possibilitou a “integração entre o local de trabalho e a formação docente”. Por fim, a pesquisa possibilitou afirmar a tese de que o CPD não pode ser analisado somente como um conjunto de conhecimentos qualificáveis ao ensino, mas como um conhecimento que se enraíza em um conjunto de posições e disposições que levam o professor a exercer capacidades tais como refletir, analisar, argumentar e comunicar a profissão. Por outro lado, estas capacidades só são de fato construídas a partir de uma formação enraizada na ideia de “comunidade” que age praticamente em tempo real provocando reflexões, análises e exposição pública da prática.
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Como contexto de investigação recorreu-se ao espaço das práticas colaborativas do PRP de um curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do interior de São Paulo. A comunidade era composta por um professor orientador, três professores preceptores e 24 residentes, que se reuniram semanalmente, numa dinâmica de trabalho construtivo-colaborativo, totalizando 18 meses. A primeira etapa da pesquisa contou com a técnica da observação exploratória e pesquisa documental. A segunda fase contou com a coleta de fontes de dados tais como relatórios, casos de ensino e portfólios reflexivos, produzidos por seis residentes selecionados propositadamente. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os residentes, preceptores e orientador. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise temática. Como resultado da primeira fase, os capítulos teóricos/conceituais 3 e 4 contribuíram na compreensão de como tem se constituído o a profissionalização docente, tanto no plano da constituição histórica do CPD, quanto nas proposições teóricas identificadas no último século para sua inserção no âmbito da formação de professores. O capítulo 5 identifica o que tem sido realizado empiricamente na área de Educação Física, no que diz respeito à relação universidade e escola e o CPD no contexto do estágio curricular supervisionado, espaço instituído e legitimado no currículo da formação inicial. O capítulo 6 contribuiu para o debate em torno das diretrizes curriculares nacionais, refletindo em específico sobre o lugar que o CPD tem ocupado nestas reformas. Já os capítulos relativos aos resultados obtidos na fase dois da pesquisa, buscaram aprofundar o CPD no espaço das práticas profissionais do PRP no curso investigado. Os capítulos 7, 8 e 9 possibilitaram a compreensão de que a dinâmica desenvolvida no PRP proporcionou tanto a mobilização de conhecimentos formais quanto de conhecimentos sobre o agir e ser profissional, ocorrendo tanto no que se refere às estruturas mentais no dominio do CPD, bem como no âmbito de interações do tipo olho-a-olho e lado-a-lado que residem nas comunidades profissionais. O grande destaque das ações desenvolvidas foi a aprendizagem reflexiva e analítica da profissão decorrente de uma parceria intergeracional, que possibilitou a “integração entre o local de trabalho e a formação docente”. Por fim, a pesquisa possibilitou afirmar a tese de que o CPD não pode ser analisado somente como um conjunto de conhecimentos qualificáveis ao ensino, mas como um conhecimento que se enraíza em um conjunto de posições e disposições que levam o professor a exercer capacidades tais como refletir, analisar, argumentar e comunicar a profissão. Por outro lado, estas capacidades só são de fato construídas a partir de uma formação enraizada na ideia de “comunidade” que age praticamente em tempo real provocando reflexões, análises e exposição pública da prática.This research sought to understand how professional teaching knowledge (CPD) is constituted in the course of professionalization of teacher training, and to explore how this knowledge is manifested in the training spaces of professional practice in Physical Education. It was designed from the dialogue with authors who discuss the professionalization of teacher training. The method used was the comprehensive and qualitative approach, of the case study type, assuming characteristics of an exploratory study and interpretive and explanatory characteristics. The space of professional practices of the pedagogical residency program from a degree course in physical education at a public university in the interior of São Paulo was the investigation context. Six resident students, two preceptor professors from the school and a professor from the university participated in the research. Data were collected from public documents that guide the training practices of the investigated context and personal documents produced within the scope of the program, such as reports, teaching cases and reflective portfolios. In addition, semi-structured interviews were conducted with all participants. The studies provided by theoretical chapters 3, 4 and 5 contributed to the understanding of how the field of teacher training has been constituted, both in terms of theoretical propositions and what has been empirically carried out in the area of Physical Education in the context of practicum practices. Empirical studies sought to deepen these elements in the space of PRP professional practices. Chapter 6 contributed to the debate around curricular guidelines for teacher training, reflecting specifically on the place that CPD has occupied in these reforms. The set of chapters 7, 8 and 9 made it possible to understand that the constructive-collaborative dynamics developed in the PRP provided both the mobilization of formal knowledge and the development of knowledge about acting and being professional, occurring both in terms of content, of which refers to the mental structures in the domain of CPD, as well as within the eye-to-eye and side-by-side interactions that reside in professional communities. The highlight of the actions developed by the dynamic was the reflective and analytical learning of the profession resulting from an intergenerational partnership, which made possible the “integration between the workplace and teacher training”. Finally, the research made it possible to affirm the thesis that the CPD cannot be analyzed only as a set of knowledge that qualifies for teaching, but as a knowledge that is rooted in a set of positions and dispositions that lead the teacher to exercise capacities such as reflect, analyze, argue and communicate the profession. On the other hand, these capabilities are only possible to be developed from a professional training rooted in the idea of “community” that acts practically in real time, provoking reflections, analyzes and public exposure of the practice.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJFerreira, Janaína da Silva2023-12-12T17:28:14Z2023-12-12T17:28:14Z2023-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFerreira, Janaína da Silva. A profissionalização, a formação e o conhecimento profissional docente: um estudo das práticas colaborativas de um programa residência pedagógica em educação física. 2023. 352 f. Tese (doutorado) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2518861288536853223585.0000-0002-3407-3967.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:09:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:09:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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