A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Agustín Lacruz, Maria Del Carmen, Gomez Diaz, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1402
http://hdl.handle.net/11449/10558
Resumo: Na atualidade a atribuição dos descritores de assuntos ou indexação do conteúdo dos livros, nem sempre está associada ao contexto concreto de cada biblioteca, provocando, em muitos casos, que a recuperação por assuntos não resulte adequada. Neste trabalho analisam-se os principais desafios e perspectivas da indexação dos livros, os avanços de análises de assuntos nos catálogos de bibliotecas, examinam-se procedimentos, instrumentos, regras e condutas utilizadas nas análises e representação do conteúdo dos livros. Também se mostra a interação entre o ensino, a pesquisa e a atuação profissional necessária para que os estudantes possam desenvolver competências na análise, na representação e na procura da informação, assim como os princípios - provavelmente menos evidentes- da organização do conhecimento. Este trabalho coloca em evidência que as políticas de gestão da informação, mais quantitativas que qualitativas, deixam num segundo plano o processamento intelectual do conteúdo prejudicando, desta maneira, a recuperação por assuntos através do catalogo da biblioteca. Finalmente, se recolhe uma serie de propostas docentes relacionadas com a atribuição de descritores de assuntos em contextos bibliotecários.
id UNSP_0cbc64a7c2b96cda38a5544c1cf997fa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10558
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecáriasThe current state of indexing in library tasksIndexação de livrosEnsino da indexaçãoCatalogação de assuntosSubject IndexingTeaching books indexingCataloguing materialsNa atualidade a atribuição dos descritores de assuntos ou indexação do conteúdo dos livros, nem sempre está associada ao contexto concreto de cada biblioteca, provocando, em muitos casos, que a recuperação por assuntos não resulte adequada. Neste trabalho analisam-se os principais desafios e perspectivas da indexação dos livros, os avanços de análises de assuntos nos catálogos de bibliotecas, examinam-se procedimentos, instrumentos, regras e condutas utilizadas nas análises e representação do conteúdo dos livros. Também se mostra a interação entre o ensino, a pesquisa e a atuação profissional necessária para que os estudantes possam desenvolver competências na análise, na representação e na procura da informação, assim como os princípios - provavelmente menos evidentes- da organização do conhecimento. Este trabalho coloca em evidência que as políticas de gestão da informação, mais quantitativas que qualitativas, deixam num segundo plano o processamento intelectual do conteúdo prejudicando, desta maneira, a recuperação por assuntos através do catalogo da biblioteca. Finalmente, se recolhe uma serie de propostas docentes relacionadas com a atribuição de descritores de assuntos em contextos bibliotecários.At present the assignment of subject descriptors or indexing the content of books is not always associated to the specific context of each library, resulting in many cases in the retrieval of not appropriate materials. This paper analyzes the main challenges and prospects for the indexing of books, progress in the analysis of materials in library catalogs, reviews the procedures, instruments, rules and behaviors used in the analysis and representation of the contents of books. It also shows the interaction between teaching, research and performance necessary for students to develop skills in analysis, representation and information retrieval, and the principles-perhaps less obvious - of knowledge organization. The study shows that the policies of management information, more quantitative than qualitative, leave in the background intellectual processing content, thus impairing the retrieval of materials through the library catalog. Finally, the proposal contains a number of teaching materials related to the descriptors allocation in library contexts.UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Depto de Ciência da InformaçãoUniversidad de Zaragoza España Facultad de Filosofía y Letras Dpto CC. de la Documentación e H.ª de la CienciaUniversidad de Salamanca Facultad de Traducción y Documentación Dpto. de Biblioteconomía y DocumentaciónUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Depto de Ciência da InformaçãoEscola de Ciência da Informação da UFMGUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidad de ZaragozaUniversidad de SalamancaFujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]Agustín Lacruz, Maria Del CarmenGomez Diaz, Raquel2014-05-20T13:30:59Z2014-05-20T13:30:59Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article94-109application/pdfhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1402Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 17, n. 1, p. 94-109, 2012.1413-9936http://hdl.handle.net/11449/10558S1413-99362012000100006WOS:000303202100006S1413-99362012000100006.pdf6530346906709462SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPerspectivas em Ciência da Informação0,203info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T06:22:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:03:51.591964Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
The current state of indexing in library tasks
title A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
spellingShingle A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
Indexação de livros
Ensino da indexação
Catalogação de assuntos
Subject Indexing
Teaching books indexing
Cataloguing materials
title_short A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
title_full A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
title_fullStr A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
title_full_unstemmed A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
title_sort A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
author Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
author_facet Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
Gomez Diaz, Raquel
author_role author
author2 Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
Gomez Diaz, Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidad de Zaragoza
Universidad de Salamanca
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
Gomez Diaz, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Indexação de livros
Ensino da indexação
Catalogação de assuntos
Subject Indexing
Teaching books indexing
Cataloguing materials
topic Indexação de livros
Ensino da indexação
Catalogação de assuntos
Subject Indexing
Teaching books indexing
Cataloguing materials
description Na atualidade a atribuição dos descritores de assuntos ou indexação do conteúdo dos livros, nem sempre está associada ao contexto concreto de cada biblioteca, provocando, em muitos casos, que a recuperação por assuntos não resulte adequada. Neste trabalho analisam-se os principais desafios e perspectivas da indexação dos livros, os avanços de análises de assuntos nos catálogos de bibliotecas, examinam-se procedimentos, instrumentos, regras e condutas utilizadas nas análises e representação do conteúdo dos livros. Também se mostra a interação entre o ensino, a pesquisa e a atuação profissional necessária para que os estudantes possam desenvolver competências na análise, na representação e na procura da informação, assim como os princípios - provavelmente menos evidentes- da organização do conhecimento. Este trabalho coloca em evidência que as políticas de gestão da informação, mais quantitativas que qualitativas, deixam num segundo plano o processamento intelectual do conteúdo prejudicando, desta maneira, a recuperação por assuntos através do catalogo da biblioteca. Finalmente, se recolhe uma serie de propostas docentes relacionadas com a atribuição de descritores de assuntos em contextos bibliotecários.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
2014-05-20T13:30:59Z
2014-05-20T13:30:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1402
Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 17, n. 1, p. 94-109, 2012.
1413-9936
http://hdl.handle.net/11449/10558
S1413-99362012000100006
WOS:000303202100006
S1413-99362012000100006.pdf
6530346906709462
url http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1402
http://hdl.handle.net/11449/10558
identifier_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 17, n. 1, p. 94-109, 2012.
1413-9936
S1413-99362012000100006
WOS:000303202100006
S1413-99362012000100006.pdf
6530346906709462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
0,203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94-109
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciência da Informação da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciência da Informação da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129485975846912